Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bensusan, Hilan | - |
dc.contributor.author | Osman, Elzahrã Mohamed Radwan Omar | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T18:45:21Z | - |
dc.date.available | 2023-06-20T18:45:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-20 | - |
dc.identifier.citation | OSMAN, Elzahrã Mohamed Radwan Omar. (Po)ética da opacidade: raça, memória, espectro. 2022. 268 f., il. Tese (Doutorado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45975 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese começa a se desenhar a partir de um incômodo: o mundo como o conhecemos
continua se direcionando para cataclismas ambientais, sociais e éticos. Infelizmente,
essas asserções não são nem morais, nem questionáveis. Ao que parece, é o que há,
a despeito da existência de movimentos comunitários, culturais e econômicos que
procuram sobreviver ao fim do mundo. As soluções que vemos desenhadas quando
muito questionam a necessidade do fim do capitalismo, quase sempre sem considerar
o que alguns teóricos vêm apontando de diversos modos: que o capitalismo apresenta
uma tremenda força revolucionária e reificadora dos seus próprios processos – ao que
Silvia Federici adicionaria, quase sempre reacionárias. Assim, não apenas o mundo
se dirige a uma extratibilidade sem fim, dos recursos naturais e dos recursos
epistêmicos, como também se direciona a uma existência cada vez mais
proletarizada, cercada e maquinizada para a maioria dos habitantes do planeta. Ao
investigar os pressupostos do texto moderno, mormente filosófico, como sugerido por
Denise Ferreira da Silva, procurei compreender aquilo que, em termos
ontoepistemológicos, possibilita a permanência do mundo como o conhecemos. Temse em vista o cenário descrito e a compreensão de que ainda é necessário e sempre
possível (r)existir, sem, no entanto, impedir o fim desse mundo, ou, ao contrário,
contribuir para seu fim (da Silva).Compreendo, como as autoras e os autores
mobilizados no presente texto – como o martinicano Édouard Glissant, a afroamericana Saidiya Hartman e a própria da Silva – o fato de ser o arsenal racial gestado
na modernidade aquilo que deveria findar para que este mundo findasse. Nesse
sentido, a tese investiga a constituição da outridade no assim chamado “texto
moderno”, bem como apresenta algumas discussões contemporâneas que
procuraram produzir pensamento a partir do que Walter Mignolo chamou de “diferença
colonial”. Partindo do diagnóstico da constituição do eu transparente (a constituição
do sujeito no pós-Iluminismo)na obra de da Silva e a partir da prerrogativa colocada
por Glissant em relação à opacidade, procuro desenhar o que seria o fim do arsenal
racial e o fim deste mundo a partir daquilo que sobra: os fantasmas, os rastros e os
espectros. Por não se constituírem em presenças plenas –“presença” como outro
nome da metafísica –, por se recusarem à reificação da extratibilidade apregoada pelo
texto moderno, por não se inscreverem por meio dos essencialismos no pensamento
filosófico e político da transparência, bem como seus concomitantes projetos
emancipatórios civilizatórios e aqueles presentes nos fundamentalismos religiosos
contemporâneos, eles são as memórias, os rastros, as inscrições quem possibilitarão
a irrupção do real. Há ainda a (po)ética, como o modus formal e material com o qual
lidamos com a recusa da transparência e reafirmamos o direito à opacidade (Glissant)
como o único modo possível de estar no mundo. O texto é, assim, uma tentativa de
encontrar – também junto à literatura filosófico-feminista contemporânea– aquilo que
sobra e que constituirá o nosso novo mundo a partir do fim da racialidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | (Po)ética da opacidade : raça, memória, espectro | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transparência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Opacidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The thesis begins to be drawn from a nuisance: the world as we know it continues to
be directed towards environmental, social, and ethical cataclysms. Unfortunately,
these assertions are neither moral nor questionable. That is what there is, despite the
existence of a community, cultural and economic movements that seek to survive the
end of the world. The solutions that we see designed at the most question the need for
the end of capitalism, almost always without considering what some theorists have
pointed out in different ways: capitalism has a tremendous revolutionary and reifying
force in its processes – to which Silvia Federici would add, almost always reactionary.
Thus, not only is the world heading towards endless extractability, of natural resources
and epistemic resources, but it is also heading towards an increasingly proletarianized,
surrounded, and machined existence for the majority of the planet’s inhabitants. When
investigating the presuppositions of the modern text, mainly philosophical, as
suggested by Denise Ferreira da Silva, I tried to understand what, in
ontoepistemological terms, allows the permanence of the world as we know it. This
happens given the scenario described, and from the understanding that it is still
necessary and always possible to (r)exist – however, not preventing the end of this
world, but, on the contrary, contributing to its end (da Silva). I understand, as the
authors mobilized in this text – such as the Martinican Édouard Glissant, the AfricanAmerican Saidiya Hartman, and da Silva herself –, the fact that the racial arsenal
gestated in modernity is what should end for this world to end. In this sense, the thesis
investigates the constitution of otherness in the so-called “modern text”, as well as
presents some contemporary discussions that sought to produce thought from what
Walter Mignolo called the “colonial difference”. Starting from the diagnosis of the
constitution of the transparent self (the constitution of the subject in the postEnlightenment) in da Silva and from the prerogative set by Glissant regarding opacity,
I try to draw what would be the end of the racial arsenal and the end of this world from
that what is left: the ghosts, the traces, and the specters. For not constituting full
presences –“presence” as another name of metaphysics –, for refusing to reify the
extractability proclaimed by the modern text, for not inscribing through essentialisms
in the philosophical and political thought of transparency, as well as its concomitant
emancipatory projects civilizations and those present in contemporary religious
fundamentalisms, they are the memories, the traces, the inscriptions that will enable
the irruption of the real. The (po)ethics is the formal and material modus with which we
deal with the refusal of transparency and reaffirm the right to opacity (Glissant) as the
only possible way of being in the world. Thus, the text is an attempt to find – also along
with contemporary philosophical-feminist literature – what is left over and what will
constitute our new world since the end of raciality. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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