Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45517
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_TatianeRibeiroMoraisdePaula.pdf5,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorPaula, Tatiane Ribeiro Morais de-
dc.date.accessioned2023-01-18T22:12:09Z-
dc.date.available2023-01-18T22:12:09Z-
dc.date.issued2023-01-18-
dc.date.submitted2022-09-23-
dc.identifier.citationPAULA, Tatiane Ribeiro Morais de. A musicalidade da criança surda: educação e desenvolvimento. 2022. 207 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45517-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA tese defendida neste trabalho é: Dado que o desenvolvimento da musicalidade da pessoa surda é constituído por suas vivências e experiências educativas na cultura, É POSSÍVEL ORGANIZAR PROCESSOS EDUCATIVOS VOLTADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA MUSICALIDADE DA CRIANÇA SURDA. O pressuposto teórico que norteia a investigação é a teoria histórico-cultural. Partimos do princípio de que o desenvolvimento humano, na cultura, extrapola os impedimentos orgânicos existentes. O desenvolvimento humano engloba a dialética deste impedimento orgânico (biológico) com o cultural, e por isso está vinculado às experiências e relações com o outro na cultura. O trabalho está estruturado nos seguintes capítulos: I – Desenvolvimento humano: para além dos padrões, com o objetivo de demonstrar as ideias que norteiam nosso olhar para o ser humano; II – A educação: esse capítulo tem como objetivo demonstrar o que entendemos por educação, o papel do professor, e a organização dos processos educativos que considere as experiências, e vivências dos estudantes, para o desenvolvimento da musicalidade da pessoa surda; III – Caminho metodológico: o propósito do capítulo é apresentar o método, a metodologia e as ferramentas metodológicas que engendraram a investigação, como caminho percorrido para efetivar a pesquisa, bem como os princípios que a norteiam; IV – Análises: com a intenção de descrever os resultados da investigação, suas análises e discussão; V – Conclusão: demonstração objetiva da tese e, por fim, VI – Considerações finais. Os aspectos que trazemos para reflexão fogem às padronizações dos estereótipos dentro do fazer em educação musical, dos processos educativos voltados para o desenvolvimento da musicalidade da pessoa surda. Considerando essas ideias, se e quando partirmos do princípio de que todos somos seres de possibilidades e seres musicais, não há o certo e o errado no processo educativo em música, nas práticas existentes sobre a atividade musical educativa, não há a dicotomia do bom ou o ruim. Há narrativas deste fazer, e para cada uma delas, uma determinada intencionalidade pedagógica se faz possível.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA musicalidade da criança surda : educação e desenvolvimentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subject.keywordMusicalidadept_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordExperiências musicaispt_BR
dc.subject.keywordProcessos educativospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The doctoral dissertation defended in this research is: Given that the development of the musicality of the deaf person is constituted by their radical experience and educational experiences in culture, IT IS POSSIBLE TO ORGANIZE EDUCATIONAL PROCESSES ORIENTED TO THE DEVELOPMENT OF MUSICALITY OF THE DEAF CHILD. The theoretical assumption that guides this research is the cultural-historical theory. We assume that human development, in culture, goes beyond existing organic impediments. Human development encompasses the dialectics of this organic (biological) impediment with the cultural and, therefore, it is linked by experiences and relationships with the other in culture. The work is structured in the following chapters: I – Human development: in addition to the standards, the aims is to demonstrate the ideas that has driven our attention to the human beings; II – The education: this chapter aims to demonstrate what we mean by education, the role of the teacher, and the organization of educational processes that consider the experiences, and the radical experience of students, for the development of the musicality of the deaf person; III – Methodological pathway: the chapter aims to present the method, the methodology and the methodological tools that engendered the investigation, as a pathway has taken to implement the research, as well as the principles that guide it; IV - Analyses: with the purpose to describe the results of the research, together with its analysis and discussion; V - Conclusion: effective demonstration of the thesis, and finally, the chapter VI - Final considerations. The aspects that we bring to reflection escape the standardization of stereotypes inside of the to do in musical education, the educational processes related at the development of the musicality of the deaf person. Reflecting these ideas, whether and when we stem from the principle that we are all beings of possibilities and musical beings, there is no right and wrong in the educational process in music, in the existing practices about educational musical activity, there is no dichotomy of good or bad. There are narratives of this doing, and for each one of them, a certain pedagogical intentionality is made possible.pt_BR
