Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Baroneza, José Eduardo | - |
dc.contributor.author | Aquino, Tatiane Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T17:42:56Z | - |
dc.date.available | 2023-01-20T17:42:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-18 | - |
dc.identifier.citation | AQUINO, Tatiane Araújo. Motivação e percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio na abordagem de temas de Ecologia utilizando o método instrução por pares. 2022. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45558 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na educação básica brasileira o ensino de Biologia tem ocorrido predominantemente
pelo método da aula expositiva dialogada, por meio do qual o conhecimento é
transmitido oralmente pelo professor aos alunos, com possibilidade de diálogo entre
esses a fim de promover a aprendizagem. O método expositivo, entretanto, tem sido
questionado quanto a sua eficácia uma vez que desestimula o desenvolvimento de
competências tais como a autonomia, a proatividade, o trabalho colaborativo. A
proposta de inserir métodos ativos nas aulas de Biologia permite que o estudante seja
protagonista na construção de seu conhecimento. O método ativo Instrução por Pares
possibilita a interação entre os estudantes de forma que se auxiliem mutuamente
contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva e interativa. Este trabalho teve
como objetivo comparar a motivação e a percepção da aprendizagem de 84
estudantes da 1a e 3a séries do ensino médio, matriculados no Colégio Estadual
Complexo 07, do município de Planaltina, estado de Goiás, submetidos aos métodos
da Aula Expositiva Dialogada e da Instrução por Pares. Na primeira etapa da pesquisa
foi abordado tema de Ecologia “O homem e o meio ambiente”, com os conteúdos
inversão térmica, camada de ozônio e efeito estufa, por meio de aulas expositivas. Na
sequência, 42 estudantes escolhidos aleatoriamente foram convidados a responder
um questionário a respeito da motivação e percepção da aprendizagem. Na segunda
etapa, o tema “O homem e o meio ambiente” com destaque nos conteúdos:
eutrofização, desmatamento, queimadas, lixo, biomagnificação e bioacumulação foi
abordado utilizando o método de ensino da Instrução por Pares, e outros 42
estudantes foram convidados a responder o mesmo questionário. Para a interpretação
dos dados, as taxas de respostas foram tabuladas e comparadas utilizando o teste
Exato de Fisher (95%IC). Nos resultados não foram encontradas diferenças
significativas na motivação e na percepção de aprendizagem diante dos dois métodos
aplicados, o que nos encoraja a mudança das nossas práticas pedagógicas, já que o
método ativo não impactou negativamente, o que podemos considerar que de certa
forma os estudantes estão abertos à possibilidade de inserção de novos métodos de
ensino, especialmente, aqueles que promovem a aprendizagem ativa e sejam um
facilitador para o processo de aprendizagem para os estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Motivação e percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio na abordagem de temas de Ecologia utilizando o método instrução por pares | pt_BR |
dc.title.alternative | Motivation and the learning perception from high school students approaching on Ecology themes using the active peer instruction method | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instrução por pares | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In Brazilian basic education, the teaching approach of Biology has predominantly taken
place through the method of classes with expository dialog, which knowledge is
transmitted orally by the teacher directly to the students, with the possibility of dialogue
between them to promote the learning process. The expository method, however, has
been questioned as to its effectiveness since it discourages the development of
competences such as autonomy, proactivity and collaborative work. The proposal to
insert active methods in Biology classes allows the student to be a protagonist in the
construction of their own knowledge. The active Peer Instruction method allows
students to interact in a way that one helps the other, contributing to a more effective
and interactive learning process. This study aimed to compare the motivation and
learning perception from 84 students from the 1st and 3rd grades of high school,
enrolled at Colégio Estadual Complexo 07, located in the municipality of Planaltina,
state of Goiás, Brazil, submitted to the methods of the Exposition Dialogue and the
Peer Instruction methods. In the first stage of the research, the Ecology theme “Man
and the environment” was addressed, with the contents of thermal inversion, ozone
layer and greenhouse effect, through expository classes. Subsequently, 42 randomly
chosen students were invited to answer a questionnaire about the motivation and
learning perception. In the second stage, the theme "Man and the environment" with
emphasis on the contents: eutrophication, deforestation, fires, garbage,
biomagnification and bioaccumulation were approached using the Peer Instruction
teaching method, and another 42 students were invited to respond the same
questionnaire. For data interpretation, response rates were tabulated and compared
using Fisher's Exact test (95%IC). According to the results, no significant differences
were found in motivation and learning perception, despite of the implemented method
which encourages us to change our pedagogical practices. As the active method did
not have a negative impact, it can be considered that in a certain way the students are
open to the possibility of introducing new teaching methods, especially those that
promote active learning and facilitate the learning process for students. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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