Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45243
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AlissonCostaRocha.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorRocha, Alisson Costa-
dc.date.accessioned2022-12-01T21:45:22Z-
dc.date.available2022-12-01T21:45:22Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.date.submitted2022-07-30-
dc.identifier.citationROCHA, Alisson Costa. Laicidade e religião na Educação Básica do Distrito Federal. 2022. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45243-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da dissertação, a ser desenvolvida a partir da apresentação da teoria social em Marx, é investigar como se manifesta a relação laicidade e religiosidade entre os estudantes da Educação Pública no Ensino Médio da escola pública DF. A intenção é a de compreender as categorias laicidade, religião e educação, com a finalidade de pesquisar a proposta do currículo em movimento da SEEDF - Secretaria de Estado de Educação do DF (2014). Este documento garante uma educação laica, diversa e plural, permitindo uma educação democrática em prol da construção da paz social. Para focalizar mais a pesquisa delineamos como objetivos específicos: identificar como se apresenta a relação laicidade e religiosidade nos documentos oficiais na educação básica do Distrito Federal; observar a presença ou não de manifestações religiosas no interior da escola e conhecer a relação histórica entre laicidade e educação escolar. A investigação utilizou-se da análise documental na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no Currículo em Movimento da SEEDF e na Base Nacional Comum Curricular, de modo a entender a relação da comunidade escolar com a diversidade religiosa e a laicidade garantida nos documentos oficiais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLaicidade e religião na Educação Básica do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordLaicidadept_BR
dc.subject.keywordReligiãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of the dissertation, to be developed from the presentation of social theory in Marx, is to investigate how the relationship between secularism and religiosity manifests itself among the students of Public Education in the High School of the public school DF. The intention is to understand the categories secularity, religion and education, with the purpose of researching the proposal of the curriculum in motion of SEEDF - Secretary of State for Education of the DF (2014). This document guarantees a secular, diverse and plural education, allowing a democratic education for the construction of social peace. In order to focus the research further, we outlined the following specific objectives: to identify how the relationship between secularism and religiosity is presented in official documents in basic education in the Federal District; to observe the presence or not of religious manifestations inside the school and to know the historical relationship between secularism and school education. The investigation used documental analysis in the Law of Directives and Bases of Education (LDB), in the Curriculum in Motion of SEEDF and in the National Common Curricular Base, in order to understand the relationship of the school community with religious diversity and guaranteed secularism. in official documents.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.