dc.description.abstract2La tesis doctoral defendida en este trabajo es: Dado que el desarrollo de la musicalidad del sordo está constituido por sus vivencias y experiencias educativas en la cultura, ES POSIBLE ORGANIZAR PROCESOS EDUCATIVOS DIRIGIDOS AL DESARROLLO DE LA MUSICALIDAD DEL NIÑO SORDO. La suposición teórica que guía esta investigación es la Teoría Histórico-Cultural. Suponemos que el desarrollo humano, en la cultura, va más allá de los impedimentos orgánicos existentes. El desarrollo humano abarca la dialéctica de este impedimento orgánico (biológico) con lo cultural y, por lo tanto, está vinculado por experiencias y relaciones con los demás en la cultura. El trabajo está estructurado en los siguientes capítulos: I - Desarrollo humano: además de las normas, el objetivo es demostrar las ideas que han puesto nuestra mirada en los seres humanos; II -La educación: este capítulo pretende demostrar lo que entendemos por educación, el papel del profesor, y la organización de los procesos educativos que consideran las experiencias y las vivencias de los estudiantes, para el desarrollo de la musicalidad de la persona sorda; III - Camino metodológico: el objetivo del capítulo es presentar el método, la metodología y las herramientas metodológicas que engendraron la pesquisa, como vía que ha llevado a la implementación de la investigación, así como los principios que la guían; IV - Análisis: con el propósito de describir los resultados de la investigación, junto con su análisis y discusión; V - Conclusión: demostración efectiva de la tesis, y finalmente, el capítulo VI - Consideraciones finales. Los aspectos que traemos a la reflexión escapan de la estandarización de los estereotipos dentro de lo que hay que hacer en la educación musical, de los procesos educativos relacionados con el desarrollo de la musicalidad de la persona sorda. Reflejando estas ideas, siempre y cuando partamos del principio de que todos somos seres de posibilidades y seres musicales, no hay bien o mal en el proceso educativo en la música, en las prácticas existentes sobre la actividad musical educativa, no hay dicotomía entre lo bueno y lo malo. Hay narrativas de este hacer, y para cada una de ellas se hace posible una cierta intencionalidad pedagógica.pt_BR
dc.description.abstract3La thèse défendue dans ce travail est la suivante : Étant donné que le développement de la musicalité de la personne sourde est constitué par leurs expériences radicales et leurs expériences éducatives dans la culture, IL EST POSSIBLE D'ORGANISER DES PROCESSUS ÉDUCATIFS VISANT AU DÉVELOPPEMENT DE LA MUSICALITÉ DE L'ENFANT SOURD. L'hypothèse théorique qui guide l'enquête est la Théorie Historico-Culturelle. Nous partons du principe que le développement humain, dans la culture, va au-delà des entraves organiques existantes. Le développement humain englobe la dialectique de cet obstacle organique (biologique) avec le culturel, et est donc lié aux expériences et aux relations avec l'autre dans la culture. L'ouvrage est structuré selon les chapitres suivants : I – Développement humain : au-delà des normes, dans le but de montrer les idées qui guident notre regard sur l'être humain ; II – L'éducation : ce chapitre vise à montrer ce que l'on entend par éducation, le rôle de l'enseignant et l'organisation de processus éducatifs prenant en compte les expériences et les expériences radicales des élèves, pour le développement de la musicalité de la personne sourde ; III - Parcours méthodologique : le but du chapitre est de présenter la méthode, la méthodologie et les outils méthodologiques qui ont engendré l'investigation, ainsi que le chemin parcouru pour mener à bien la recherche, ainsi que les principes qui la guident; le chapitre IV - Analyse : dans le but de décrire les résultats de l'enquête, ainsi que ses analyses et discussions ; V – Conclusion : démonstration objective de la thèse et, enfin, en VI – Considérations finales. Les aspects que nous apportons à la réflexion vont au-delà de la standardisation des stéréotypes au sein de l'éducation musicale, des démarches pédagogiques visant à développer la musicalité de la personne sourde. Compte tenu de ces idées, si et quand nous partons du principe que nous sommes tous des êtres de possibilités et des êtres musicaux, il n'y a pas de bien et de mal dans le processus éducatif en musique, dans les pratiques existantes de l'activité musicale éducative, il n'y a pas de dichotomie de bon ou mauvais. le mauvais. Il existe des récits de ce faire, et pour chacun d'eux, une certaine intention pédagogique est possible.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.