Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marins, Paulo Roberto Affonso | - |
dc.contributor.author | Santos, Jonathan Baião dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-17T18:27:37Z | - |
dc.date.available | 2023-05-17T18:27:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jonathan Baião dos. Inclusão sociodigital de professores que atuam com violoncelo online: uma análise com base na proposta FIPELD. 2022. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45883 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como ocorre a inclusão
sociodigital de professores de violoncelo que atuam no ensino online. A partir da revisão de
literatura iniciei a coleta de dados por meio de questionário com um grupo com 76 (setenta e
seis) professores de diferentes regiões do Brasil via wathssap com objetivo de identificar o
perfil de formação de professores de violoncelo que atuam no ensino online e entender como
esses professores têm utilizado as TDIC no ensino. A partir dessa coleta selecionei três
professores que ensinam em diferentes contextos e realizei entrevistas semi-estruturadas. A
análise dos dados identificou o perfil de formação de vinte professores e apontou
particularidades de literacia digital, a maioria possui formação superior e todos utilizam TDIC
para o ensino. Os dados são discutidos a partir de uma proposta de formação de professores
com foco na literacia digital (FIPELD). Os resultados apontam que os professores não tiveram
formação direcionada para literacia digital e lidam com as TDIC a partir de suas experiências.
A pesquisa também revelou a necessidade de publicações dentro da área de educação musical
direcionadas à inclusão sociodigital. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Inclusão sociodigital de professores que atuam com violoncelo online : uma análise com base na proposta FIPELD | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violoncelo - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aulas online | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão digital | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to understand how occurs the social-digital inclusion of cello teachers who
work in online education. From the literature review, I started the data collection through a
questionnaire with a group of 76 (seventy-six) teachers from different regions of Brazil via
wathsap in order to identify the profile of training of cello teachers who work in online
teaching and understand how these teachers have used ICT in teaching. From this collection I
selected three teachers who teach in different contexts and conducted semi-structured
interviews. The data analysis identified the training profile of twenty teachers and pointed out
particularities of digital literacy, most have higher education and all use ICT for teaching. The
data are discussed from a teacher training proposal with a focus on digital literacy (FIPELD).
The results point out that teachers have not had targeted training in digital literacy and deal
with ICT from their experiences. The research also revealed the need for publications within
the area of music education directed towards socio-digital inclusion. | pt_BR |
dc.contributor.email | jcello85@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|