Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Amorim, Cláudia Naves David (org.) | - |
dc.contributor.author | Sales, Gustavo de Luna (org.) | - |
dc.contributor.author | Silva, Joára Cronemberger Ribeiro (org.) | - |
dc.contributor.author | Durante, Luciane Cleonice (org.) | - |
dc.contributor.author | Büttner, Simone Berigo (org.) | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T18:26:59Z | - |
dc.date.available | 2022-11-10T18:26:59Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Cláudia Naves David et. al. (org.). Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído. Cuiabá: UnB; UFMT, 2022. 65 p., il. ISBN 978-65-00-54215-8. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-54215-8 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45155 | - |
dc.description.abstract | O livro “Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído” apresenta uma seleção de artigos apresentados no VI Enanparq, ocorrido em 2021, durante a pandemia de Covid-19. As contribuições trazidas por esse livro demonstram que teorias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda estão sendo discutidas e formuladas e que muitos experimentos vêm sendo desenvolvidos, na busca de melhores práticas. No âmbito da pesquisa e formação em conforto ambiental e arquitetura sustentável, destaca-se um ambiente variável, ambíguo e complexo, que demanda novas perspectivas para o ensino em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Nesse contexto, faz-se destaque à pedagogia intitulada blended learning, ou aprendizagem híbrida, método que une elementos do ensino online e presencial, muito explorado durante a pandemia. Faz-se destaque também à sala de aula invertida, em que o estudante deve assistir a palestras e ler textos disponibilizados antes das aulas práticas, de forma a aumentar o tempo em sala de aula para a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Os resultados dessas novas pedagogias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda não se demonstraram, no entanto, inteiramente positivos, sendo a discussão de estudos de caso bastante válida. Vale ressaltar, nesse sentido, que a tradição do ateliê para o ensino de projeto arquitetônico não se demostra facilmente adaptável ao ensino à distância, tendo em vista o princípio da conversa reflexiva entre estudante e instrutor. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acústica arquitetônica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conforto ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se aos termos de autorização assinados pelos organizadores com as seguintes condições: Atribuição-NãoComercial (BY-NC) Obrigatório dar crédito ao autor da obra. Proibido uso comercial da obra. Permite obras derivadas. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas do seu trabalho, desde que não comercialmente e sempre indicando sua autoria.Obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença, mas devem sempre dar os créditos à sua autoria. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC) | - |
Aparece nas coleções: | Livros e afins
|