Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gastal, Maria Luiza de Araújo | - |
dc.contributor.author | Pena, Andreia Lelis | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T21:39:52Z | - |
dc.date.available | 2022-11-11T21:39:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-22 | - |
dc.identifier.citation | PENA, Andreia Lelis. Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza: um passo nessa história. 2022. 160 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45175 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | No momento presente, discutir sexualidade em sala de aula tem sido assimilado como
uma atribuição dos professores de Ciências da Natureza e, em tempos de escola inclusiva, essa
responsabilidade ganhou novos contornos e até mesmo os temas biológico-higienistas
assumiram outras dimensões, como nos revela a revisão da literatura. A formação inicial desses
professores parece ter passado por mudanças significativas tanto no que se refere à inclusão
quanto à Educação em Sexualidade. Essas transformações parecem caminhar lentamente no
sentido de facilitar a atividade pedagógica, como descrito por estudos nessas áreas do
conhecimento. O presente trabalho tem por objetivo identificar como os professores de Ciências
da Natureza elaboram seu entendimento a respeito da Educação Inclusiva e da Educação em
Sexualidade durante a licenciatura, bem como a percepção da importância dessa formação para
que haja condições de promover a articulação entre os temas em sua prática pedagógica na
perspectiva de propor uma Educação Inclusiva em Sexualidade. Os elementos utilizados na
pesquisa foram construídos por meio de entrevistas narrativas com professores licenciados para
trabalhar com Ciências da Natureza, que tivessem experiência em turmas da Educação Básica
e foram analisados empregando a Análise Textual Discursiva. Os professores entrevistados
apontam problemas na formação inicial de diferentes naturezas e nas duas áreas, a saber,
inclusão e sexualidade, bem como na articulação entre elas. A legislação tornou os estudos
sobre inclusão obrigatória, todavia, no que tange à Educação em Sexualidade, não há
obrigatoriedade legal, consequentemente acabam não acontecendo de maneira sistematizada.
Propomos a denominação Educação Inclusiva em Sexualidade na perspectiva de ampliar os
conceitos de sexualidade e Educação em Sexualidade com vistas a associá-los à inclusão,
entendendo a inclusão como uma forma de envolver toda diversidade que se manifesta em um
corpo biológico. A falta de formação inicial dos professores de Ciências da Natureza em
Educação Inclusiva em Sexualidade resulta em dificuldades no momento de desenvolver
projetos que envolvam as duas áreas na Educação Básica. Restam muitas indagações sobre a
Educação Inclusiva em Sexualidade, que deve ser entendida como um campo em constante
desenvolvimento. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva em sexualidade e formação inicial de professores de Ciências da Natureza : um passo nessa história | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusive education in sexuality and initial training of Natural Science teachers : a step in this history | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em sexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciatura | pt_BR |
dc.description.abstract1 | At the present time, discussing sexuality in the classroom is assimilated as an
assignment of NC teachers, in times of inclusive school this responsibility has gained new
contours and even biological-hygienist themes have taken on other dimensions, as the literature
review reveals. The initial training of these teachers seems to have undergone significant
changes in terms of inclusion; as for Sexuality Education, transformations seem to move slowly
towards facilitating pedagogical activity, as described by studies in these areas of knowledge.
The present work aims to identify how Natural Sciences (NC) teachers develop their
understanding of Inclusive Education and Sexuality Education during the degree and the
perception of the importance of this training so that there are conditions to promote the
articulation between the themes in its pedagogical practice, in the perspective of proposing an
Inclusive Education in Sexuality. The elements used in the research were constructed through
narrative interviews with teachers licensed to work with NC who had experience in Basic
Education (EB) classes and were analyzed using discursive textual analysis. The teachers
interviewed point out problems in the initial training of different natures and in both areas,
namely, inclusion and sexuality, as well as in the articulation between them. The legislation
made studies on inclusion mandatory, however, with regard to Education in Sexuality, there is
no legal obligation, consequently they end up not happening in a systematic way. We propose
the denomination Inclusive Education in Sexuality (EIS) in the perspective of expanding the
concepts of sexuality and Education in Sexuality with a view to associating them with inclusion,
understanding inclusion as a way of involving all the diversity that is manifested in a biological
body. The lack of initial training of NC teachers in Inclusive Education in Sexuality results in
difficulties when developing projects that involve both areas in EB. Many questions remain
about EIS, which must be understood as a field in constant development. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|