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2022_ElianeCristinadosAnjos.pdf7,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRusso, Cristiane Rodrigues Menezes-
dc.contributor.authorAnjos, Eliane Cristina dos-
dc.date.accessioned2023-06-15T22:16:03Z-
dc.date.available2023-06-15T22:16:03Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.date.submitted2022-08-31-
dc.identifier.citationANJOS, Eliane Cristina dos. Metodologias ativas: sequência didática como alternativa pedagógica para o ensino de Botânica. 2022. 103 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45967-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA área da Botânica tem se mostrado necessitada de metodologias de ensino que atraiam atenção não apenas dos estudantes, mas também dos professores. Isso devido a uma problemática que assola esse campo, chamada: cegueira botânica. Uma das características da cegueira botânica é a incapacidade dos seres humanos de reconhecer a importância das plantas na biosfera e no nosso cotidiano, bem como seus aspectos estéticos, biológicos e como seres vivos. Com o intuito de minimizar esse impasse, criou-se um e-book com uma Sequência Didática Investigativa (SDI) composta de metodologias ativas, como alternativas pedagógicas para o ensino de Botânica, priorizando o protagonismo estudantil. Para a seleção do tema da Botânica, aplicou-se um questionário de pesquisa diagnóstica, para professores de Biologia das escolas estaduais na cidade de Unaí-MG, as quais foram mapeadas para facilitar o contato com os participantes. Assim, a questão de pesquisa foi identificar qual o tema de Botânica os professores têm maior dificuldade de ensinar e qual o melhor método de ensinar Botânica no Ensino Médio, pensando na perspectiva da abordagem investigativa e da metodologia ativa. Como resultado, obteve-se o tema de Fisiologia Vegetal. Dentro desse tema, baseado em pesquisas bibliográficas, optou-se pela abordagem de tropismo e nastismo. Diante dos resultados obtidos no questionário, confeccionou-se o e-book com SDI composta de metodologias ativas como reflexões, debates, pesquisas em pares, aulas de campo, desenhos ilustrativos, exposições e jogos de própria autoria. Entre as atividades propostas, garantiu-se, com a aula de campo, o contato direto do estudante com a natureza, e com o jogo, o contato com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), aproximando-os e estimulando-os à disciplina de Botânica com a realidade digital presente no cotidiano deles, sem perder o vínculo direto com o meio ambiente. Os professores que participaram do questionário diagnóstico receberam o link do e-book para avaliação por meio de questionário avaliativo, para que ele fosse readequado de acordo com sugestões apontadas pelos professores participantes. Dos 22 (vinte e dois) participantes da pesquisa diagnóstica, 20 (vinte) aceitaram receber o link do produto para avalição, porém 11 (onze) fizeram a devolutiva do questionário avaliativo, totalizando 55%. Mesmo com a redução dos participantes, a pesquisa não foi prejudicada, pois as respostas se mantiveram constantes. As respostas discursivas foram analisadas e compiladas em categorias e subcategorias visando a avaliar aspectos conteudistas, metodológicos e estéticos do e-book, cooperando com a confecção de um produto educacional de qualidade. Um dos pontos desafiadores para a execução da proposta pode ser a baixa quantidade de dispositivos com acesso à internet para a execução dos jogos. Para minimizar esse quesito, foi sugerido que esta atividade seja realizada em grupos. O propósito da SDI foi incitar e enriquecer as aulas de Botânica e auxiliar esses professores a mitigar o ciclo vicioso da cegueira botânica, estabelecido culturalmente neles e em seus estudantes. De acordo com a análise dos resultados, acredita-se que os objetivos da pesquisa foram alcançados. Além de colaborar com os docentes, espera-se que esta pesquisa possa contribuir com outras pesquisas científicas com finalidades análogas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMetodologias ativas : sequência didática como alternativa pedagógica para o ensino de Botânicapt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies : didatic sequence as a pedagogic alternative to the teaching of Botanypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordRecursos didáticospt_BR
dc.description.abstract1The botany field of study has shown to be in need of teaching methodologies that draw attention, not only from the students, but also from teachers. This is due to a problematic that desolate this field, named: botanical blindness. One of the characteristhics of botanical blindness is the human inability to recognize the importance of plants in the biosphere and in our daily life, as well as its aesthetical and biological aspects and also as living beings. With the intention to minimize this deadlock, an e-book has been created with an Investigative Didactic Sequence (IDS) composed of active methodologies like pedagogic alternatives to the teaching of botany, prioritazing the students protagonism. For the selection of the botany theme, a diagnostic searching quiz has been aplied to biology teachers from the Unaí-MG city state schools, wich were mapped to facilitate the contact with the participants. Thus, the research question was to identify which Botany theme teachers have the most difficulty teaching and what is the best method of teaching Botany in High School, thinking from the perspective of the investigative approach and active methodology. As a result, the Vegetable Phisiology was obtained. On this theme, based on bibliographic researchs, the tropism and nastism approach was preferred. In front of the results obtained from the quiz, was made the e-book with the IDS composed of active methodologies like reflections, debates, peer researches, field classes, ilustrative drawings, expositions and self-authorship games. Between the activities proposed, by the field of study, the contact of the student directly with nature, and by the games, the contact with the Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) were guaranteed, approaching and stimulating them to the discipline of Botany with their everyday life digital reality, without losing a straight link with the environment. The teachers that participated in the diagnostic quiz received the link to the e-book for evaluation by the evaluating quiz, so that it was readjusted according to suggestions appointed by the participant teachers. From the 22 (twentytwo) participants of the diagnostic research, 20 (twenty) accepted receiving the link to the product for evaluation, although 11 (eleven) did the return of the evaluative quiz, totalizing 55%. Even with the reduction of the participants, the research was not damaged, because the answers were kept constant. The discursive answers were analised and compilated in categories and subcategories with the aim to evaluate the contentist, methodological, and aestethical e-book aspects, cooperating with the confection of a educational product of quality. One of the challenging matters to the execution of the proposal may be the low number of devices with internet access for executing the games. To minimize this question, was suggested that this activity must be done in groups. The purpose of the IDS was to instigate and to enrich the Botany classes and assist these teachers on mitigating the vicious cycle of botanical blindness, culurally established on them and on their students. According to the analysis of the results, it is believed that the goals of the research were met. In addition to colaborating with the teachers, it is expected that this research may contribute with other scientifical researches with analogous purpouses.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)-
dc.description.unidadeDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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