Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Moraes, Raquel de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T14:45:17Z | - |
dc.date.available | 2022-10-26T14:45:17Z | - |
dc.date.issued | 2002-10-02 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Raquel de Almeida. Banco Mundial, formação de professores e informática na educação. Linhas Críticas, Brasília, v. 7, n. 12, p. 99-112, 2001. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889. Acesso em: 17 fev. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45068 | - |
dc.description.abstract | O artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Banco Mundial, formação de professores e informática na educação | pt_BR |
dc.title.alternative | World Bank, teachers' formation formation and computer in the education | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - financiamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Banco Mundial | pt_BR |
dc.rights.license | Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889 | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|