Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dalcastagnè, Regina | - |
dc.contributor.author | Campello, Maria Clara Braga Machado | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T19:03:00Z | - |
dc.date.available | 2023-04-27T19:03:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-17 | - |
dc.identifier.citation | CAMPELLO, Maria Clara Braga Machado. Meu pranto, seu canto: correspondências possíveis entre as obras de Carolina Maria de Jesus e Françoise Ega. 2022. 420 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45825 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese dedica-se ao estudo das narrativas autobiográficas das escritoras Carolina Maria de
Jesus e Françoise Ega. Analiso os livros Quarto de Despejo (1960) e Diário de Bitita (1986)
de Carolina Maria de Jesus, bem como Le temps des madras(1966) e Lettres à une noire (1978)
de Françoise Ega. O objetivo é observar criticamente as correspondências literárias entre as
obras das duas escritoras a partir de aspectos presentes desde os paratextos das obras, como
questões de edição e publicação, à luz de teorias sobre o campo literário, além de outros
elementos narrativos: incipit, tempo, espaços, personagens e temas, abordando ainda a
construção de identidades narrativas que revelam trânsitos diaspóricos. O que interessa, neste
trabalho, é saber como as obras questionam questões de autoria em relação aos campos
literários, bem como dialogam com as tradições literárias. Busco também compreender como
as condições das autoras - mulheres trabalhadoras, mães e negras - interferem na produção
literária, desde a seleção dos temas abordados, passando pela reconstrução de épocas que
recuperam e reatualizam experiências traumáticas, pela criação de espaços que denunciam os
fracassos de projetos democráticos no Brasil, na França e na Martinica, ao mesmo tempo em
que apresentam formas resilientes e criativas de ocupar o campo e a cidade. Todas essas
questões são colocadas em perspectiva comparativa a fim de identificar as semelhanças e
diferenças entre as obras, as autoras, narradoras e suas realidades. Para subsidiar toda a análise,
travo uma discussão sobre os gêneros literários pelos quais as obras transitam, bem como sobre
a questão da autoria, que permite traçar horizontes de leitura e nortear as investigações
apresentadas nesta tese. Além disso, a observação atenta dos elementos internos da construção
narrativa destacados acima atrela-se a questões de gênero, raça e classe, vinculando a
construção literária ao seu tempo histórico. Esta tese tanto analisa o objeto literário, em seus
aspectos estéticos e poéticos, quanto propõe interpretações da realidade que dele emergem. A
pesquisa se debruça ainda sobre como a narrativa literária produzida por Carolina Maria de
Jesus no Brasil e a de Françoise Ega, martinicana na França, autoras fora do padrão de classe
média masculina branca, conferem corpo e voz literária aos efeitos do empreendimento
colonial na contemporaneidade, disputando espaços com outras narrativas de interpretação do
Brasil, da Martinica e da França, lugares em que as autoras-narradoras se inserem, revelando
afinidades ancoradas na experiência diaspórica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Meu pranto, seu canto : correspondências possíveis entre as obras de Carolina Maria de Jesus e Françoise Ega | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura caribenha | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diáspora africana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ega, Françoise, 1920-1976 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Iumatti, Paulo Teixeira | - |
dc.description.abstract1 | This thesis investigates the autobiographical narratives of the writers Carolina Maria
de Jesus and Françoise Ega. From the first, I analyze the books Quarto de Despejo (1960) and
Diário de Bitita (1986). From the second, Le temps des madras (1966) and Lettres a une noire
(1978). The aim is to analyze the correspondences between the works of Jesus and Ega from
aspects present in the paratexts of the works, such as issues of editing and publication, in the
light of theories about the literary field, as well as exploring structuring elements of the
narratives (incipit, time, spaces, characters, themes), in addition to approaching the
construction of narrative identities that reveal diasporic transits and affinities. I am interested
in knowing how the works question patterns of authorship, in relation to literary fields, as well
as how they dialogue with the literary tradition. I also seek to understand how the conditions
of the authors - working-class women, mothers and blacks - interfere in literary production,
from the selection of the themes addressed, through the reconstruction of times that recover
and re-update traumatic experiences, the creation of spaces that denounce failures of
democratic projects in Brazil, France and Martinique, while presenting resilient and creative
ways of occupying both the countryside and the city, as well as occupying the literary text. All
these questions are placed in comparative perspective in order to identify similarities and
differences between works, authors, narrators and their realities. To support the entire analysis,
an investigation of literary genres and the issue of authorship allows us to draw horizons of
reading that cross the narratives and also guide the investigations present in this thesis.
