Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Yannoulas, Silvia Cristina | - |
dc.contributor.author | Silva, Isabela Fernanda Barros | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T22:08:12Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T22:08:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Isabela Fernanda Barros. As implicações do REUNI no processo de intensificação do trabalho docente na Educação Superior: a experiência da Universidade de Brasília. 2022. 103 f., il. Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45013 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta um estudo sobre a intensificação do trabalho docente no âmbito das
reformas no Ensino Superior, principalmente ao que tange o Programa de Apoio a
Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI – Decreto
6.096/07). O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como o processo de expansão de
vagas e a democratização do acesso ao ensino impactou o trabalho docente. Essa relação
foi observada a partir de uma pesquisa na Universidade de Brasília (UnB), submetida a
aprovação do Cep-Conep via Plataforma Brasil. A pesquisa de caráter qualitativo foi
realizada no ano de 2019, período que antecede a Pandemia da Covid-19 no Brasil. Os
sujeitos da pesquisa foram 24 docentes, das Ciências Exatas, Ciências da Vida,
Humanidades, Artes e Letras, entrevistados por meio de um roteiro semiestruturado.
Como método que nos ajuda a entender a realidade, utilizamos o materialismo históricodialético. Os resultados gerais da pesquisa apontam que: i) há maior necessidade de
responder aos trabalhos administrativos por parte dos docentes; ii) extensa carga de
trabalho fora de expediente; iii) produção aligeirada para cumprir exigências; iv)
comprometimento da vida social, familiar; v) aprofundamento do individualismo; vi) as
mulheres se sentem mais sobrecarregadas; vi) feminização do magistério marcado pela
profissionalização docente das mulheres e vii) adoecimento docente com agravos à
saúde mental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As implicações do REUNI no processo de intensificação do trabalho docente na Educação Superior : a experiência da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Divisão sexual do trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis presents a study on the intensification of teaching work within the scope of
reforms in Higher Education, especially with regard to the Support Program for
Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities (REUNI – Decree 6096/07).
The general objective of this research was to analyze how the process of expansion of
vacancies and the democratization of access to education impacted teaching work. This
relationship was observed from a survey at the University of Brasília (UnB), submitted
for approval by Cep-Conep via Plataforma Brasil. The research took place through
interviews, using a semi-structured questionnaire with 24 professors, being these from
the Exact Sciences, Life Sciences, Humanities, Arts and Letters. As a method that helps
us understand reality, we use dialectical historical materialism. The general results of
the research indicate that: i) there is a greater need to respond to administrative work on
the part of professors; ii) extensive out-of-hours workload; iii) lightened production to
meet requirements; iv) impairment of social and family life; v) deepening of
individualism; vi) women feel more burdened; vi) feminization of teaching marked by
the professionalization of women in teaching. | pt_BR |
dc.contributor.email | isasilva@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|