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dc.contributor.authorSantos, Rainri Back dos-
dc.date.accessioned2022-11-04T21:06:32Z-
dc.date.available2022-11-04T21:06:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBACK, Rainri. Quem a sociedade de controle pretende formar? Educação e Sociedade, Campinas, v. 43, e243734, 2022. DOI 10.1590/ES.243734. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/YKBgjGPMKMygRHbPWrGt33b/?lang=pt. Acesso em: 04 nov. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45109-
dc.description.abstractEste é um ensaio de filosofia da educação e se propõe mostrar qual ser humano a sociedade de controle pretende formar. Ele parte de uma concepção filosófica de educação, definida na introdução. Então, busca compreender a diferença entre moldagem e modulação – fundamental para a diferença entre disciplina e controle. Só então é possível explicar por que a sociedade de controle supre as deficiências da sociedade disciplinar. A sociedade de controle exprime sua forma em máquinas computacionais que, em rede, tornaram onipresentes os algoritmos. Seu poder de modulação é infinitamente mais contínuo e variável quando comparado à disciplina. Logo, resta saber qual perfil humano tais máquinas almejam formar. Por fim, é necessário esclarecer por que o controle, em vez do esgotamento, caracteriza melhor a sociedade do século XXI.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleQuem a sociedade de controle pretende formar?pt_BR
dc.title.alternativeWho does the control society intend to form?pt_BR
dc.title.alternative¿A quién pretende formar la sociedad de control?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordControle socialpt_BR
dc.subject.keywordOntologiapt_BR
dc.rights.licenseEducação e Sociedade - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC. Fonte: https://www.scielo.br/journal/es/about/#about. Acesso em: 04 nov. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/ES.243734pt_BR
dc.description.abstract1This is an essay on philosophy of education and it aims to show which human being the control society intends to form. It starts from a philosophical conception of education, defined in the introduction. It then seeks to understand the difference between molding and modulation – fundamental to the difference between discipline and control. Only then it is possible to explain why the control society corrects the deficiencies of the disciplinary society. The control society expresses its form in computational machines which, in a network, made algorithms ubiquitous. Its modulation power is infinitely more continuous and variable when compared to discipline. So it remains to be seen which human profile such machines aim to form. Finally, it is necessary to clarify why control, rather than exhaustion, better characterizes 21st century society.pt_BR
dc.description.abstract2Este es un ensayo sobre filosofía de la educación y pretende mostrar qué ser humano pretende formar la sociedad de control. Se parte de una concepción filosófica de la educación, definida en la introducción. Por lo tanto, se busca comprender la diferencia entre moldeado y modulación, fundamental para la diferencia entre disciplina y control. Sólo entonces es posible explicar por qué la sociedad de control compensa las deficiencias de la sociedad disciplinaria. La sociedad de control expresa su forma en máquinas computacionales que, en una red, hicieron omnipresentes a los algoritmos. Su poder de modulación es infinitamente más continuo y variable en comparación con la disciplina. Por lo tanto, queda por ver qué perfil humano pretenden formar tales máquinas. Finalmente, es necesario aclarar por qué el control, más que el agotamiento, caracteriza mejor a la sociedad del siglo XXI.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4015-3859pt_BR
dc.contributor.emailmailto:rainri.back@yahoo.com.brpt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
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