Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Salvador, Evilásio da Silva | - |
dc.contributor.author | Baumgarten, Luisa Marques da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T20:39:44Z | - |
dc.date.available | 2022-11-09T20:39:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.citation | BAUMGARTEN, Luisa Marques da Rocha. Os efeitos da política de austeridade fiscal no orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil entre os anos de 2015 e 2021. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45152 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema principal desta pesquisa relaciona os efeitos da política de austeridade fiscal no orçamento
do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) entre os anos de 2015 e 2021. O
principal objetivo foi compreender a repercussão da política de ajuste fiscal permanente em curso
no Brasil desde a década de 1990 no orçamento e financiamento do PNAES nos anos supracitados.
Para tal, iniciamos um estudo sobre a conformação do Estado capitalista brasileiro, o fundo público
e a forma de financiamento das políticas sociais em contexto de austeridade fiscal no país.
Também relacionamos o estabelecimento da educação superior no Brasil, sua imbricação com o
capital, assim como da assistência estudantil, que não pode ser desvinculada da história da política
de educação. Buscamos também, por meio de dados extraídos do SIGA Brasil, deslindar a
evolução do orçamento da Função Educação da Subfunção Ensino Superior e da Ação 4002, que
corresponde à ação orçamentária de Assistência ao Estudante de Ensino Superior, ao longo da
série história delimitada nesta dissertação. Há também uma breve demonstração de um caso
exemplificativo sobre o financiamento da assistência estudantil na Universidade de Brasília. O
método utilizado foi o histórico-dialético da tradição marxista, compreendendo a realidade como
um conjunto de processos que se relacionam entre si e se influenciam mutuamente. Os
procedimentos metodológicos foram levantamento bibliográfico, levantamento de dados
orçamentários e financeiros e análise do conteúdo. Concluiu-se a partir de 2015, considerando o
acirramento da política de austeridade fiscal no Brasil que tem como um de seus motes a aprovação
da EC nº. 95/2016, houve uma diminuição a cada ano do repasse proporcional de orçamento
específico para a política de assistência estudantil nacional e na UnB, ao considerarmos valores
autorizados e valores pagos com base no orçamento público federal de cada exercício financeiro
aqui estudado na série histórica que compreende os anos de 2015 a 2021. Nossa hipótese, de que
houve diminuição do repasse proporcional de orçamento específico para essa política – em valores
reais e deflacionados a partir do deflator IPCA – mesmo com orientações de planos e programas
para democratização e ampliação do acesso de estudantes nas universidades federais, foi
confirmada e há um longo caminho a ser percorrido em busca de uma educação superior de
qualidade, acessível e gratuita. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os efeitos da política de austeridade fiscal no orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil entre os anos de 2015 e 2021 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política de austeridade fiscal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ajuste fiscal | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main theme of this research relates the effects of the fiscal austerity policy on the budget of
the National Student Assistance Program (PNAES) between the years 2015 and 2021. The main
objective was to understand the repercussion of the permanent fiscal adjustment policy underway
in Brazil since the 1990s on the budget and funding of the PNAES in the aforementioned years.
To this end, we began a study on the conformation of the Brazilian capitalist state, the public fund,
and the form of financing social policies in the context of fiscal austerity in the country. We also
related the establishment of higher education in Brazil, its imbrication with capital, as well as
student assistance, which cannot be disconnected from the history of education policy. We have
also tried, by means of data extracted from SIGA Brazil, to unravel the evolution of the budget of
the Education Function of the Higher Education Subfunction and of Action 4002, which
corresponds to the budget action of Assistance to Higher Education Students, throughout the
historical series delimited in this dissertation. There is also a brief demonstration of an exemplary
case on the financing of student assistance at the University of Brasilia. The method used was the
historical-dialectical of the Marxist tradition, understanding reality as a set of processes that relate
to and influence each other. The methodological procedures were bibliographic survey, budget
and financial data survey and content analysis. It was concluded that from 2015 on, considering
the intensification of the fiscal austerity policy in Brazil that has as one of its mottos the approval
of EC no. 95/2016, there was a decrease every year of the proportional transfer of specific budget
for the national student assistance policy and in the UnB, when considering authorized values and
paid values based on the federal public budget of each financial year studied here in the historical
series that comprises the years 2015 to 2021. Our hypothesis, that there was a decrease in the
proportional transfer of the specific budget for this policy - in real and deflated values based on
the IPCA deflator - even with the guidelines of plans and programs for democratization and
expansion of student access in federal universities, was confirmed and there is a long way to go in
search of quality, accessible and free higher education. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:lubaumgarten@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|