Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Neves, Regina da Silva Pina | - |
dc.contributor.author | Rocha, Andreia Julio de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-26T19:43:02Z | - |
dc.date.available | 2022-12-26T19:43:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-22 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Andreia Julio de Oliveira. Lesson study: contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. 2022. 184 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45390 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda a Formação de Professores de Matemática por meio d Lesson
Study (LS), que é um processo de desenvolvimento profissional cuja origem é o Japão
no século XX. Para concretizar a pesquisa, foram realizados estudos teóricos sobre o
conhecimento e desenvolvimento profissional do professor e a formação do professor
que ensina Matemática no Brasil. Igualmente, foi realizado um aprofundamento teórico
sobre o Lesson Study, especialmente, na formação de professores que atuam nos
anos finais do ensino fundamental. Nesse escopo, a presente pesquisa tem como
objetivo geral: compreender as contribuições da LS na ampliação do conhecimento do
professor sobre a disciplina que ministra e sobre as necessidades didáticas que ela
impõe a sua prática docente. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e
interpretativa, integrando professores, estudantes e pesquisadora para a realização
de um ciclo de LS. Os dados foram coletados por meio da observação participante,
gravação em vídeo e em áudio das sessões, transcrições das gravações,
questionários, videoaulas e diário de bordo. Vislumbrou-se a constituição de um
espaço formativo e as ações de estudo, planejamento, desenvolvimento e análise da
aula investigativa. Os resultados evidenciam maior entendimento por parte dos
professores sobre o que é necessário observar em relação aos conteúdos, às
aprendizagens, aos estudantes, antes, durante e após a elaboração e aplicação de
um planejamento de aula. Os achados da pesquisa mostraram também que o LS pôde
incentivar um engajamento destes professores no sentido de compreenderem a
importância da elaboração de estratégias com um foco na didática e em diferentes
contextos, minimizando entraves de formação profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Lesson study : contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lesson Study | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study addresses Mathematics Teacher Training through Lesson Study (LS),
which is a professional development process whose origin is Japan in the 20th century.
To carry out the research, theoretical studies were carried out on the knowledge and
professional development of the teacher and the training of the teacher who teaches
Mathematics in Brazil. Likewise, a theoretical deepening was carried out on Lesson
Study, especially in the training of teachers who work in the final years of elementary
school. In this scope, the present research has as general objective: to understand the
contributions of SL in the expansion of the professor's knowledge about the discipline
he teaches and about the didactic needs that it imposes on his teaching practice.
Therefore, a qualitative and interpretative research was developed, integrating
professors, students, and researcher to carry out a SL cycle. Data were collected
through participant observation, video and audio recording of the sessions, transcripts
of recordings, questionnaires, video classes and a logbook. The constitution of a
training space and the actions of study, planning, development, and analysis of the
investigative class were envisioned. The results show a greater understanding on the
part of the teachers about what is necessary to observe in relation to the contents, the
learning, the students, before, during and after the elaboration and application of a
lesson plan. The research findings also showed that the SL could encourage these
teachers to engage to understand the importance of developing strategies with a focus
on didactics and in different contexts, minimizing obstacles to professional training. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|