Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges, Lívia Freitas Fonseca | - |
dc.contributor.author | Ferreira, José Adnilton Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T20:16:26Z | - |
dc.date.available | 2023-04-03T20:16:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, José Adnilton Oliveira. A identidade étnica do povo indígena Palikur no currículo escolar na percepção dos professores no estado do Amapá. 2022. 336 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45762 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo a identidade étnica do povo indígena Palikur na
percepção dos professores não indígenas desenvolvida no segundo segmento do ensino
fundamental do Sistema de Organização Modular de Ensino Indígena (SOMEI) do Estado do
Amapá. Está vinculada à linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA)
do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, e ao grupo de
pesquisa “Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas”, coordenado pela Prof.ª Drª
Lívia Freitas Fonseca Borges. A pesquisa qualitativa está estruturada a partir do método
fenomenológico empírico (MFE) de pesquisa (GIORGI, 2008) e os dados pesquisados foram
observados a partir da definição das categorias de análise apriorísticas e as demais categorias
não apriorísticas, intermediárias e finais que surgiram do referencial teórico adotado na
pesquisa e da investigação empírica através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A
pesquisa foi desenvolvida a partir da problemática: quais as práticas pedagógicas desenvolvidas
no currículo escolar indígena do segundo segmento do ensino fundamental na percepção dos
professores não-indígenas que fortalecem a identidade étnica do povo Palikur? As
argumentações relacionadas ao questionamento foram enquadradas nas seguintes categorias
teóricas desta pesquisa: identidade étnica, currículo escolar e práticas pedagógicas. O objetivo
geral foi analisar as práticas pedagógicas sobre a identidade étnica do povo indígena Palikur no
currículo escolar na percepção dos professores não-indígenas. O loci da pesquisa foram a
unidade pedagógica do Núcleo de Educação Indígena (NEI) da Secretaria de Estado da
Educação do Amapá (SEED), e a escola indígena estadual escolhida para observação da prática
escolar dos professores não indígenas, localizada na aldeia Kumenê. Tendo como
procedimentos/instrumentos de pesquisa: 1. entrevistas narrativas com 7 (sete) professores não
indígenas; 2. observação direta; 3. estado do conhecimento/estudo bibliográfico na Biblioteca
Digital Curt Nimuendaju; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na
Plataforma Sucupira (CAPES), através dos periódicos a Revista Brasileira de Educação (RBE)
da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), a Revista
Amazônida do PPGE da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)e a Revista Currículo
Sem Fronteiras. 4. análise documental da Resolução CNE/CBE N.º 05/2012 (BRASIL, 2012)
e Referencial Curricular Amapaense (RCA) Resolução nº 15/2019, tais procedimentos e
instrumentos analisados sob a égide do MFE demonstraram nos resultados da pesquisa, os
entraves para a construção de uma educação indígena intercultural, tais como: a inexistência de
uma proposta/matriz curricular das escolas indígenas que seja específica e comunitária; falta de
recursos pedagógicos e materiais didáticos das disciplinas que contemplem a língua e cultura
do povo indígena; não oferta de cursos de formação continuada multicultural aos professores
da rede de ensino; falta de estrutura física, administrativa, recursos pedagógicos e profissionais
da educação na referida escola pesquisada, o que limita todo o processo de ensino e
aprendizagem no enfoque da interculturalidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A identidade étnica do povo indígena Palikur no currículo escolar na percepção dos professores no estado do Amapá | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade étnica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação indígena | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research presents as objecto study the ethnic identity of the Palikur indigenous people in
the perception of non-indigenous teachers developed in the second segmento of elementary
school of the System of Modular Organization of Indigenous Education (SOMEI) of Amapá. It
islinked to the research line Teaching Profession, Curriculum and Evaluation (PDCA) of the
Graduate Program in Education of the Universityof Brasília, and to the research group
"Curriculum: Theoretical Conception sand Educational Practices", coordinated by Prof. Dr.
Lívia Freitas Fonseca Borges. Qualitative research is structured from the empirical
phenomenological method (FES) of research (FEM) of research (GIORGI, 2008) and the
researched data were observed from the definition of the categories of aprioristic analysis and
the other non-aprioristic, intermediate and final categories that emerged from the theoretical
framework adopted in research and empirical research through content analysis (BARDIN,
2011). The research was developed based on the problem: what pedagogical practices
developed in the indigenous school curriculum of the second segment of elementary school in
the perception of non-indigenous teachers who strengthen the ethnic identity of the Palikur
people? The arguments related to the questioning were framed in the following theoretical
categories of this research: ethnic identity, school curriculum and pedagogical practices.The
general objective was to analyze the pedagogical practices on the ethnicid entity of the Palikur
indigenous people in the school curriculum in the perception of non-indigenous teachers. The
research loci was the pedagogical unit of the Indigenous Education Center (NEI) of the State
Department of Education of Amapá (SEED), and the state indigenous school cho sen for
observation of the school practice of non-indigenous teachers, located in kumenê village.
