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Title: Quem a sociedade de controle pretende formar?
Other Titles: Who does the control society intend to form?
¿A quién pretende formar la sociedad de control?
Authors: Santos, Rainri Back dos
metadata.dc.contributor.email: mailto:rainri.back@yahoo.com.br
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-4015-3859
Assunto:: Educação
Filosofia da educação
Controle social
Ontologia
Issue Date: 2022
Publisher: Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
Citation: BACK, Rainri. Quem a sociedade de controle pretende formar? Educação e Sociedade, Campinas, v. 43, e243734, 2022. DOI 10.1590/ES.243734. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/YKBgjGPMKMygRHbPWrGt33b/?lang=pt. Acesso em: 04 nov. 2022.
Abstract: Este é um ensaio de filosofia da educação e se propõe mostrar qual ser humano a sociedade de controle pretende formar. Ele parte de uma concepção filosófica de educação, definida na introdução. Então, busca compreender a diferença entre moldagem e modulação – fundamental para a diferença entre disciplina e controle. Só então é possível explicar por que a sociedade de controle supre as deficiências da sociedade disciplinar. A sociedade de controle exprime sua forma em máquinas computacionais que, em rede, tornaram onipresentes os algoritmos. Seu poder de modulação é infinitamente mais contínuo e variável quando comparado à disciplina. Logo, resta saber qual perfil humano tais máquinas almejam formar. Por fim, é necessário esclarecer por que o controle, em vez do esgotamento, caracteriza melhor a sociedade do século XXI.
Abstract: This is an essay on philosophy of education and it aims to show which human being the control society intends to form. It starts from a philosophical conception of education, defined in the introduction. It then seeks to understand the difference between molding and modulation – fundamental to the difference between discipline and control. Only then it is possible to explain why the control society corrects the deficiencies of the disciplinary society. The control society expresses its form in computational machines which, in a network, made algorithms ubiquitous. Its modulation power is infinitely more continuous and variable when compared to discipline. So it remains to be seen which human profile such machines aim to form. Finally, it is necessary to clarify why control, rather than exhaustion, better characterizes 21st century society.
Resumen: Este es un ensayo sobre filosofía de la educación y pretende mostrar qué ser humano pretende formar la sociedad de control. Se parte de una concepción filosófica de la educación, definida en la introducción. Por lo tanto, se busca comprender la diferencia entre moldeado y modulación, fundamental para la diferencia entre disciplina y control. Sólo entonces es posible explicar por qué la sociedad de control compensa las deficiencias de la sociedad disciplinaria. La sociedad de control expresa su forma en máquinas computacionales que, en una red, hicieron omnipresentes a los algoritmos. Su poder de modulación es infinitamente más continuo y variable en comparación con la disciplina. Por lo tanto, queda por ver qué perfil humano pretenden formar tales máquinas. Finalmente, es necesario aclarar por qué el control, más que el agotamiento, caracteriza mejor a la sociedad del siglo XXI.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença:: Educação e Sociedade - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC. Fonte: https://www.scielo.br/journal/es/about/#about. Acesso em: 04 nov. 2022.
DOI: https://doi.org/10.1590/ES.243734
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