Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Paula, Tatiane Ribeiro Morais de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T22:12:09Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T22:12:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-23 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Tatiane Ribeiro Morais de. A musicalidade da criança surda: educação e desenvolvimento. 2022. 207 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45517 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese defendida neste trabalho é: Dado que o desenvolvimento da musicalidade da
pessoa surda é constituído por suas vivências e experiências educativas na cultura,
É POSSÍVEL ORGANIZAR PROCESSOS EDUCATIVOS VOLTADOS PARA O
DESENVOLVIMENTO DA MUSICALIDADE DA CRIANÇA SURDA. O pressuposto
teórico que norteia a investigação é a teoria histórico-cultural. Partimos do princípio
de que o desenvolvimento humano, na cultura, extrapola os impedimentos orgânicos
existentes. O desenvolvimento humano engloba a dialética deste impedimento
orgânico (biológico) com o cultural, e por isso está vinculado às experiências e
relações com o outro na cultura. O trabalho está estruturado nos seguintes capítulos:
I – Desenvolvimento humano: para além dos padrões, com o objetivo de demonstrar
as ideias que norteiam nosso olhar para o ser humano; II – A educação: esse capítulo
tem como objetivo demonstrar o que entendemos por educação, o papel do professor,
e a organização dos processos educativos que considere as experiências, e vivências
dos estudantes, para o desenvolvimento da musicalidade da pessoa surda; III –
Caminho metodológico: o propósito do capítulo é apresentar o método, a metodologia
e as ferramentas metodológicas que engendraram a investigação, como caminho
percorrido para efetivar a pesquisa, bem como os princípios que a norteiam; IV –
Análises: com a intenção de descrever os resultados da investigação, suas análises e
discussão; V – Conclusão: demonstração objetiva da tese e, por fim, VI –
Considerações finais. Os aspectos que trazemos para reflexão fogem às
padronizações dos estereótipos dentro do fazer em educação musical, dos processos
educativos voltados para o desenvolvimento da musicalidade da pessoa surda.
Considerando essas ideias, se e quando partirmos do princípio de que todos somos
seres de possibilidades e seres musicais, não há o certo e o errado no processo
educativo em música, nas práticas existentes sobre a atividade musical educativa, não
há a dicotomia do bom ou o ruim. Há narrativas deste fazer, e para cada uma delas,
uma determinada intencionalidade pedagógica se faz possível. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A musicalidade da criança surda : educação e desenvolvimento | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Musicalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiências musicais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processos educativos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The doctoral dissertation defended in this research is: Given that the development of
the musicality of the deaf person is constituted by their radical experience and
educational experiences in culture, IT IS POSSIBLE TO ORGANIZE
EDUCATIONAL PROCESSES ORIENTED TO THE DEVELOPMENT OF
MUSICALITY OF THE DEAF CHILD. The theoretical assumption that guides this
research is the cultural-historical theory. We assume that human development, in
culture, goes beyond existing organic impediments. Human development
encompasses the dialectics of this organic (biological) impediment with the cultural
and, therefore, it is linked by experiences and relationships with the other in culture.
