Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bezerra, Maria do Carmo de Lima | - |
dc.contributor.author | Florêncio, Cristina Maria Correia de Mello | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T22:02:38Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22T22:02:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-12 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Cristina Maria Correia de. Locação social: estratégia de provisão de moradia a população de baixa renda. 2022. 374 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45365 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As políticas de habitação social praticadas no Brasil dispõem de uma única alternativa de
provisão habitacional: construção de unidades habitacionais para venda subsidiada, o que se
caracteriza um tratamento da habitação como um bem de consumo, pois está associada à
conquista da propriedade. Essa prática não tem conseguido ao longo dos anos suprir toda a
demanda de moradia para a população de baixa renda, ocasionando filas enormes na espera
pelas residências, incentivo a ocupação irregular do solo urbano e a manutenção de uma
população morando de aluguel no mercado privado de loteamentos periféricos ou nos
assentamentos informais já existentes, nos quais o governo não atua para regular atenuando
sobre preços para famílias de baixa renda. Por outro lado, a locação social, apesar de presente
em alguns planos habitacionais brasileiros como uma alternativa para moradia, ainda não é uma
política difundida no Brasil, sendo sua adoção uma mudança na percepção da habitação que
passa a ser tratada como um serviço público oferecido pelo Estado. Foi incluída na Política
Nacional de Habitação em 2004, decorrente da visão de técnicos do setor que vislumbravam
para o Brasil os resultados que se obtém com sua aplicação no plano internacional onde,
consegue atender um maior quantitativo de pessoas ao mesmo tempo que dialoga com a política
de desenvolvimento urbano. Passados dezoito anos essa alternativa encontra-se sem maior
aderência com a prática dos diferentes agentes produtores e promotores da habitação no Brasil.
A pesquisa debruça-se sobre as condições institucionais e normativas que levam aos diferentes
agentes intervenientes na habitação a não se mobilizarem para sua adoção no país vis a vis o
que ocorre na experiência internacional. A discussão iniciou-se pela revisão conceitual e teórica
da habitação social, relacionando-a como um bem de consumo ou como um serviço e
ponderando as dificuldades de novas estratégias de moradia devido à cultura da casa própria.
Seguiu com a construção de procedimentos de análise a partir das experiências de locação social
na França, Inglaterra e Estados Unidos, avaliando os agentes intervenientes e observando as
estratégias e ações capazes de promover os êxitos e/ou entraves de cada programa de locação
social. Observou-se ainda os atores participantes do processo de produção da moradia social
brasileira e a visão geral da política de locação social no Brasil, estudando os municípios que a
contemplam e o que tem sido feito para a sua implantação. Considerou-se para estudo no Brasil
o Programa de locação social do município de São Paulo, que possui maior grau de implantação,
onde foi identificado toda a rede de agentes presente nas várias etapas do programa, além das
suas características, ações e inserção urbana, de forma a contrapor os achados com os
procedimentos de análise estruturados a partir de uma das experiências internacionais: o
Programa das HLM na França. Vários foram os resultados obtidos em termos de aprendizado
para concepção de um programa bem-sucedido de locação social com destaque para o fato de
aqui, no Brasil, notar a presença exclusiva de agentes públicos, o Estado, desenvolvendo as
mesmas funções de promoção/regulação, gestão, operação e financiamento do programa. Fato
diferente ocorre na França, onde o Estado passou a ter as funções apenas de regular/promover
e, por vezes, financiar a locação social, enquanto as entidades sociais e/ou construtores privados
ficaram com as funções de produzir e gerir as unidades habitacionais. Nesse papel regulador se
encontra, também, uma forte articulação entre políticas habitacionais e urbanas, promovendo
uma boa inserção da habitação na estrutura da cidade e apoiando projetos de revitalização
urbana. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Locação social : estratégia de provisão de moradia a população de baixa renda | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Provisão habitacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Habitação popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política habitacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Habitação social | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The social housing policies practiced in Brazil have a single alternative for housing provision:
construction of housing units for subsidized sale, which characterizes a treatment of housing as
a consumer good, as it is associated with the conquest of property. Over the years, this practice
has not been able to meet all the housing demand for the low-income population, causing huge
queues waiting for homes, encouraging irregular occupation of urban land, and maintaining a
population living on rent in the private market of outlying subdivisions or in existing informal
settlements, in which the government does not act to regulate by mitigating prices for lowincome families. On the other hand, social leasing, despite being present in some Brazilian
housing plans as an alternative to housing, is still not a widespread policy in Brazil, and its
adoption is a change in the perception of housing that is treated as a public service offered. by
the State. It was included in the National Housing Policy in 2004, as a result of the vision of
technicians in the sector who envisioned for Brazil the results obtained with its application at
the international level, where it manages to serve a greater number of people while dialoguing
with the policy of urban development. Eighteen years later, this alternative is without greater
adherence to the practice of different housing producers and promoters in Brazil. The research
focuses on the institutional and normative conditions that lead the different agents involved in
housing not to mobilize for its adoption in the country vis a vis what happens in the international
experience. The discussion began with a conceptual and theoretical review of social housing,
relating it to a consumer good or a service and considering the difficulties of new housing
strategies due to the culture of home ownership. It continued with the construction of analysis
procedures based on the experiences of social leasing in France, England and the United States,
evaluating the intervening agents and observing the strategies and actions capable of promoting
the successes and/or obstacles of each social leasing program. It was also observed the actors
participating in the production process of Brazilian social housing and the overview of the social
rental policy in Brazil, studying the municipalities that contemplate it and what has been done
for its implementation. The Social Lease Program in the city of São Paulo was considered for
study in Brazil, which has a higher degree of implementation, where the entire network of
agents present in the various stages of the program was identified, in addition to its
characteristics, actions and urban insertion, in order to contrast the findings with the analysis
procedures structured from one of the international experiences: the HLM Program in France.
There were several results obtained in terms of learning for the design of a successful program
of social rental, highlighting the fact that here, in Brazil, we notice the exclusive presence of
public agents, the State, developing the same promotion/regulation functions , management,
operation and financing of the program. A different fact occurs in France, where the State has
only the functions of regulating/promoting and, sometimes, financing social leasing, while
social entities and/or private builders are left with the functions of producing and managing
housing units. In this regulatory role, there is also a strong articulation between housing and
urban policies, promoting a good insertion of housing in the city structure and supporting urban
revitalization projects. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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