Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Teixeira, Marlene Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Lamounier, Rafaela | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T21:15:45Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T21:15:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-14 | - |
dc.identifier.citation | LAMOUNIER, Rafaela. O trabalho não remunerado no cuidado de pessoas idosas: o Brasil e a agenda 2030. 2021. 74 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44914 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando o contexto da transição demográfica e o consequente aumento da
perspectiva de vida, o objetivo desta pesquisa é investigar os esforços do Estado
brasileiro na promoção de políticas de cuidado da população idosa a partir dos
compromissos assumidos com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. O
método de abordagem do materialismo histórico-dialético foi utilizado e os resultados
apontam que os indicadores brasileiros para monitoramento da Meta 5.4, são
consolidados por meio de dados extraídos da Pesquisa Nacional por Amostra de
Domicílio (PNAD), mas os poucos dados não são tratados com periodicidade e sua
análise não reflete em estudos específicos desde que o Brasil assumiu o compromisso
com a agenda global. A pesquisa também identificou que ao retraduzir a meta e os
indicadores para a realidade local, os esforços brasileiros: i) enfatizam a promoção da
responsabilidade compartilhada dentro das famílias, o que distancia a
responsabilidade que pode ser atribuída à sociedade e ao Estado; ii) desconsideram
a estratégia global dos 3Rs, que prevê o reconhecimento da importância da economia
do cuidado, a necessidade de reduzir o trabalho de cuidado não remunerado e a
redistribuição do trabalho de cuidado entre homens, mulheres, sociedade e Estado;
iii) norteiam-se por indicadores que são insuficientes para cobrir a lacuna identificada
de dados sobre os cuidados específicos de pessoas idosas e, consequentemente, se
distanciam de políticas integradas que deem conta de aliviar a carga de trabalho não
remunerado sobre as mulheres; iv) devem considerar a proposta de novos indicadores
que apoiem a implementação do Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da
Pessoa Idosa firmado em 2021 e da Política Nacional de Apoio aos Cuidadores
Informais de Idosos caso seja aprovada em todas as instâncias. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O trabalho não remunerado no cuidado de pessoas idosas : o Brasil e a agenda 2030 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos - condições sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos - políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho não remunerado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos - cuidado e tratamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Divisão sexual do trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho reprodutivo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering the context of the demographic transition and the consequent increase in
life perspective, the objective of this research is to investigate the efforts of Brazilian
State to promote care policies for the elderly population, based on the commitments
made with the 2030 Agenda for Sustainable Development. The method of approach of
historical-dialectical materialism was used and the results show that the Brazilian
indicators for monitoring Target 5.4 are consolidated through data extracted from the
National Household Sample Survey (PNAD), but the few data are not dealt with
regularly and their analysis does not reflect in specific studies since Brazil assumed
the commitment to the agenda global. The research also identified that by retranslating
the target and indicators to the local reality, Brazilian efforts: i) emphasize the
promotion of shared responsibility within families, which distances the responsibility
that can be attributed to society and the State; ii) disregard the global strategy of the
3Rs, which provides for the recognition of the importance of the care economy, the
need to reduce unpaid care work and the redistribution of care work among men,
women, society and the State; iii) are guided by indicators that are insufficient to cover
the identified data gap on the specific care of older people and, consequently, distance
themselves from integrated policies that realize alleviating the unpaid workload on
women; iv) should consider the proposal of new indicators that support the
implementation of the National Pact for the Implementation of the Rights of the Elderly
signed in 2021 and the National Policy to Support Informal Caregivers of Elderly
Persons, if approved in all instances. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Considerando el contexto de la transición demográfica y el consecuente aumento de
la perspectiva de vida, el objetivo de esta investigación es examinar los esfuerzos del
Estado brasileño para promover políticas de atención a la población anciana, a partir
de los compromisos adquiridos con la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Se
utilizó el método de abordaje del materialismo histórico-dialéctico y los resultados
muestran que los indicadores brasileños para el seguimiento de la Meta 5.4 se
consolidan a través de datos extraídos de la Encuesta Nacional por Muestra de
Hogares (PNAD), pero los pocos datos no se tratan periódicamente y su análisis no
refleja estudios específicos ya que Brasil asumió el compromiso de la agenda global.
La investigación también identificó que al traducir la meta y los indicadores a la
realidad local, los esfuerzos brasileños: i) enfatizan la promoción de la
corresponsabilidad familiar, lo que aleja la responsabilidad atribuible a la sociedad y
al Estado; ii) no desconsidera la estrategia global de las 3R, que prevé el
reconocimiento de la importancia de la economía del cuidado, la necesidad de reducir
el trabajo de cuidado no remunerado y la redistribución del trabajo de cuidado entre
hombres, mujeres, sociedad y Estado; iii) se guían por indicadores que son
insuficientes para cubrir la brecha de datos identificada sobre la atención específica
de las personas mayores y, en consecuencia, se distancian de políticas integradas
que logren aliviar la carga de trabajo no remunerado de las mujeres; iv) considerar la
propuesta de nuevos indicadores que apoyen la implementación del Pacto Nacional
para la Implementación de los Derechos de las Personas Mayores suscrito en 2021 y
la Política Nacional de Apoyo a los Cuidadores Informales de Personas Mayores, de
aprobarse en todas las instancias. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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