Having as procedures/research instruments: 1. narrative interviews with 7 (seven) nonindigenous; 2. direct observation; 3. State of knowledge/bibliographic study at the Curt
Nimuendaju Digital Library; Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and
the Sucupira Platform (CAPES), through the journals the Brazilian Journal of Education (RBE)
of the National Association of Research and Graduate Studies in Education (ANPED), the
Amazon Magazine of the PPGE of Federal University of Amazonas (UFAM) and the Journal
Curriculum Without Borders. 4. documental analysis of CNE/CBE Resolution No. 05/2012
(BRASIL, 2012) and Amapaense Curricular Reference (RCA) Resolution No. 15/2019, such
procedures and instruments analyzed under the aegis of the MFE demonstrated in the research
results the obstacles to the construction of an intercultural indigenous education, such as: the
lack of a proposal/curriculum matrix of indigenous schools that is specific and community; lack
of pedagogical resources and teaching materials of disciplines that contemplate the language
and culture of the indigenous people; non-provision of multicultural continuing education
courses to teachers in the education network; lack of physical, administrative structure,
pedagogical resources and education professionals in the researched school, which limits the
entire teaching and learning process in the focus of interculturality. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación presenta como objeto de estúdio la identidad étnica del Pueblo indígena
Palikur em la percepción de los docentes nos indígenas desarrolladas em el segundo segmento
de educación básica del Sistema de Organización Modular de la Educación Indígena (SOMEI)
de Amapá. Está vinculado ala línea de investigación Profesión Docente, Currículo y Evaluación
(PDCA) del Programa de Posgrado em Educación de la Universidad de Brasilia, y al grupo de
investigación “Currículo: Conceptos Teóricos y Prácticas Educativas”, coordinado por la Prof.
Dra. Lívia Freitas Fonseca Borges. La investigación cualitativa se estructura a partir del método
fenomenológico empírico (MFE) de investigación (GIORGI, 2008) y los datos investigados
fueron observados a partir de la definición de las categorías de análisis apriorístico y las demás
categorías no apriorísticas, intermedias y finales que surgieron del marco teórico referencial.
adoptado em la investigación y la investigación empírica a través del análisis de contenido
(BARDIN, 2011). La investigación se desarrolló a partir del problema: ¿Cuál es son las
prácticas pedagógicas desarrolladas em el currículo escolar indígena del segundo segmento de
la educación básica em la percepción de los docentes nos indígenas que fortalecen la identidad
étnica de el Pueblo Palikur, enel estado de Amapá? Los argumentos relacionados com el
cuestionamiento se em marcaron em las siguientes categorías teóricas de esta investigación:
identidad étnica, currículo escolar y prácticas pedagógicas. El objetivo general fue analizar las
prácticas pedagógicas sobre la identidad étnica del Pueblo indígena Palikur em el currículo
escolar em la percepción de docentes nos indígenas. Los loci/lugares de investigación fueron la
unidad pedagógica del Núcleo de Educación Indígena (NEI) de la Secretaría de Educación del
Estado de Amapá (SEED), y la escuela indígena estatal elegida para observar la práctica escolar.
de docentes nos indígenas, ubicado em la aldeã Kumenê. Teniendo como
procedimientos/instrumentos de investigación: 1. entrevistas narrativas con 7 (siete) docentes
nos indígenas; 2. Observación directa; 3. estado del conocimiento/estudio bibliográfico enla
Biblioteca Digital Curt Nimuendajú; Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones
(BDTD) y la Plataforma Sucupira (CAPES), a través de periódicos, la Revista Brasileira de
Educação (RBE) de la Asociación Nacional de Investigación y Posgrado em Educación
(ANPED), la Revista Amazônida del PPGE de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM)
y la Revista Currículo Sem Fronteiras. 4. análisis de documentos de laResolución CNE/CBE
N° 05/2012 (BRASIL, 2012), Resolución Marco Curricular Amapaense (RCA) N° 15/2019,
tales procedimientos e instrumentos analizados bajo la égida del MFE demostraron en los
resultados de la investigación los obstáculos para la construcción de una educación indígena
intercultural, tales como: la falta de una propuesta/matriz curricular de las escuelas indígenas
que sea específica y comunitaria; falta de recursos pedagógicos y materiales didácticos de
disciplinas que contemplen la lengua y la cultura de los pueblos indígenas; la no impartición de
cursos multiculturales de educación continua a los maestros de la red educativa; falta de
estructura física, administrativa, recursos pedagógicos y profesionales de la educación en la
escuela investigada, lo que limita todo el proceso de enseñanza y aprendizaje en el enfoque de
la interculturalidad. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|