Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Marcus Faro de | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Marcelo de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T16:28:13Z | - |
dc.date.available | 2022-09-19T16:28:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-30 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Marcelo de Sousa. Governança corporativa de empresas estatais do Distrito Federal. 2022. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44843 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As empresas estatais do Distrito Federal são essenciais ao desenvolvimento
socioeconômico local ao executarem atividades como o abastecimento de água, saneamento,
transporte, abastecimento de alimentação, regularização fundiária, iluminação pública, dentre
outros bens e serviços. Tais atividades caracterizam o cerne do interesse coletivo que justifica
a criação da empresa estatal e, consequentemente, a sua função social. A partir da Lei nº
13.303/2016, conhecida como Estatuto das Estatais ou Lei de Responsabilidade das Estatais, se
tornou obrigatória a adoção de práticas de governança corporativa em todas as empresas
estatais, fossem elas federais ou subnacionais. Tais práticas impõem a introdução de medidas
de promoção da transparência ativa para que os cidadãos, enquanto proprietários finais das
empresas estatais, possam avaliar a consecução da função social da empresa. Esta dissertação
avalia, em uma perspectiva jurídica, as práticas de governança corporativa implantadas pelas
empresas estatais do Distrito Federal, tendo como referência o exercício de 2020 e com base
em de informações divulgadas em 2021. O estudo realizado preocupou-se em verificar a
qualidade da governança corporativa tendo em vista a sua capacidade de fomentar (ou
prejudicar) a transparência e a prestação de contas sobre o cumprimento dos propósitos das
empresas. Foram utilizados a metodologia e alguns conceitos da Análise Jurídica da Política
Econômica (AJPE) para avaliar a governança existente envolvendo a elaboração de um
indicador, o Índice de Fruição Empírica – IFE, e sua comparação com o nível ideal de
governança aplicável à empresa, o Padrão de Validação Jurídica – PVJ. Os resultados da
pesquisa apresentam boas práticas que poderiam ser implementadas pelas empresas analisadas.
A dissertação também traz recomendações de reformas de políticas públicas ao governo do
Distrito Federal enquanto agente responsável pelo exercício do controle societário com poderes
para indicar administradores e monitorar as empresas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Governança corporativa de empresas estatais do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança corporativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empresas estatais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Entes subnacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise Jurídica da Política Econômica (AJPE) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Subnational state-owned enterprises (SOEs) play a major role in local economic and
social development by providing public utilities, such as water supply, sanitation, public
transportation, food supply, housing, street lighting, among others. The provision of these
utilities is the reason for creation of state-owned of companies; therefore, they represent the
social function of SOEs. The e issuance of Law no. 13.303/2016, which became known as the
“SOE Statute” or “SOEs responsibility law”, introduced mandatory corporate governance
practices to all SOEs, both at the national and subnational levels. The SOE Statute established
new mandatory transparency requirements designed to increase the company’s accountability
to society, which is the true owner of SOEs. This research evaluated the corporate governance
practices of Brazilian Federal District SOEs in the year 2020, drawing on public reports of 2021
(the Federal District is subnational entity that encompasses the capital city and surrounding
areas). The present dissertation therefore analysed how the quality of corporate governance
practices were conducive to (or undermined) the provision to the public of useful information
as part of accountability requirements to which SOEs are subject in view of their social function.
By employing the methodology developed by the Legal Analysis of Economic Policy (LAEP)
and its analytical framework, we developed a governance indicator, the “rights fruition
benchmark” (RFB), and compared the individual assessment of each SOE with an ideal
benchmark of best practices, called the “index” of empirical effectiveness (IEE). The research
findings provided a set of corporate governance improvements that could be adopted in each
SOE of the Federal District. Specific recommendations to the Federal District Government in
its role as an active owner of SOEs were also outlined based on the findings of the research. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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