Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44778
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EdijaneAmaralSilva.pdf10,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLaranja, Ruth Elias de Paula-
dc.contributor.authorSilva, Edijane Amaral-
dc.date.accessioned2022-09-12T21:25:30Z-
dc.date.available2022-09-12T21:25:30Z-
dc.date.issued2022-09-12-
dc.date.submitted2022-07-08-
dc.identifier.citationSILVA, Edijane Amaral. O trabalho de campo em trilhas interpretativas no Cerrado no contexto do Ensino Médio aplicado em uma escola pública de Taguatinga - Distrito Federal. 2022. 203 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44778-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa realizada teve como objetivo apresentar a importância das trilhas interpretativas e práticas de campo, como recurso didático para ensinar a temática do Cerrado no Ensino Médio, bem como as questões que caracterizam o Cerrado nos componentes físico-naturais do espaço geográfico do Distrito Federal, em especial, a configuração geográfica do Jardim Botânico de Brasília, localidade escolhida para a realização do trabalho de campo, em trilha interpretativa guiada. O trabalho foi realizado com alunos do segundo ano do ensino médio, por meio de metodologias ativas, utilizando a trilha interpretativa, para o preenchimento do roteiro de campo, elaborado, aplicado e analisado nos resultados desta pesquisa. O trabalho de campo foi realizado em pré-campo (aulas e pesquisas sobre a temática do Cerrado), campo (saída de campo para o Jardim Botânico de Brasília, em uma trilha ecológica interpretativa guiada, com preenchimento e explicações sobre o roteiro de campo) e pós-campo (discussões e fechamento do roteiro em roda de conversa). Optou-se pela pesquisa qualitativa, por meio da elaboração, aplicação e análise do roteiro de campo, com o objetivo de levar o aluno a “ler o ambiente” numa perspectiva geográfica, trabalhando com localização, descrição e análise da área visitada. A parte de localização foi realizada com a utilização de aplicativos do smartphone, para fazer a localização e leitura de dados quantitativos do ambiente. Já, a descrição abordou características ligadas ao relevo, solo, clima, hidrografia, flora e fauna da região visitada; e quanto à análise, foram observados em campo alterações ambientais e a ação humana na região; e por último, os alunos registraram o que viram em fotografias, utilizando os smartphones e no pós-campo, selecionaram a imagem que o grupo considerou mais significativa da fitofisionomia visitada e fizeram um desenho a partir do que lembravam terem encontrado em campo. Sendo assim, o trabalho de campo cumpriu o papel de levar os alunos ao entendimento do ambiente em que vivem e interferem por meio de suas ações, além de despertar os alunos, por meio dos estudos do pré-campo, do campo propriamente dito e das reflexões do póscampo, para as questões ambientais que interferem no seu espaço vivido.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO trabalho de campo em trilhas interpretativas no Cerrado no contexto do Ensino Médio aplicado em uma escola pública de Taguatinga - Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGeografia escolarpt_BR
dc.subject.keywordTrabalho de campopt_BR
dc.subject.keywordJardim Botânico de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordAulas práticaspt_BR
dc.subject.keywordRecursos didáticospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aimed to present the importance of interpretive field trails and it’s practice, as a didactic resource to teach the Cerrado’s subject in High School, as well as the issues that characterizes the Cerrado in the physical-natural components of the geographical space of Federal District, in particular, the geographical configuration of the Bothanical Garden of Brasília, locality chosen for the exercise of this fieldwork, as a guided interpretive trail. The research was developed and guided by me, as a teacher of the classes, by active methodologies, using the interpretative trails, to fill the script, elaborated, applied and analyzed in the results of this work. The fieldwork was carried out in pre-field (classes and research with Cerrado as the theme), field (field trip to the Botanical Garden of Brasília, with a guided interpretative ecological trail and, filling and explanations over the roadmap) and post-field (discussions and roadmap closure on group conversations). We opted for qualitative research, by means of elaboration, application and analysis of the field script, with the goal of leading students to “read the environment” from a geographical perspective, with location, description and analysis of the visited area.The location element was performed with the use of smartphone apps, for locating and reading of quantitative environment data. So far, the description addresses characteristics related to relief, soil, climate, hydrography, flora and fauna of the visited region; as for the analysis, it was observed in field environmental changes and human action; and finally, the students photographed what they saw using their smartphones and in the post-field, they selected the image that they elected the most significant for the visited phytophysionomy and made a drawing of what they remembered having found in field. Thus, the fieldwork fulfilled the role of leading students to understand the environment which they live and interfere through their actions, in addition to awaken students, through pre-field studies, the field itself and post-field reflections on environmental issues interfere in their living space.pt_BR
dc.contributor.emailgeo.edijane@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Geografia (ICH GEA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.