http://repositorio.unb.br/handle/10482/45489
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1986_GersonAmericoJanczura.pdf Restrito | 4,01 MB | Adobe PDF | Acesso Restrito |
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mulholland, Timothy Martin | - |
dc.contributor.author | Janczura, Gerson Américo | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-12T18:38:52Z | - |
dc.date.available | 2023-01-12T18:38:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
dc.date.submitted | 1986 | - |
dc.identifier.citation | JANCZURA, Gerson Américo. Estrutura e aprendizagem de conceitos naturais provenientes de taxonomia científica. 1986. v, 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 1986. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45489 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia,1986. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investigou o domínio conceitual que determinados indivíduos exibem numa área de conhecimento científico, e explorou a estrutura e evolução de alguns conceitos da referida área. Abordou-se os conceitos como categorias mal-definidas, que estão organizadas a partir de exemplos que as representam e cujos membros se relacionam através da similaridade. Tomando-se conceitos taxonômicos da área de Biologia Vegetal, sujeitos de três níveis de aprendizagem (estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação e especialistas da área) foram solicitados a julgar relações de inclusão-de-classe entre exemplos e categorias, e atribuir um grau de tipicidade a exemplos de dadas categorias de diferentes cíveis de hierarquias na taxonomia. Os resultados foram tratados de maneira a permitir avaliar os efeitos das diferenças qualitativas e quantitativas da história de aprendizagem sobre acuidade dos julgamentos e a presença de tendências dos dados, e abordar a questão dos limites e estrutura de uma categoria. Verificou-se que o estágio de aprendizagem do indivíduo exerce um efeito sobre a acuidade e o domínio conceitual, mas que a estrutura básica conceitual não sofre modificações significativas. Foi verificado, por fim, que os conceitos científicos tomados apresentam uma estrutura interna graduada, ou seja, os membros possuem graus diferentes de tipicidade, e que tais conceitos não são claramente definidos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.title | Estrutura e aprendizagem de conceitos naturais provenientes de taxonomia científica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Taxonomia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conceitos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study deals wth con cep tual un deer tan d ing, structure, ani caolbtlon of concepts in a scieHntfic field of knowledge. The concepts are investigated within the "Exem^par View", where the categories are defined by excmlars and its memObrs are related by similarity. Suubects were undergraduate and graduated students and professional e^f^p^rtt. They were asked (l) to make clastinclusion judgments among exemplars and categories and (2) to make tieidlii^y judgments of exemopars of a category .in diffe, rent levels of nbbSraction. The effects of q^uiltntv^e and uullatitnti ve ' lea_r iing difeeenneet on the acuuty of juigoeent, the presence of tendencies in the data and the limits of a category, whether we il or il-dibh^ed, were investigated. . It was concludei that the level - of .. exp^^se affects acuúty and concep tual un di es tand ing, but- does not the . basic conceptual structure. It - appeared that the scee I’fic concepts used in this research show 'a Graded Structure, whose memObrs have different tipicrl ity ratings, and -that concepts - lacked wwil-defined limits. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.