Furthermore, the careful observation of the internal elements of the narrative construction
highlighted above is related to issues of gender, race and class, linking the literary construction
to its historical time. I seek to analyze both the literary object, in its aesthetic and poetic aspects,
as well as to offer interpretations of the reality that emerge from it. This thesis also researches
how the literary narrative produced by Carolina Maria de Jesus in Brazil and that of Françoise
Ega, Martinican living in France, authors outside the white male middle class standard, give
literary body and voice to the effects of the colonial enterprise in contemporary times, disputing
spaces with other narratives of interpretation of Brazil, Martinique and France, places in which
they are inserted, still revealing kinship based on diasporic experience. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette thèse se consacre à l’étude des récits autobiographiques des écrivaines Carolina
Maria de Jesus et Françoise Ega. J'analyse les livres Quarto de Despejo (1960) et Diário de
Bitita (1986) de Carolina Maria de Jesus, ainsi que Le temps des madras (1966) et Lettres à
une noire (1978) de Françoise Ega. L'objectif est d'analyser les correspondances littéraires
entre les œuvres de Jésus et d'Ega à partir d'aspects présents dans les paratextes des récits, tels
que les questions d'édition et de publication, à la lumière des théories sur le champ littéraire,
ainsi que d'explorer des éléments narratifs structurants (incipit, temps, espaces, personnages,
thèmes), en plus d'aborder la construction d'identités narratives qui révèlent plusieurs transits
diasporiques. Ce qui m'intéresse, c'est de savoir comment les œuvres interrogent les questions
de l’auteur en relation avec les champs littéraires, ainsi que comment elles dialoguent avec les
traditions littéraires. Je cherche aussi à comprendre comment les conditions des auteures -
femmes pauvres, mères et noires - interfèrent dans la production littéraire, depuis la sélection
des thèmes abordés, en passant par la reconstruction d'époques qui récupèrent et réactualisent
des expériences traumatisantes, la création d'espaces qui dénoncent les échecs des projets
démocratiques du Brésil, de France et de Martinique, tout en présentant des manières résilientes
et créatives d'occuper la campagne et la ville, ainsi que d'occuper le texte littéraire. Toutes ces
questions sont placées dans une perspective comparative afin d'identifier les similitudes et les
différences entre les œuvres, les auteures, les narratrices et leurs réalités. Pour étayer l'ensemble
de l'analyse, une enquête sur les genres littéraires et la question de l'auteur permet de dessiner
des horizons de lecture qui traversent les récits et guident également les investigations
présentes dans cette thèse. De plus, l'observation attentive des éléments internes de la
construction narrative mis en évidence ci-dessus sera liée aux questions de genre, de race et de
classe, liant la construction littéraire à son temps historique. Je cherche à la fois à analyser
l'objet littéraire, dans ses aspects esthétiques et poétiques, ainsi qu'à proposer des
interprétations de la réalité qui s'en dégage. Cette thèse recherche également comment le récit
littéraire produit par Carolina Maria de Jesus au Brésil et celui de Françoise Ega, martiniquaise
en France, auteures hors norme de la classe moyenne blanche masculine, donnent corps et voix
littéraires aux effets de l'entreprise coloniale à l'époque contemporaine, disputant des espaces
avec d'autres récits d'interprétation du Brésil, de la Martinique et de la France, lieux dans
lesquels ils s'insèrent, révélant encore des affinités fondées sur l'expérience diasporique. | pt_BR |
dc.contributor.email | machado.mariaclara511@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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