Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Marcus Vinicius Soares | - |
dc.contributor.author | Vieira, Samuel Falcão Borges de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-30T22:04:09Z | - |
dc.date.available | 2022-09-30T22:04:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-08 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Samuel Falcão Borges de Lima. O empreendedorismo social entre a lógica empresarial e a solidária: um estudo organizacional crítico. 2022. xiii, 158 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44947 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo compreender como se configura o discurso
político, ideológico e gerencial do empreendedorismo social, tendo em vista as
contradições entre a lógica de mercado da constituição empresarial e a lógica de
solidariedade que permeia as ações sociais. Com base em um referencial teórico
fundamentado nos estudos organizacionais críticos, esta pesquisa, de natureza
exploratória e de abordagem essencialmente qualitativa, utilizou as asserções teóricometodológicas da Análise Crítica do Discurso (ACD) de Norman Fairclough para
identificar as respostas para os objetivos da pesquisa nas práticas discursivas e sociais dos
indivíduos investigados. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas em profundidade
com componentes de uma organização inserida no setor de empreendedorismo de
impacto social. O corpus de análise foi codificado de forma a definir as categorias de
análise: (a) ideologia gerencialista; (b) racionalidade neoliberal; (c) conflitos e
contradições; e (d) subjetividade. As categorias também foram definidas de forma a
colaborar com o alcance dos objetivos específicos desta pesquisa. Por intermédio do
arcabouço teórico-metodológico definido para a pesquisa, foi possível realizar uma
discussão sobre a forma que a subjetividade dos indivíduos é impactada pela ideologia
gerencialista e pela predominância da racionalidade instrumental e neoliberal. Conclui-se
que os indivíduos investigados operam em um campo organizacional repleto de
contradições, cujo discurso, promotor de justiça social e aparentemente emancipador, na
verdade, abre caminho para a reprodução de uma ideologia hegemônica, centrada na
lógica do mercado, em que o empresariamento de si se apresenta como aspecto orientador
da conduta individual, inclusive na esfera da promoção de bem-estar social. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O empreendedorismo social entre a lógica empresarial e a solidária : um estudo organizacional crítico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empreendedorismo social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racionalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ideologia gerencialista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aims to understand how the political, ideological and managerial
discourse of social entrepreneurship is shaped, in view of the contradictions between the
market logic of the business constitution and the logic of solidarity that permeates social
actions. Based on a theoretical framework grounded on critical organizational studies,
this research, of exploratory nature and qualitative approach, used the theoreticalmethodological assertions of Critical Discourse Analysis (CDA) by Norman Fairclough
to identify the answers to the research objectives in the discursive and social practices of
the investigated individuals. In this sense, in-depth interviews were carried out with
components of an organization inserted in the social entrepreneurship sector. The corpus
of analysis was coded in order to define the categories of analysis: (a) managerial
ideology; (b) neoliberal rationality; (c) conflicts and contradictions; and (d) subjectivity.
The categories were also defined in order to collaborate with the achievement of the
specific objectives of this research. By means of the theoretical-methodological
framework defined for the research, it was possible to carry out a discussion on the way
in which the subjectivity of individuals is impacted by the managerial ideology and by
the predominance of instrumental and neoliberal rationality. It is concluded that the
investigated individuals operate in an organizational field full of contradictions, whose
discourse, that promotes social justice, and apparently emancipating, actually opens the
way for the reproduction of a hegemonic ideology, centered on the market logic, in which
the self-entrepreneurship presents itself as a guiding aspect of individual conduct,
including in the sphere of promoting social well-being. | pt_BR |
dc.contributor.email | s.falcaovieira@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|