Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leite, Cristina Maria Costa | - |
dc.contributor.author | Barroso, Sânzia Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T22:11:29Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T22:11:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-29 | - |
dc.identifier.citation | BARROSO, Sânzia Fernandes. Percursos diários: retratos da acessibilidade na Universidade de Brasília, os seus rumos e contornos para a inclusão das pessoas com deficiência. 2022. 242 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45515 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto acadêmico, os estudos sobre deficiência ganharam contornos específicos os quais
se alternam entre discussões que se centram nos saberes biomédicos e aquelas que almejam
ampliar este olhar, deslocando a deficiência do corpo lesionado e atrelando-a às barreiras
socioculturais e à experiência da abjeção. Nesses novos trânsitos, esta pesquisa, fundamentada
no campo teórico do modelo social, traz um registro da acessibilidade no ensino superior à luz
do capacitismo. A escolha pelo tema justifica-se pela insurgência de se aproximar da deficiência
enquanto expressão da questão social, fenômeno ainda periférico nos debates trazidos pelas
Ciências Humanas e Sociais. Optou-se por um estudo descritivo-exploratório de abordagem
qualitativa com a combinação de texto etnográfico e visual para retratar e compreender o objeto
de análise que se centra na acessibilidade arquitetônica na Universidade de Brasília (UnB). Por
meio da construção de uma abordagem empírica condicente com compromissos históricos,
éticos e políticos urgentes de reflexões face à opressão e à exclusão a que estão sujeitas as
pessoas com deficiência, busca-se responder se a UnB é um retrato da invisibilidade das
múltiplas formas de ser e estar deficiente no chão da universidade. Os resultados obtidos
evidenciam que embora a UnB tenha uma Política de Acessibilidade, no intuito de zelar pela
aplicação da legislação, o que se propõe ainda está preso no campo teórico das resoluções, bem
como nas ações pontuais e meramente adaptativas, o que demonstra a necessidade desta
Universidade refletir sobre a sua própria história e sobre as práticas inclusivas que realiza. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percursos diários : retratos da acessibilidade na Universidade de Brasília, os seus rumos e contornos para a inclusão das pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capacitismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the academic context, studies on disability have gained specific contours that alternate
between discussions centered on biomedical knowledge and those that aim to broaden this view,
displacing disability from the bodily impairment and linking it to sociocultural barriers and the
experience of the abject body. In these new transits, this research, based on the theoretical field
of the social model, brings a reflection of accessibility in higher education in the light of
ableism. The choice of the theme is justified by the insurgence of approaching disability as an
expression of the social issue, a phenomenon still peripheral in the debates brought up by the
Human and Social Sciences. We opted for an descriptive-exploratory study of qualitative
approach with a combination of ethnographic and visual text to portray and understand the
object of analysis that focuses on architectural accessibility at the University of Brasília (UnB).
Through the construction of an empirical approach consistent with historical, ethical and
political commitments of urgent reflections on the oppression and exclusion to which disabled
people are subjected, we seek to answer whether the UnB is a portrait of the invisibility of the
multiple forms of being disabled on the university floor. The results obtained show that
although the UnB has an Accessibility Policy, in order to ensure the application of legislation,
what is proposed is still stuck in the theoretical field of resolutions, as well as in occasional and
merely adaptive actions, which demonstrates the need for this UnB to reflect on its own reality
and on the inclusive practices it carries out. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|