Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Francisco Thiago | - |
dc.contributor.author | Santos, Daniela Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-30T22:07:54Z | - |
dc.date.available | 2023-05-30T22:07:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Daniela Pereira dos. O supervisor pedagógico na mediação entre o currículo modelado e o isolamento docente: um estudo de caso na Secretaria de Educação do Distrito Federal. 2022. 144 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45919 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa surgiu da necessidade de compreendermos como as ações mediadas
pelo supervisor pedagógico na modelagem curricular podem favorecer ou minimizar
o isolamento docente e, assim, promover uma melhor Organização do Trabalho
Pedagógico (OTP). Analisamos os posicionamentos de supervisores e de
professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação aos eixos:
“Supervisor pedagógico”, “Currículo modelado” e “Isolamento docente” e como eles
se articulam. Nesse sentido, o pressuposto levantado preconiza que o Supervisor
pedagógico pode ser um importante aliado frente ao isolamento docente na busca
de estratégias para um trabalho pedagógico que considera o poder “modelador e
transformador dos professores” diante da implementação de um “currículo prescrito”
(SACRISTÁN, 2000, p.166). Assim, esse estudo apoia-se na seguinte questão
central: como as ações do supervisor pedagógico na modelagem curricular podem
favorecer ou minimizar o isolamento docente? A investigação foi desenvolvida em
uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal que atende o Ensino
Fundamental – Anos Iniciais, também, foram entrevistados outros supervisores de
escolas classes situadas em diferentes áreas da cidade de Ceilândia. A pesquisa
tem abordagem qualitativa, por um estudo de caso único (YIN, 2015) com análise do
Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Currículo em Movimento; entrevistas
semiestruturadas com todos os sujeitos; aplicação de questionário aos gestores,
coordenadores, Equipe de Apoio Especializado à Aprendizagem (EEAA),
Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Orientação Educacional (OE); e
observação participante das coletivas, coordenações setorizadas, conselhos de
classes e da semana pedagógica da escola pesquisada. Como produto técnico
elaboramos um curso de aperfeiçoamento para os supervisores e os coordenadores
da rede pública de ensino. Entre os teóricos que sustentam a nossa investigação,
estão: Freitas (1992), Fullan e Hargreaves (2006), Lima e Silva (2020), Rangel
(2001), Sacristán (2000), Saviani (2013a), Silva (1981) e Veiga (2013). No
concernente aos fatores que podem minimizar o isolamento docente mediante as
ações do supervisor pedagógico na modelagem curricular, destacamos, a partir dos
dados levantados e analisados, o direcionamento por parte da gestão do trabalho
desse profissional para o pedagógico; a formação continuada específica; o
conhecimento do que prescreve as suas atribuições; a partilha do trabalho com os
demais profissionais envolvidos com a Organização do Trabalho Pedagógico, olhar
humanizado e acolhimento para com os seus pares. Apontamos como possíveis
fatores que podem favorecer o isolamento docente na mediação do currículo
modelado: a sobrecarga de trabalho quando da não definição de sua atuação
(administrativa ou pedagógica); a desvalorização da função; a falta de um quadro
completo de profissionais para a partilha do trabalho; a escassez de formação
continuada específica; a ausência de uma visão clara das suas atribuições; e a
resistência do grupo em desenvolver um trabalho coletivo/cooperativo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O supervisor pedagógico na mediação entre o currículo modelado e o isolamento docente : um estudo de caso na Secretaria de Educação do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Supervisor pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Isolamento docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organização do trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following research has emerged from the necessity of a better understanding on
how the actions mediated by the pedagogical supervisor in the curricular model may
be in favor or minimize the teaching isolation and, this way, promote a better
Pedagogical Work Organization (OTP). We have analyzed the positionings of the
teachers and the supervisers who worked in the first years of the primary and
secondary school in relation to the categories: “Pedagogical supervisor”, “model
curriculum” and “teaching isolation” and how they articulate among them. In this
sense, the assumption in focus states that the pedagogical supervisor may be an
important ally face to the teaching isolation in the search for the strategies for a
pedagogical work that considers "the modeling and transforming power" of the
teachers face to the implementation of a "prescript curriculum" (SANSCRITÁN, 2000,
p.166). This way, this study is supported by the following central issue: how the
actions of the pedagogical supervisor in the curriculum model may be in favor or
minimize the teaching isolation? The investigation had been developed in a state
school from Distrito Federal that in holds the primary and secondary teaching - initial
periods and together with other supervisors from other schools situated in different
areas in Ceilandia. The research has a qualitative approach by an unique study case
(YIN, 2015) with the analysis of the "Projeto político pedagógico" (PPP) and the
"currículo em movimento"; semi structured interviews with the administrators,
coordinators, pedagogical specialized staff, skilled educational service, educational
orientation, teachers and public servers from other teaching units; use of
questionnaire to the administrators, coordinators and professionals in general directly
involved in the research and participative observation of the collectives, sectorized
coordinations, class council and pedagogical week. As a technical result, we have
developed an improving course to supervisors and teachers of the state teaching
schools. Among the theorists that support our investigation are Freitas (1992), Fullan
and Hargreavees (2006), Lima e Silva (2020), Rangel (2001), Sacristán (2000),
Saviani (2013a) Silva (1981) and Veiga (2013). Concerning the facts that may
minimize the teaching isolation due to the actions of the pedagogical supervisor in
the curriculum model, we highlight, from the data that had been collected and
analyzed: the leading held by the administrators of this work of this professional to
the pedagogical; the nonstop specific formation; the knowledge of what embraces his
functions; the work share with the other professionals involved with the pedagogical
work organization, humanized perspective and support to his pairs. We point as
possible factors that may be in favor the teaching isolation in the mediation of the
moderated curriculum: the overload of work when it has not been defined its purpose
(pedagogical or administrative); less prestige of the profession; the lack of a full
professional board for a more balanced share of work; the lack of nonstop specific
formation; the lack of a clear view of the work assignments; and the resistance of the
group to develop a collective/cooperative work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|