http://repositorio.unb.br/handle/10482/44830
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_LaryssaDaniellySilvaFernandes.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil : as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXI |
Autor(es): | Fernandes, Laryssa Danielly Silva |
E-mail do autor: | laryssadsfernandes@outlook.com |
Orientador(es): | Goin, Mariléia |
Assunto: | Serviço social Serviço Social - formação profissional Diretrizes Curriculares Nacionais |
Data de publicação: | 15-Set-2022 |
Data de defesa: | 2-Jun-2022 |
Referência: | FERNANDES, Laryssa Danielly Silva. Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil: as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXI. 2022. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A partir da virada do século XXI, é possível notar profundas modificações na Formação Profissional em Serviço Social no Brasil, pois destacam-se os processos de mercantilização da educação superior no Brasil, a expansão de cursos de graduação privados presenciais e a distância. Esse movimento compõe as metamorfoses profissionais contemporâneas que influenciam diretamente o perfil profissional a ser formado. Considerando esses elementos, sob inspiração do método materialista histórico e dialético, está delineado o objetivo geral desta dissertação: “apreender os caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil na virada do século XXI, a fim de desvendar o panorama formativo, suas tendências e metamorfoses, com base nos marcos teórico-políticos das Diretrizes Curriculares de 1996”. A pesquisa exploratória, com base no enfoque misto, possibilitou os seguintes percursos metodológicos: i) pesquisas bibliográficas, essenciais para o contato inicial ao objeto estudado, para aprofundar as categorias de análise da pesquisa; ii) pesquisa documental através da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Serviço Social das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; iii) análise de conteúdo com base na exploração do material estudado, com uso de um roteiro norteador, e tratamento dos resultados encontrados, relacionando o objeto estudado à totalidade em que está inserido. Desse modo, ao elaborar o panorama formativo em Serviço Social a partir da virada do século, observou-se que 89% da formação sucedem em cursos privados presenciais e a distância e somente 11% da formação ocorrem em cursos públicos presenciais. Nesse sentido, três tendências foram observadas ao longo da pesquisa: a primeira versa sobre a hegemonia de uma educação privada, com fortes indicadores da lógica mercantil da educação no Brasil; a segunda expressa a ausência de cursos públicos em regiões específicas, compreendendo uma formação refém de cursos privados, seja presencial ou a distância; e a terceira tendência expressa a massificação do ensino privado, com assustadora expansão de cursos, vagas e matrículas. Decorridos 25 anos da aprovação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS, torna-se urgente o estudo sobre os desafios hodiernos da formação profissional em Serviço Social no Brasil. |
Abstract: | From the turn of the 21st century, it is possible to notice profound changes in Social Service Professional Qualification in Brazil, as the higher education commodification processes in Brazil, the expansion of on-site and distance private undergraduate courses stands out. This movement makes up the contemporary professional metamorphoses that directly influence the professional profile that one wants to be formed. Considering these elements, under the historical and dialectical materialist method inspiration, the general objective of this dissertation is outlined: “understanding the paths and trends of Social Service professional Qualification in Brazil at the turn of the 21st century, in order to unveil the qualification scenario, its trends and metamorphoses, based on the theoretical-political frameworks of the 1996 Curricular Guidelines”. The exploratory research, based on the mixed approach, allowed the following methodological paths: i) bibliographic research, essential for the initial contact with studied object, to deepen the research analysis categories; ii) documental research through the Social Service Pedagogical Projects Course analysis in the North, Northeast, Midwest, Southeast and South regions; iii) content analysis based on the material studied exploration, using a guiding script, and treatment of the results found, relating the studied object to the totality in which it is inserted. Thus, when elaborating the training panorama in Social Service from the turn of the century, it was observed that 89% of the qualification take place in presential and distance private courses and only 11% of the qualification take place in presential public courses. Three trends were observed throughout the research: the first one deals with the private education hegemony, with strong indicators of the mercantile logic of education in Brazil; the second expresses the absence of public courses in specific regions, comprising training held hostage to private courses, whether presential or at a distance; and the third trend expresses the private education massification, with a frightening expansion of courses, vacancies and enrollments. Twenty-five years after the approval of the ABEPSS Curriculum Guidelines, it is urgent to study the current challenges of Social Service Professional Qualification in Brazil. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Serviço Social (ICH SER) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Política Social |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.