Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Adriana Almeida Sales de | - |
dc.contributor.author | Oliveira Junior, Rodrigo de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T18:12:29Z | - |
dc.date.available | 2022-09-19T18:12:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-30 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA JUNIOR, Rodrigo de. Implementação da política pública de certificação de entidades beneficentes de assistência social na área de Educação (CEBAS Educação) no Distrito Federal. 2022. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44847 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo tem como objetivo avaliar a contribuição da Certificação de Entidades Beneficentes
de Assistência Social na Área de Educação (CEBAS Educação) no acesso de estudantes
provenientes de familias de baixa renda à educação infantil e superior no Distrito Federal, bem
como no atingimento das metas de atendimento em creches e pré-escolas e de matrículas na
educação superior — estabelecidas pelo Plano Distrital de Educação (PDE 2015-2024),
planejamento elaborado em alinhamento com o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-
2024). As discussões e balizamentos teóricos e conceituais sobre políticas públicas, sociais e
educacionais, relação entre público e privado nas políticas de educação no Brasil, e avaliação
de políticas, orientaram e fundamentaram as diferentes etapas de consecução deste estudo. A
partir da pesquisa documental, foi realizada a caracterização da CEBAS Educação por meio da
identificação e análise dos principais documentos que tratam acerca da Política de Certificação.
Os documentos examinados convergem para caracterização da CEBAS Educação enquanto
política pública de inclusão social por meio do acesso à educação de estudantes de baixa
renda em instituições educacionais filantrópicas parceiras do poder público federal,
especificamente do MEC. A aplicação de entrevista semiestruturada com técnicos e gestores
do MEC possibilitou o aprofundamento da compreensão dos desafios postos à execução dessa
política, corroborando muitos dos problemas de implementação encontrados na pesquisa
documental. Dados quantitativos disponibilizados pelo MEC, RFB e INEP evidenciaram que a
CEBAS Educação tem pouca contribuição no aceso à educação infantil e superior e no
atingimento das metas de atendimento em creches e pré-escolas e de matricula na educação
superior estipuladas pelo PDE 2015-2024. Entretanto, indicadores de qualidade
disponibilizados pelo INEP demonstraram que as instituições de ensino superior certificadas
concedem boa formação acadêmica e profissional aos respectivos estudantes, e apontam
também satisfatória qualidade do atendimento nas creches e pré-escolas certificadas pela
CEBAS Educação. Diante dos achados decorrentes da avaliação realizada, foi elaborada nota
técnica com propostas de aperfeiçoamento da CEBAS Educação para que a política possa
cumprir a finalidade precípua de inclusão social por meio do acesso de estudantes em situação
de vulnerabilidade social à educação de qualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Implementação da política pública de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (CEBAS Educação) no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (CEBAS Educação) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano Nacional de Educação (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano Distrital de Educação (PDE) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study aims to evaluate the contribution of the Certification of Beneficent Entities of Social
Assistance in the Education Area (CEBAS Educação) in the access of students from low-
income families to early childhood and higher education in the Federal District, as well as in
achieving the goals of attendance at daycare centers and preschools and enrollment in higher
education — established by the District Education Plan (PDE 2015-2024), planning prepared in
alignment with the National Education Plan (PNE 2014-2024). Discussions and theoretical and
conceptual guidelines on public, social and educational policies, the relationship between public
and private in education policies in Brazil, and policy evaluation guided and supported the
different stages of this study. From the documentary research, the characterization of CEBAS
Educação was carried out through the identification and analysis of the main documents that
deal with the Certification Policy. The documents examined converge to characterize CEBAS
Educação as a public policy for social inclusion through access to education for low-income
students in philanthropic educational institutions that are partners with the federal government,
specifically the MEC. The application of semi-structured interviews with MEC technicians and
managers made it possible to deepen the understanding of the challenges posed to the
implementation of this policy, corroborating many of the implementation problems found in the
documentary research. Quantitative data made available by MEC, RFB and INEP showed that
CEBAS Educação has little contribution to access to early childhood and higher education and
to achieving the goals of attendance in day care centers and preschools and enrollment in
higher education stipulated by the PDE 2015-2024. However, quality indicators made available
by INEP showed that certified higher education institutions provide good academic and
professional training to their students, and also indicate satisfactory quality of care in day care
centers and preschools certified by CEBAS Educação. In view of the findings resulting from the
evaluation carried out, a technical note was prepared with proposals for the improvement of
CEBAS Educação so that the policy can fulfill the main purpose of social inclusion through the
access of students in situations of social vulnerability to quality education. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:rodrigoliveirafeunb@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|