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dc.contributor.advisorCruz, Luciana Sabóia Fonseca-
dc.contributor.authorMelo, Tadeu de Brito-
dc.date.accessioned2022-09-26T17:59:16Z-
dc.date.available2022-09-26T17:59:16Z-
dc.date.issued2022-09-26-
dc.date.submitted2022-06-02-
dc.identifier.citationMELO, Tadeu de Brito. Paisagens negras: corpo, diáspora e pertencimento nas cidades brasileiras do século XIX. 2022. 203 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44900-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa trata da relação entre cidade e presença negra nas conexões entre modernidade e vivências cotidianas que configuram a paisagem. No século XIX, período em que as maiores cidades do país daquele momento, Salvador, Rio de Janeiro e Recife, sob a influência no país da corte portuguesa (1808) e da cultura europeia, passaram a ganhar suas primeiras características urbanas com transformações em suas formas e comportamentos sociais. Elas tornavam-se lugares de atração de um crescente contingente populacional que passava a demandar por moradia, emprego, saúde, abastecimento de água e alimentos. Nesse mesmo período foram traficados para o país por volta de 2 milhões de negros e negras africanas, sendo parte deles mantidos nas cidades para trabalhar em todo o tipo de atividade manual,serviços e infraestrutura. Como essa diáspora negra influencia a formação da paisagem brasileira do século XIX? Para construção da narrativa propõe-se como método um encontro entre fontes iconográficas, pesquisas históricas e teorias negras, com a ficção do romance Um defeito de cor, em que a personagem Kehinde que nos leva, com sua fala de uma sujeita negra, para dentro da cidade. Esse encontro de fontes configurou uma encruzilhada na qual não se prioriza um caminho ou outro, mas um e outro, em que se favoreça o reconhecimento da ação negra na cidade, pois, dos elementos que conformam a paisagem, o corpo é o que a constrói e a pratica.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePaisagens negras : corpo, diáspora e pertencimento nas cidades brasileiras do século XIXpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPaisagenspt_BR
dc.subject.keywordDiáspora africanapt_BR
dc.subject.keywordModernidadept_BR
dc.subject.keywordCorpos negrospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research deals with the relationship between the city and the black presence in the connections between modernity and daily experiences that configure the landscape. In the 19th century, the largest cities in the country at that time, Salvador, Rio de Janeiro and Recife, under the influence in the country of the Portuguese court (1808) and European culture, began to gain their first urban characteristics with transformations in their social forms and behaviors. This city became places of attraction for a growing population contingent that started to demand housing, jobs, health, water and food supply. During this same period, around 2 million black African men and women were trafficked to Brazil, and part of them were kept in the cities to work in all kinds of manual labor, services and infrastructure. How does this black diaspora influence the formation of the Brazilian landscape of the 19th century? To construct the narrative, the method proposed is an encounter between iconographic sources, historical research and black theories, with the fiction of the novel Um Defeito de Cor, where the character Kehinde, who takes us, with her speech as a black subject, into the city. This encounter of sources configured a crossroads in which not one path or the other is prioritized, but one and the other, where the recognition of black action in the city is favored, because, among the elements that conform the landscape, the body is the one that builds it and practices it.pt_BR
dc.contributor.emailcosmopopeia@gmail.compt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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