Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45883
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JonathanBaiãodosSantos.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarins, Paulo Roberto Affonso-
dc.contributor.authorSantos, Jonathan Baião dos-
dc.date.accessioned2023-05-17T18:27:37Z-
dc.date.available2023-05-17T18:27:37Z-
dc.date.issued2023-05-17-
dc.date.submitted2022-09-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Jonathan Baião dos. Inclusão sociodigital de professores que atuam com violoncelo online: uma análise com base na proposta FIPELD. 2022. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45883-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como ocorre a inclusão sociodigital de professores de violoncelo que atuam no ensino online. A partir da revisão de literatura iniciei a coleta de dados por meio de questionário com um grupo com 76 (setenta e seis) professores de diferentes regiões do Brasil via wathssap com objetivo de identificar o perfil de formação de professores de violoncelo que atuam no ensino online e entender como esses professores têm utilizado as TDIC no ensino. A partir dessa coleta selecionei três professores que ensinam em diferentes contextos e realizei entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados identificou o perfil de formação de vinte professores e apontou particularidades de literacia digital, a maioria possui formação superior e todos utilizam TDIC para o ensino. Os dados são discutidos a partir de uma proposta de formação de professores com foco na literacia digital (FIPELD). Os resultados apontam que os professores não tiveram formação direcionada para literacia digital e lidam com as TDIC a partir de suas experiências. A pesquisa também revelou a necessidade de publicações dentro da área de educação musical direcionadas à inclusão sociodigital.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInclusão sociodigital de professores que atuam com violoncelo online : uma análise com base na proposta FIPELDpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordVioloncelo - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordAulas onlinept_BR
dc.subject.keywordTecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressãopt_BR
dc.subject.keywordInclusão digitalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to understand how occurs the social-digital inclusion of cello teachers who work in online education. From the literature review, I started the data collection through a questionnaire with a group of 76 (seventy-six) teachers from different regions of Brazil via wathsap in order to identify the profile of training of cello teachers who work in online teaching and understand how these teachers have used ICT in teaching. From this collection I selected three teachers who teach in different contexts and conducted semi-structured interviews. The data analysis identified the training profile of twenty teachers and pointed out particularities of digital literacy, most have higher education and all use ICT for teaching. The data are discussed from a teacher training proposal with a focus on digital literacy (FIPELD). The results point out that teachers have not had targeted training in digital literacy and deal with ICT from their experiences. The research also revealed the need for publications within the area of music education directed towards socio-digital inclusion.pt_BR
dc.contributor.emailjcello85@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.