Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Maricato, João de Melo | - |
dc.contributor.author | Almeida, Robson Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-23T19:45:25Z | - |
dc.date.available | 2023-03-23T19:45:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Robson Lopes de. Modelos, dimensões e indicadores para mensuração da inovação universitária: reflexões a partir da literatura e das percepções de dirigentes de universidades públicas brasileiras. 2022. 249 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45733 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Evidencia-se a evolução do papel da universidade pública brasileira como protagonista, cada vez
mais relevante, do Sistema Nacional de Inovação. O conhecimento produzido por essas
instituições tem sido responsável pela formulação de estratégias das nações para o
desenvolvimento econômico e social, impulsionando o avanço tecnológico que conduz à
inovação. Diante disso, torna-se relevante o entendimento de como a o fenômeno da “inovação”
se manifesta no ambiente universitário e como esse pode ser dimensionado, medido e avaliado,
em especial no contexto das instituições públicas que precisam prestar contas dos recursos
investidos à sociedade. Parte-se do princípio de que a inovação é um fenômeno complexo e sua
mensuração possui limitações significativas em organizações universitárias, as quais não podem
ser realizadas unicamente com indicadores tradicionais, frequentemente utilizados para a
medição de inovação realizadas pelo setor produtivo. Nesse contexto, o objetivo geral dessa tese
é “analisar a percepção dos dirigentes vinculados à inovação no âmbito das universidades
públicas brasileiras, de modo a subsidiar a proposição de um modelo e indicadores de
mensuração”. O percurso metodológico, de cunho exploratório e natureza qualitativa, inicia-se
com a elaboração de um referencial teórico- conceitual profundo sobre o tema, no qual foi
evidenciado a evolução da conceituação sobre inovação e a sua relação com a universidade
brasileira, especialmente após a regulamentação do Marco Legal de CT&I. Para a realização do
objetivo proposto, optou-se pela aplicação de técnicas mistas (abordagem qualiquantitativa),
envolvendo uma ampla Revisão Sistemática da Literatura, acrescida de estudos bibliométricos,
combinadas com o propósito de buscar um entendimento sobre a percepção dos dirigentes [Próreitores e diretores-executivos de Agências de Inovação] a respeito da manifestação desse
fenômeno no contexto da academia. Foram selecionados 11 dirigentes que lidam com o
ecossistema de inovação de universidades federais e estaduais. Os dados textuais (entrevistas)
foram analisados por meio de técnicas de Análise de Conteúdo, apoiadas pelos softwares
IRAMUTEQ e ATLAS.ti, que auxiliaram o processo de automatização de algumas análises
lexicais, tornando possível integrar níveis qualitativos e quantitativos (estatísticas) na
investigação, qualificando ainda mais os resultados da pesquisa. Com a sistematização das
percepções dos dirigentes públicos, juntamente com a análise dos indicadores de inovação
identificados na literatura, chegou-se a uma proposta de modelo que reúne 9 (nove) dimensões
da inovação para universidades públicas, a saber: i) potencial humano; ii) recursos financeiros;
iii) práticas gerenciais; iv) ensino, pesquisa e extensão; v) parcerias; vi) transferência de
conhecimento e propriedade intelectual; vii) capacidade empreendedora; viii) impacto social; e
ix) impacto ambiental. Como proposta para pesquisas futuras, sugere-se o estudo da aplicação
das dimensões sugeridas, buscando-se complementação e aperfeiçoamento das métricas a
partir de modelos de maturidade de inovação, a exemplo do IRL (Innovation Readiness Level)
para mensuração de certos tipos de inovação que ocorrem no contexto amplo das universidades. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelos, dimensões e indicadores para mensuração da inovação universitária : reflexões a partir da literatura e das percepções de dirigentes de universidades públicas brasileiras | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indicadores de inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Métricas de inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições federais de ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão universitária | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It is evident the evolution of the role of the Brazilian public university as an increasingly relevant
protagonist of the National Innovation System. The knowledge produced by these institutions has
been responsible for formulating national strategies for economic and social development, driving
technological advances that lead to innovation. Therefore, it becomes relevant the understanding
of how the phenomenon of "innovation" manifests itself in the university environment and how it
can be dimensioned, measured and evaluated, especially in the context of public institutions that
need to account for the resources invested in society. It is assumed that innovation is a complex
phenomenon and its measurement has significant limitations in university organizations, which
can not be performed solely with traditional indicators, often used to measure innovation carried
out by the productive sector. In this context, the general objective of this thesis is to analyze the
perception of leaders linked to innovation within the scope of Brazilian public universities, in order
to support the proposition of a model and measurement indicators. The methodological course,
of exploratory study and qualitative nature, begins with the elaboration of a deep theoreticalconceptual framework on the subject, in which the evolution of the conceptualization of innovation
and its relationship with the Brazilian university was evidenced, especially after the regulation of
the ST&I Legal Framework. To achieve the proposed objective, it was chosen to apply mixed
techniques (qualiquantitative approach), involving a broad Systematic Review of Literature, plus
bibliometric studies, combined with the purpose of seeking an understanding of the managers’
perception [Pro-rectors and executive directors of Innovation Agencies] regarding the
manifestation of this phenomenon in the context of academia. There were selected 11 managers
who deal with the innovation ecosystem of federal and state universities.The textual data
(interviews) were analyzed using Content Analysis techniques, supported by IRAMUTEQ and
ATLAS.ti software, which helped in the process of automating some lexical analyses, enabling
the integration of qualitative and quantitative levels (statistics) in the investigation, further
qualifying the research results. With the systematization of public managers' perceptions together
with the analysis of the innovation indicators identified in the literature, a model proposal that
brings together 9 (nine) dimensions of innovation for public universities was reached, namely: : i)
human potential; ii) financial resources; iii) management practices; iv) teaching, research and
extension; v) partnerships; vi) transfer of knowledge and intellectual property; vii) entrepreneurial
capacity; viii) social impact; and ix) environmental impact. As a proposal for future research, it is
suggested to study the application of the suggested dimensions, seeking to complement and
improve the metrics from innovation maturity models, such as the IRL (Innovation Readiness
Level) to measure certain types of innovation. that occur in the broad context of universities. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:rlalmeida@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|