Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Porto, Rafael Barreiros | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Denise Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T18:40:19Z | - |
dc.date.available | 2022-09-14T18:40:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-01 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Denise Santos de. Disposição a pagar preço premium: influência da magnitude e atraso de reforços informativos e utilitários. 2022. 112 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44813 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Identificar os fatores que influenciam a disposição do consumidor a pagar preço premium é um
interesse de gestores e pesquisadores da área de marketing. Essa identificação permite elevar o
excedente do consumidor e, consequentemente, os resultados das empresas. Os estudos têm
investigado o impacto de características demográficas, atitudes e processos psicológicos do
consumidor sobre essa disposição, desconsiderando a influência de variáveis situacionais, como
os reforços obtidos por ele em experiências passadas. A Psicologia Comportamental Operante
evidencia que esses reforços influenciam escolhas subsequentes, variando tanto na sua
magnitude quanto no tempo em que são disponibilizados a esses consumidores. Ainda, o
cenário de consumo pode sinalizar a magnitude e o tempo em que os reforçadores estariam
disponíveis ao consumidor. Nesse sentido, esta tese objetiva investigar o impacto da magnitude
e do atraso de reforços sinalizados pela categoria de produto e pela marca sobre a disposição
do consumidor a pagar preço premium. A investigação é realizada a partir de três estudos
experimentais encadeados desenvolvidos em diferentes cenários de consumo baseado na
quantidade de opções disponíveis. O Estudo 1 objetivou investigar o impacto da magnitude e
do atraso de reforços sinalizados pela categoria de produto e pela marca sobre a disposição do
consumidor a pagar preço premium em um cenário ausente de opções para escolha. Os
resultados obtidos motivaram os estudos seguintes, realizados em cenários com opções
disponíveis. O Estudo 2 investigou o impacto da magnitude de reforços sinalizados pela
categoria de produto e pela marca sobre a disposição a pagar preço premium, incluindo cinco
categorias e três marcas para escolha dos participantes. O Estudo 3 investigou o impacto da
magnitude e do atraso de reforços sinalizados pela marca sobre a disposição a pagar preço
premium em duas configurações de compra: a primeira sem apresentar o preço médio de
mercado da categoria de produto ao participante (repetindo a sistemática dos Estudos 1 e 2), e
a segunda com essa informação sendo apresentada. Como um todo, esta tese mostra que os
consumidores têm maior disposição a pagar preço premium para: (1) marcas com maior
magnitude de reforços em qualquer quantidade de opções oferecidas, com disposição um pouco
maior na condição sem opcionais; (2) marcas com menor magnitude de reforços, na condição
de o consumidor ter muitas opções disponíveis e referência do preço médio do mercado; e (3)
categorias de produto com menor magnitude de reforços em qualquer quantidade de opções
oferecida. Além disso, (4) os consumidores têm maior disposição a pagar preço premium pelo
curto atraso dos reforços e (5) têm menor disposição a pagar pelas marcas com média magnitude
de reforços em cenários com opções disponíveis, primordialmente quando os atrasos dos
reforços são estendidos. Os estudos revelam condições para alavancar a disposição do
consumidor a pagar preço premium pelas marcas, propiciando maior excedente ao consumidor
e melhoria de medidas de desempenho da empresa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Disposição a pagar preço premium : influência da magnitude e atraso de reforços informativos e utilitários | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - preferência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Preço premium | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolha do consumidor | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Identifying the factors that influence the consumer's willingness to pay a price premium is an
interest of managers and researchers in the field of marketing. This identification makes it
possible to increase consumer surplus and, consequently, company results. Studies investigated
the impact of the consumer's demographic characteristics, attitudes and psychological processes
on this disposition, disregarding the influence of situational variables, such as the
reinforcements obtained by the consumer in past experiences. Operant Behavioral Psychology
shows that these reinforcements influence subsequent choices, varying in their magnitude and
the time they are made available to these consumers. Still, the consumption scenario can signal
the magnitude and time in which the reinforcers would be available to the consumer. In this
sense, this thesis aims to investigate the impact of the magnitude and delay of reinforcements
signaled by the product category and the brand on the consumer's willingness to pay a price
premium. The investigation is carried out from three linked experimental studies developed in
different consumption scenarios based on the number of available options. Study 1 aimed to
investigate the impact of the magnitude and delay of reinforcements signaled by the product
category and the brand on the consumer's willingness to pay a price premium in a scenario
lacking options for choice. The results obtained motivated the following studies, carried out in
scenarios with available options. Study 2 investigated the impact of the magnitude of
reinforcements signaled by product category and brand on willingness to pay a price premium,
including five categories and three brands for participants to choose from. Study 3 investigated
the impact of the magnitude and delay of reinforcements signaled by the brand on the
willingness to pay a price premium in two purchase configurations: the first without presenting
the average market price of the product category to the participant (repeating the systematic of
Studies 1 and 2), and the second with this information being presented. As a whole, this thesis
shows that consumers are more willing to pay prices premium for: (1) brands with a greater
magnitude of reinforcements in any number of options offered, with a slightly greater
willingness to pay in the condition without options; (2) brands with a lower magnitude of
reinforcements, provided that the consumer has many options available and a reference to the
average market price; and (3) product categories with a lesser magnitude of reinforcements in
any number of options offered. Furthermore, (4) consumers are more willing to pay a price
premium for the short delay of the reinforcements and (5) less willing to pay for brands with
medium magnitude of reinforcements in scenarios with available options, mainly when the
delays for receiving the goods are extended. The studies reveal conditions to leverage consumer
willingness to pay a price premium for brands, providing greater consumer surplus and
improved company performance measures. | pt_BR |
dc.contributor.email | deniseadm@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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