Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Russo, Cristiane Rodrigues Menezes | - |
dc.contributor.author | Anjos, Eliane Cristina dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T22:16:03Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15T22:16:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-31 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, Eliane Cristina dos. Metodologias ativas: sequência didática como alternativa pedagógica para o ensino de Botânica. 2022. 103 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45967 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A área da Botânica tem se mostrado necessitada de metodologias de ensino que
atraiam atenção não apenas dos estudantes, mas também dos professores. Isso
devido a uma problemática que assola esse campo, chamada: cegueira botânica.
Uma das características da cegueira botânica é a incapacidade dos seres humanos
de reconhecer a importância das plantas na biosfera e no nosso cotidiano, bem como
seus aspectos estéticos, biológicos e como seres vivos. Com o intuito de minimizar
esse impasse, criou-se um e-book com uma Sequência Didática Investigativa (SDI)
composta de metodologias ativas, como alternativas pedagógicas para o ensino de
Botânica, priorizando o protagonismo estudantil. Para a seleção do tema da Botânica,
aplicou-se um questionário de pesquisa diagnóstica, para professores de Biologia das
escolas estaduais na cidade de Unaí-MG, as quais foram mapeadas para facilitar o
contato com os participantes. Assim, a questão de pesquisa foi identificar qual o tema
de Botânica os professores têm maior dificuldade de ensinar e qual o melhor método
de ensinar Botânica no Ensino Médio, pensando na perspectiva da abordagem
investigativa e da metodologia ativa. Como resultado, obteve-se o tema de Fisiologia
Vegetal. Dentro desse tema, baseado em pesquisas bibliográficas, optou-se pela
abordagem de tropismo e nastismo. Diante dos resultados obtidos no questionário,
confeccionou-se o e-book com SDI composta de metodologias ativas como reflexões,
debates, pesquisas em pares, aulas de campo, desenhos ilustrativos, exposições e
jogos de própria autoria. Entre as atividades propostas, garantiu-se, com a aula de
campo, o contato direto do estudante com a natureza, e com o jogo, o contato com as
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), aproximando-os e
estimulando-os à disciplina de Botânica com a realidade digital presente no cotidiano
deles, sem perder o vínculo direto com o meio ambiente. Os professores que
participaram do questionário diagnóstico receberam o link do e-book para avaliação
por meio de questionário avaliativo, para que ele fosse readequado de acordo com
sugestões apontadas pelos professores participantes. Dos 22 (vinte e dois)
participantes da pesquisa diagnóstica, 20 (vinte) aceitaram receber o link do produto
para avalição, porém 11 (onze) fizeram a devolutiva do questionário avaliativo,
totalizando 55%. Mesmo com a redução dos participantes, a pesquisa não foi
prejudicada, pois as respostas se mantiveram constantes. As respostas discursivas
foram analisadas e compiladas em categorias e subcategorias visando a avaliar
aspectos conteudistas, metodológicos e estéticos do e-book, cooperando com a
confecção de um produto educacional de qualidade. Um dos pontos desafiadores para
a execução da proposta pode ser a baixa quantidade de dispositivos com acesso à
internet para a execução dos jogos. Para minimizar esse quesito, foi sugerido que esta
atividade seja realizada em grupos. O propósito da SDI foi incitar e enriquecer as aulas
de Botânica e auxiliar esses professores a mitigar o ciclo vicioso da cegueira botânica,
estabelecido culturalmente neles e em seus estudantes. De acordo com a análise dos
resultados, acredita-se que os objetivos da pesquisa foram alcançados. Além de
colaborar com os docentes, espera-se que esta pesquisa possa contribuir com outras
pesquisas científicas com finalidades análogas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas : sequência didática como alternativa pedagógica para o ensino de Botânica | pt_BR |
dc.title.alternative | Active methodologies : didatic sequence as a pedagogic alternative to the teaching of Botany | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias digitais da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The botany field of study has shown to be in need of teaching methodologies that draw
attention, not only from the students, but also from teachers. This is due to a
problematic that desolate this field, named: botanical blindness. One of the
characteristhics of botanical blindness is the human inability to recognize the
importance of plants in the biosphere and in our daily life, as well as its aesthetical and
biological aspects and also as living beings. With the intention to minimize this
deadlock, an e-book has been created with an Investigative Didactic Sequence (IDS)
composed of active methodologies like pedagogic alternatives to the teaching of
botany, prioritazing the students protagonism. For the selection of the botany theme,
a diagnostic searching quiz has been aplied to biology teachers from the Unaí-MG city
state schools, wich were mapped to facilitate the contact with the participants. Thus,
the research question was to identify which Botany theme teachers have the most
difficulty teaching and what is the best method of teaching Botany in High School,
thinking from the perspective of the investigative approach and active methodology.
As a result, the Vegetable Phisiology was obtained. On this theme, based on
bibliographic researchs, the tropism and nastism approach was preferred. In front of
the results obtained from the quiz, was made the e-book with the IDS composed of
active methodologies like reflections, debates, peer researches, field classes,
ilustrative drawings, expositions and self-authorship games. Between the activities
proposed, by the field of study, the contact of the student directly with nature, and by
the games, the contact with the Digital Technologies of Information and
Communication (DTIC) were guaranteed, approaching and stimulating them to the
discipline of Botany with their everyday life digital reality, without losing a straight link
with the environment. The teachers that participated in the diagnostic quiz received the
link to the e-book for evaluation by the evaluating quiz, so that it was readjusted
according to suggestions appointed by the participant teachers. From the 22 (twentytwo) participants of the diagnostic research, 20 (twenty) accepted receiving the link to
the product for evaluation, although 11 (eleven) did the return of the evaluative quiz,
totalizing 55%. Even with the reduction of the participants, the research was not
damaged, because the answers were kept constant. The discursive answers were
analised and compilated in categories and subcategories with the aim to evaluate the
contentist, methodological, and aestethical e-book aspects, cooperating with the
confection of a educational product of quality. One of the challenging matters to the
execution of the proposal may be the low number of devices with internet access for
executing the games. To minimize this question, was suggested that this activity must
be done in groups. The purpose of the IDS was to instigate and to enrich the Botany
classes and assist these teachers on mitigating the vicious cycle of botanical
blindness, culurally established on them and on their students. According to the
analysis of the results, it is believed that the goals of the research were met. In addition
to colaborating with the teachers, it is expected that this research may contribute with
other scientifical researches with analogous purpouses. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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