Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Brasil, Augusto Cesar de Mendonça | - |
dc.contributor.author | Indi, Adilson Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-17T20:02:57Z | - |
dc.date.available | 2023-07-17T20:02:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-05 | - |
dc.identifier.citation | INDI, Adilson Fernandes. Proposta de requisitos para operacionalização da participação popular na elaboração dos planos de mobilidade urbana no Brasil. 2022. 153 f., il. Tese (Doutorado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46138 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A ocupação urbana ao longo do século passado até os dias de hoje acarreta graves
problemas de imobilidade urbana que se assiste em quase todas as grandes e médias
cidades brasileiras. As consequências desses problemas são longos congestionamentos nas
vias urbanas e dificuldade de acesso aos locais de trabalho, lazer e outras atividades em
geral. Algumas medidas legais têm sido adotadas para minorar os efeitos do problema,
entre as quais, destacam-se: a criação do Estatuto da Cidade, Lei nº 10.257, de 10 de julho
de 2001, que regulamenta o capítulo da política urbana, previsto nos artigos 182 e 183 da
Constituição Federal da República; Instituição da Política Nacional de Mobilidade Urbana
(PNMU), Lei nº 12.597, de 21 de março de 2012, que estabeleceu o Plano de mobilidade
urbana como principal ferramenta de planejamento, definindo a participação popular como
um dos elementos estruturantes para concretização de um planejamento efetivo e Estatuto
da Metrópole, Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015. É na perspectiva de contribuir com
melhor planejamento que a presente Tese propõe desenvolver requisitos para
operacionalização da participação popular na elaboração dos planos de mobilidade urbana
e aplicá-los hipoteticamente no Distrito Federal, cidade com características análogas aos
municípios e regiões metropolitanas. Para construção dos requisitos foi utilizado a base
epistemológica do método compreensivo de Max Weber, que possibilitou o
estabelecimento de quadros mentais abstratos para elaboração de tipologias ideais de
requisitos. Os resultados mostram o desenvolvimento de seis requisitos (Aspectos técnicos
e institucionais, Abrangência espacial, Mapeamento e Envolvimento de atores,
Empoderamento político de atores, Accountability – Transparência e Diversidade e
interação colaborativa), que foram aplicados hipoteticamente no cenário artificial do
Distrito Federal (DF). Diante das questões que se colocam, é importante destacar que este
trabalho traz modestamente contribuições relevantes no campo acadêmico, social e
institucional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Proposta de requisitos para operacionalização da participação popular na elaboração dos planos de mobilidade urbana no Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana - projetos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Urban occupation from the last century to the present day causes serious problems of urban
immobility that are seen in almost all large and medium-sized Brazilian cities. The
consequences of these problems are prolonged congestion on urban roads and difficult
access to places of work, leisure and other activities in general. Some legal measures have
been adopted to reduce the effects of the problem, among which we highlight: the creation
of the City Statute, Law No. 10,257, of July 10, 2001, which regulates the urban policy
chapter, provided for in articles 182 and 183 of the Federal Constitution of the Republic;
Institution of the National Urban Mobility Policy (PNMU), Law No. 12,597, of March 21,
2012, which established the Urban Mobility Plan as the main planning tool, defining
popular participation as one of the structuring elements for planning and Statute of the
Metropolis, Law No. 13,089, of January 12, 2015. It is in the perspective of contributing to
better planning that this Thesis proposes to develop requirements for the operationalization
of popular participation in the development of urban mobility plans and hypothetically
apply them in the Federal District, a city with similar characteristics to municipalities and
metropolitan regions. For the construction of requirements, the epistemological basis of
Max Weber's comprehensive method was used, which allowed establishing abstract mental
frameworks for the elaboration of ideal typologies of requirements. The results show the
development of six requirements (Technical and institutional aspects, Spatial coverage,
Mapping and Involvement of the actors, Political Empowerment of the actors,
Accountability - Transparency and Diversity and collaborative interaction), which were
hypothetically applied in the scenario artificial of the Federal District. (DF). Given the
questions that arise, it is important to highlight that this work modestly contributes relevant
contributions in the academic, social and institutional spheres. | pt_BR |
dc.contributor.email | indiadi58@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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