Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Adriana Almeida Sales de | - |
dc.contributor.author | Ayres, Leonardo Morais Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-18T18:49:16Z | - |
dc.date.available | 2023-05-18T18:49:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.citation | AYRES, Leonardo Morais Gonçalves. Periódicos científicos e mídias sociais: um estudo de caso. 2022. 92 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45888 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Frente às mudanças na tecnologia, no comportamento dos leitores e nos critérios de
avaliação, os periódicos científicos precisam encontrar novas formas de divulgar suas
publicações, com o objetivo de democratizar a ciência e, assim, atrair autores e leitores,
bem como aumentar o número de citações aos artigos publicados – principal métrica
utilizada para a avaliação de revistas acadêmicas. Além dos meios tradicionais de
disseminação dos manuscritos em indexadores, repositórios e bases de dados, as mídias
sociais (MS), acadêmicas, profissionais, os podcasts e as enciclopédias colaborativas
emergem como opções alternativas para a divulgação científica. Este estudo aborda a
comunicação e a divulgação científica realizada por periódicos científicos através de uma
revisão sistemática da literatura (RSL) sobre as experiências de revistas acadêmicas nas
MS no período de 2017 a 2022, para então analisar as ações e resultados da revista Linhas
Críticas, editado pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB). A
pesquisa utilizou os procedimentos de coleta de dados, pesquisa bibliográfica, documental,
levantamento e estudo de caso. Entre as descobertas do estudo de caso, que abrangeu as
ações da Linhas Críticas, destacam-se o crescimento de no alcance total das publicações
nas MS; o incremento no número de seguidores dos perfis institucionais nas MS; e um
percentual expressivo de autores de submissões que tiveram o primeiro contato com a
revista nas MS. Conclui-se que o uso das MS é uma alternativa importante para a
divulgação científica, com efeitos positivos também no número de leitores, autores e
citações dos periódicos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Periódicos científicos e mídias sociais : um estudo de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | Scientific journals and social media : a case study | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Periódico científico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de periódicos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Faced with changes in technology, reader behavior and evaluation criteria, scientific journals
need to find new ways to publicize their publications, with the objective of democratizing
science and, thus, attracting authors and readers, as well as increasing the number of
publications. citations to published articles – main metric used for the evaluation of academic
journals. In addition to the traditional means of disseminating manuscripts in indexers,
repositories and databases, social media (SM), academic, professional, podcasts and
collaborative encyclopedias emerge as alternative options for scientific dissemination. This
study addresses the communication and scientific dissemination carried out by scientific
journals through a systematic literature review on the experiences of academic journals in
SM in the period from 2017 to 2022, to then analyze the actions and results of the journal
Linhas Críticas, edited by the Faculty of Education (FE) of the University of Brasília (UnB).
The research used the procedures of data collection, bibliographic and documentary
research, survey and case study. Among the findings of the case study, which covered the
actions of Linhas Críticas, the growth of in the total reach of publications in SM stands out;
the increase in the number of followers of institutional profiles in SM; and an expressive
percentage of authors of submissions who had their first contact with the journal in SM. It is
concluded that the use of SM is an important alternative for scientific dissemination, with
positive effects also on the number of readers, authors and citations of journals. | pt_BR |
dc.contributor.email | ayres.leo@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|