The work is structured in the following chapters: I – Human development: in addition
to the standards, the aims is to demonstrate the ideas that has driven our attention to
the human beings; II – The education: this chapter aims to demonstrate what we
mean by education, the role of the teacher, and the organization of educational
processes that consider the experiences, and the radical experience of students, for
the development of the musicality of the deaf person; III – Methodological pathway:
the chapter aims to present the method, the methodology and the methodological
tools that engendered the investigation, as a pathway has taken to implement the
research, as well as the principles that guide it; IV - Analyses: with the purpose to
describe the results of the research, together with its analysis and discussion; V -
Conclusion: effective demonstration of the thesis, and finally, the chapter VI - Final
considerations. The aspects that we bring to reflection escape the standardization of
stereotypes inside of the to do in musical education, the educational processes related
at the development of the musicality of the deaf person. Reflecting these ideas,
whether and when we stem from the principle that we are all beings of possibilities
and musical beings, there is no right and wrong in the educational process in music,
in the existing practices about educational musical activity, there is no dichotomy of
good or bad. There are narratives of this doing, and for each one of them, a certain
pedagogical intentionality is made possible. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La tesis doctoral defendida en este trabajo es: Dado que el desarrollo de la
musicalidad del sordo está constituido por sus vivencias y experiencias educativas en
la cultura, ES POSIBLE ORGANIZAR PROCESOS EDUCATIVOS DIRIGIDOS AL
DESARROLLO DE LA MUSICALIDAD DEL NIÑO SORDO. La suposición teórica que
guía esta investigación es la Teoría Histórico-Cultural. Suponemos que el desarrollo
humano, en la cultura, va más allá de los impedimentos orgánicos existentes. El
desarrollo humano abarca la dialéctica de este impedimento orgánico (biológico) con
lo cultural y, por lo tanto, está vinculado por experiencias y relaciones con los demás
en la cultura. El trabajo está estructurado en los siguientes capítulos: I - Desarrollo
humano: además de las normas, el objetivo es demostrar las ideas que han puesto
nuestra mirada en los seres humanos; II -La educación: este capítulo pretende
demostrar lo que entendemos por educación, el papel del profesor, y la organización
de los procesos educativos que consideran las experiencias y las vivencias de los
estudiantes, para el desarrollo de la musicalidad de la persona sorda; III - Camino
metodológico: el objetivo del capítulo es presentar el método, la metodología y las
herramientas metodológicas que engendraron la pesquisa, como vía que ha llevado a
la implementación de la investigación, así como los principios que la guían; IV -
Análisis: con el propósito de describir los resultados de la investigación, junto con su
análisis y discusión; V - Conclusión: demostración efectiva de la tesis, y finalmente, el
capítulo VI - Consideraciones finales. Los aspectos que traemos a la reflexión escapan
de la estandarización de los estereotipos dentro de lo que hay que hacer en la
educación musical, de los procesos educativos relacionados con el desarrollo de la
musicalidad de la persona sorda. Reflejando estas ideas, siempre y cuando partamos
del principio de que todos somos seres de posibilidades y seres musicales, no hay
bien o mal en el proceso educativo en la música, en las prácticas existentes sobre la
actividad musical educativa, no hay dicotomía entre lo bueno y lo malo. Hay narrativas
de este hacer, y para cada una de ellas se hace posible una cierta intencionalidad
pedagógica. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | La thèse défendue dans ce travail est la suivante : Étant donné que le développement
de la musicalité de la personne sourde est constitué par leurs expériences radicales
et leurs expériences éducatives dans la culture, IL EST POSSIBLE D'ORGANISER
DES PROCESSUS ÉDUCATIFS VISANT AU DÉVELOPPEMENT DE LA
MUSICALITÉ DE L'ENFANT SOURD. L'hypothèse théorique qui guide l'enquête est
la Théorie Historico-Culturelle. Nous partons du principe que le développement
humain, dans la culture, va au-delà des entraves organiques existantes. Le
développement humain englobe la dialectique de cet obstacle organique (biologique)
avec le culturel, et est donc lié aux expériences et aux relations avec l'autre dans la
culture. L'ouvrage est structuré selon les chapitres suivants : I – Développement
humain : au-delà des normes, dans le but de montrer les idées qui guident notre regard
sur l'être humain ; II – L'éducation : ce chapitre vise à montrer ce que l'on entend par
éducation, le rôle de l'enseignant et l'organisation de processus éducatifs prenant en
compte les expériences et les expériences radicales des élèves, pour le
développement de la musicalité de la personne sourde ; III - Parcours méthodologique
: le but du chapitre est de présenter la méthode, la méthodologie et les outils
méthodologiques qui ont engendré l'investigation, ainsi que le chemin parcouru pour
mener à bien la recherche, ainsi que les principes qui la guident; le chapitre IV -
Analyse : dans le but de décrire les résultats de l'enquête, ainsi que ses analyses et
discussions ; V – Conclusion : démonstration objective de la thèse et, enfin, en VI –
Considérations finales. Les aspects que nous apportons à la réflexion vont au-delà de
la standardisation des stéréotypes au sein de l'éducation musicale, des démarches
pédagogiques visant à développer la musicalité de la personne sourde. Compte tenu
de ces idées, si et quand nous partons du principe que nous sommes tous des êtres
de possibilités et des êtres musicaux, il n'y a pas de bien et de mal dans le processus
éducatif en musique, dans les pratiques existantes de l'activité musicale éducative, il
n'y a pas de dichotomie de bon ou mauvais. le mauvais. Il existe des récits de ce faire,
et pour chacun d'eux, une certaine intention pédagogique est possible. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|