Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45155
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_InovacoesTendenciasEnsino.pdf19,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmorim, Cláudia Naves David (org.)-
dc.contributor.authorSales, Gustavo de Luna (org.)-
dc.contributor.authorSilva, Joára Cronemberger Ribeiro (org.)-
dc.contributor.authorDurante, Luciane Cleonice (org.)-
dc.contributor.authorBüttner, Simone Berigo (org.)-
dc.date.accessioned2022-11-10T18:26:59Z-
dc.date.available2022-11-10T18:26:59Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationAMORIM, Cláudia Naves David et. al. (org.). Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído. Cuiabá: UnB; UFMT, 2022. 65 p., il. ISBN 978-65-00-54215-8.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-54215-8-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45155-
dc.description.abstractO livro “Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído” apresenta uma seleção de artigos apresentados no VI Enanparq, ocorrido em 2021, durante a pandemia de Covid-19. As contribuições trazidas por esse livro demonstram que teorias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda estão sendo discutidas e formuladas e que muitos experimentos vêm sendo desenvolvidos, na busca de melhores práticas. No âmbito da pesquisa e formação em conforto ambiental e arquitetura sustentável, destaca-se um ambiente variável, ambíguo e complexo, que demanda novas perspectivas para o ensino em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Nesse contexto, faz-se destaque à pedagogia intitulada blended learning, ou aprendizagem híbrida, método que une elementos do ensino online e presencial, muito explorado durante a pandemia. Faz-se destaque também à sala de aula invertida, em que o estudante deve assistir a palestras e ler textos disponibilizados antes das aulas práticas, de forma a aumentar o tempo em sala de aula para a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Os resultados dessas novas pedagogias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda não se demonstraram, no entanto, inteiramente positivos, sendo a discussão de estudos de caso bastante válida. Vale ressaltar, nesse sentido, que a tradição do ateliê para o ensino de projeto arquitetônico não se demostra facilmente adaptável ao ensino à distância, tendo em vista o princípio da conversa reflexiva entre estudante e instrutor.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construídopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.subject.keywordArquiteturapt_BR
dc.subject.keywordAcústica arquitetônicapt_BR
dc.subject.keywordConforto ambientalpt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se aos termos de autorização assinados pelos organizadores com as seguintes condições: Atribuição-NãoComercial (BY-NC) Obrigatório dar crédito ao autor da obra. Proibido uso comercial da obra. Permite obras derivadas. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas do seu trabalho, desde que não comercialmente e sempre indicando sua autoria.Obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença, mas devem sempre dar os créditos à sua autoria.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
dc.description.unidadeDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)-
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.