http://repositorio.unb.br/handle/10482/45926
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_AndreiaRezendeCamargos.pdf | 4,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Elaboração de um guia prático de projetos em consonância com o regulamento do circuito de ciências das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal |
Autor(es): | Camargos, Andreia Rezende |
Orientador(es): | Ribeiro, Alice Melo |
Assunto: | Aprendizagem baseada em projetos Iniciação científica Pesquisa científica Pesquisadores |
Data de publicação: | 31-Mai-2023 |
Data de defesa: | 31-Ago-2022 |
Referência: | CAMARGOS, Andreia Rezende. Elaboração de um guia prático de projetos em consonância com o regulamento do circuito de ciências das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2022. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Na pesquisa, buscam-se ou procuram-se respostas satisfatórias para a questão em análise. Tal procedimento usa dosmais diversos instrumentos para alcançar um objetivo. O instrumento ideal deverá ser estipulado pelo pesquisador para atingir os resultados ideais. A pesquisa força o pesquisador a confrontar problemas inesperados e descobrir como resolvê-los, além de oferecer tempo para se aprofundar em um assunto e ensinar aos outros o que aprendeu.Na escola, a pesquisa torna-se essencial, mas os alunos encontram-se desmotivados, sem interesse, sem prazer para descobrir, para produzir e disseminar seus conhecimentos. Na tentativa de contribuir com esse quadro escolar, este estudo propõe a elaboração de um Guia Prático de Projetos, que auxiliará os estudantesdo Ensino Médio na construção de projetos na escola. Além de constar informações básicas para a iniciação à pesquisa científica, o guia também incentivará os estudantes a problematizar, implementar ações, investigar, agir, refletir para construir novos conhecimentos. Para a construção do guia,será aplicado um questionário de sondagem de experiência anterior do estudante com a Feira de Ciências. As informações coletadas a partir desse instrumento serão utilizadas para a elaboração do Guia Prático de Projetos. Nesse sentido, os dados foram coletados a partir dasrespostas dos questionários, com perguntasfechadas, que foram respondidas por estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Cívico-Militar Centro Educacional 416 de Santa Maria – DF. O primeiro questionário levou em consideração as feiras de ciências anteriores que os alunos participaram, responderam 84 estudantes. O segundo questionário foi aplicado após a utilização do Guia, responderam 61 estudantes. Os questionários foram comparados por meio de gráficos. Nesta comparação, foi constatado que as etapas dedesenvolvimento da pesquisa científica eram desconhecidas pelos estudantes. Desse modo, foi possível concluir que a utilização do Guia como apoio às feiras de ciências e os registros escritos dos projetos construídos pelos estudantes (diário de bordo, trabalho escrito, pôster/banner) impactaram positivamente a aprendizagem significativa dos estudantes na iniciação à pesquisa científica. |
Abstract: | In thisstudy,satisfactory answers are sought and explored to the question undertaken and analyzed herein. The applied procedure uses the most diverse of instruments to achieve an objective. The researcher, in striving for the ideal results should stipulate the ideal instrument. The act of researching forces the researcher to confront unexpected problems and find solutions as to how to solve these as they arise, as well as givingthe individual researcher time to delve into a subject and teach others what they have learned. In the school environment, research becomes essential, but the students are encountered as lacking motivation, without interest, where they find no pleasure in discovery or in producing and disseminating knowledge. In an attempt to contribute through stimulus that lead to the enhancement of the school framework, this study proposes the elaboration of a Practical Project Guide, which will assist high school students in the construction of projects at school. In addition to containing basic information for the initiation of scientific research, the guide will also encourage studentsto problematize, implement actions, investigate, act and reflect in orderthat they build,through their endeavors, new knowledge. In the pursuance of creating the guide,a survey questionnaire will be applied concerning previous experience the students have had with the Science Fair. The information collected through the application of this instrument willbe used to elaborate the Practical Project Guide. In this sense, data were collected from the answers to the questionnaires, with closed questions, which were answered by students of the 1st year of high school Civic-Military Educational Center 416 in Santa Maria – DF. The first questionnaire took into account the previous science fairs that the students attended, 84 students responded. The second questionnaire was applied after using the Guide, answered by 61 students. The questionnaires were compared using graphs. In this comparison, it wasfound that the stages of scientific research development were unknown to the students.In this way, it was possible to conclude that the use of the Guide to support science fairs and the written records of the projects built by the students (logbook, written work, poster/banner) positively impacted the significant learning of students in the initiation of scientific research. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.