Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Granemann, Sérgio Ronaldo | - |
dc.contributor.author | Leite, Cesar Eduardo | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-13T17:56:37Z | - |
dc.date.available | 2022-10-13T17:56:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-26 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Cesar Eduardo. O transporte urbano de cargas e a qualidade de vida da população: um estudo no Plano Piloto de Brasília. 2022. xii, 85 f., il. Tese (Doutorado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45038 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transporte Urbano de Cargas (TUC) é responsável pela movimentação de mercadorias nas
áreas urbanas para atender às necessidades dos cidadãos, sendo essencial para o
desenvolvimento econômico. No entanto, o TUC contribui para a geração de impactos adversos
à sociedade e ao meio ambiente, como congestionamentos e poluição. Já que o TUC é,
simultaneamente, um dos responsáveis por manter o estilo de vida urbano e gerar externalidades
negativas que impactam a vida dos moradores, esta pesquisa avalia como a infraestrutura urbana
e as externalidades negativas geradas pelo TUC influenciam a qualidade de vida dos moradores
das cidades. É assumido que a infraestrutura urbana é de responsabilidade dos gestores públicos
e influenciada pelo empresariado; as externalidades negativas são decorrentes das operações de
TUC e influenciadas pelas ações do governo. Por fim, a infraestrutura e as externalidades
influenciam na qualidade de vida dos moradores. A pesquisa é realizada em Brasília, no Brasil,
uma cidade planejada com problemas de tráfego intenso, ruído, poluição do ar e
congestionamento. Foi elaborado um questionário com 22 questões para avaliar se as
externalidades negativas geradas pelo TUC e infraestrutura urbana influenciam na percepção
da qualidade de vida da população. O questionário fornece dados para validar sete hipóteses
elaboradas para esta pesquisa, apresentado via web para os moradores do Plano Piloto de
Brasília. Foram obtidas 403 respostas válidas, que tiveram seus dados analisados por
Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com a abordagem Partial Least Squares (PLSSEM). O modelo do tipo Composto Formativo é configurado com duas variáveis independentes
(Gestão Pública e Gestão Privada), duas intervenientes (Infraestrutura e Externalidades) e uma
dependente (Qualidade de Vida). Os resultados mostram que a qualidade de vida da população
é mais influenciada pelas externalidades negativas geradas pelo TUC do que pela infraestrutura
urbana, sendo a primeira negativa e a segunda positiva. Além disso, os resultados mostram uma
forte influência da gestão pública e privada nas externalidades e, por outro lado, baixa influência
da infraestrutura. Por fim, um roteiro indica as questões que devem ser prioritárias para
melhorar a qualidade de vida do Plano Piloto de Brasília, que apontam como prioridade a
capacidade das vias, o uso adequado e o número de vagas para carga e descarga. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O transporte urbano de cargas e a qualidade de vida da população : um estudo no Plano Piloto de Brasília | pt_BR |
dc.title.alternative | Urban freight transport on the residents’ quality of life : a study in Plano Piloto de Brasília | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte urbano de carga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura de transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelagem de equações estruturais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Urban Freight Transport (UFT) is responsible for moving goods in urban areas to meet the
needs of citizens, therefore, UFT is essential for economic development. However, the UFT
contributes to the generation of adverse impacts on society and the environment, such as
congestion and pollution. Since the UFT is, simultaneously, one of those responsible for
maintaining the urban lifestyle and generating negative externalities that impact the lives of
residents, this research assesses how the urban infrastructure and the negative externalities
generated by the UFT influence the quality of life of the residents. It is assumed that urban
infrastructure is the responsibility of public managers and influenced by the business
community; negative externalities arise from UFT operations and are influenced by government
actions. Finally, infrastructure and externalities influence the quality of life of residents. The
research is carried out in Brasília, Brazil, a planned city with problems of heavy traffic, noise,
air pollution and congestion. A questionnaire with 22 questions was developed to assess
whether the negative externalities generated by the UFT, and urban infrastructure influence the
perception of the population's quality of life. The questionnaire provides data to validate seven
hypotheses developed for this research, presented via the web to the residents of the Plano Piloto
of Brasília. 403 valid responses were obtained, which had their data analyzed by Structural
Equation Modeling (SEM), with the Partial Least Squares approach (PLS-SEM). The Training
Composite model is configured with two independent variables (Public Management and
Private Management), two intervening variables (Infrastructure and Externalities) and one
dependent (Quality of Life). The results show that the population's quality of life is more
influenced by the negative externalities generated by the UFT than by the urban infrastructure,
the first being negative and the second positive. In addition, the results show a strong influence
of public and private management on externalities and, on the other hand, low influence of
infrastructure. Finally, a roadmap indicates the issues that should be prioritized to improve the
quality of life of the Plano Piloto de Brasília, which point out as a priority the capacity of the
roads, the proper use, and the number of spaces for loading and unloading. | pt_BR |
dc.contributor.email | cesareleite@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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