Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leite, Cristina Maria Costa | - |
dc.contributor.author | Suess, Rodrigo Capelle | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T19:36:41Z | - |
dc.date.available | 2023-01-13T19:36:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-21 | - |
dc.identifier.citation | SUESS, Rodrigo Capelle. Educação (pesquisadora) pelo professor (pesquisador) em Geografia: desafios e possibilidades no/do espaço geográfico da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2022. 367 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45493 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O que foi defendido nesta tese é que o fomento ao professor pesquisador da Educação Básica,
em geral, e da Geografia, em específico, corrobora com um ensino e desenvolvimento
profissional mais elaborado e complexo, autônomo e autor, portanto, de melhor qualidade. O
tema abordado teve como ponto de partida o meu mundo herdado e vivido na busca de
processos de aperfeiçoamento humano e profissional. Assim, a educação pesquisadora pelo
professor pesquisador é uma conceituação para um ensino e desenvolvimento profissional
mais criativo, autônomo, autoral e de maior relevância social pautada, sobretudo, pela
pesquisa enquanto princípio científico e educativo. Dessa forma, o objetivo geral foi analisar
os desafios e possibilidades dessa educação e professor no espaço geográfico da Rede Pública
de Ensino do Distrito Federal, vinculada à Secretaria de Educação do Distrito Federal – RPEDF – SEEDF. Metodologicamente, recorremos à diversos métodos e abordagens. Como
principal amostragem tivemos a análise de dados de 682 professores efetivos de Geografia
da RPE-DF – SEEDF e a análise de conteúdo de 130 formulários eletrônicos respondidos
por eles. Os resultados obtidos atestaram que o baixo estímulo ofertado pelo espaço
geográfico da RPE-DF – SEEDF aos professores reflete no desenvolvimento de uma atuação
profissional, com pouca autonomia e autoria, e um processo de ensino-aprendizagem pouco
elaborado e complexo. Dessa maneira, os principais desafios para a sua efetivação se
relacionam à infraestrutura, às condições de trabalho, ao acesso a tecnologias e equipamentos
tecnológicos, mas igualmente aos problemas de formação, à ausência de espaços e tempos
que favoreçam a pesquisa no ensino e profissão, à desvalorização da carreira, às dificuldades
no acesso à Pós-Graduação e à falta de políticas públicas de inclusão social e digital para os
estudantes. Já as possibilidades estão relacionadas ao contexto histórico institucional
favorável as inovações educacionais, ao perfil diversificado de professores, à escola de
formação continuada, à coordenação pedagógica e à licença para estudos (Mestrado,
Doutorado e Pós-Doutorado). Ainda, embora apresentem poucas experiências de alta
intensidade e desenvolvam atividades de baixa complexidade com a pesquisa, reconhecem a
sua importância na educação e acreditam que o fomento do professor pesquisador corrobora
com uma educação de melhor qualidade. Desse modo, por essas e outras razões, reforçamos
a ideia da educação pesquisadora pelo professor pesquisador como um movimento
progressista de defesa da melhoria da educação e qualidade do trabalho docente. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação (pesquisadora) pelo professor (pesquisador) em Geografia : desafios e possibilidades no/do espaço geográfico da rede pública de ensino do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docentes - perfil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação cidadã | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pela pesquisa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | What was defended in this thesis is that the fomentation to the researcher teacher of Basic
Education, in general, and Geography, in particular, corroborates with a more elaborate and
complex teaching and professional development a more elaborate and complex, autonomous
and author education and professional development, therefore, of better quality. The theme
addressed had as its starting point my inherited and lived world in the search for processes
of human and professional improvement. Thus, the research education by the teacher
researcher is a conceptualization for a more creative, autonomous, authorial and of greater
social relevance teaching and professional development guided, above all, by research as a
scientific and educational principle. Thereby, the general objective was to analyze the
challenges and possibilities of this education and teacher at the geographic space of the Public
Education Network, associated to the Education Department of District Capital – RPE-DF –
SEEDF. Methodologically, we use different methods and approaches. As the main sampling
we had the analysis of data from 682 effective teachers of Geography in the RPE-DF –
SEEDF and the content analysis of 130 electronic forms answered by them. We The results
obtained attested that the low offered stimulation provided to the teachers by the geographic
space at RPE-DF – SEEDF reflects on their development and professional performance, with
low autonomy and authorship, and on a less elaborated and complex teaching-learning
process. Therefore, the main challenges are related to the infrastructure, the work conditions
and the access to technology and technological equipment, but equally to problems resulted
from their formation; from their initial and continued formation, the absence of spaces and
times that favor the research at school and profession, the salary devaluation, the difficulties
on the access to the Post-graduation and to the absence of public polices of social and digital
inclusion for the students. Already, the possibilities are related to the favorable institutional
historical context, favorable historical context, the diverse teachers’ profile, the school for
continued formation, the pedagogical coordination and license for studies (Master's, Doctoral
and Post-Doctoral). Still, despite of few high intensity experiences and develop lowcomplexity activities with the research, they believe that the fomentation disposed by the
researcher teacher corroborates with a better quality education. Therefore, for these and other
reasons, we reinforce the idea of research education by the research teacher as a progressive
movement in defense of education and the quality of teaching work. | pt_BR |
dc.contributor.email | rodrigo.capellesuess@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|