Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Laranja, Ruth Elias de Paula | - |
dc.contributor.author | Silva, Edijane Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-12T21:25:30Z | - |
dc.date.available | 2022-09-12T21:25:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Edijane Amaral. O trabalho de campo em trilhas interpretativas no Cerrado no contexto do Ensino Médio aplicado em uma escola pública de Taguatinga - Distrito Federal. 2022. 203 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44778 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa realizada teve como objetivo apresentar a importância das trilhas
interpretativas e práticas de campo, como recurso didático para ensinar a temática do
Cerrado no Ensino Médio, bem como as questões que caracterizam o Cerrado nos
componentes físico-naturais do espaço geográfico do Distrito Federal, em especial, a
configuração geográfica do Jardim Botânico de Brasília, localidade escolhida para a
realização do trabalho de campo, em trilha interpretativa guiada. O trabalho foi
realizado com alunos do segundo ano do ensino médio, por meio de metodologias
ativas, utilizando a trilha interpretativa, para o preenchimento do roteiro de campo,
elaborado, aplicado e analisado nos resultados desta pesquisa. O trabalho de campo
foi realizado em pré-campo (aulas e pesquisas sobre a temática do Cerrado), campo
(saída de campo para o Jardim Botânico de Brasília, em uma trilha ecológica
interpretativa guiada, com preenchimento e explicações sobre o roteiro de campo) e
pós-campo (discussões e fechamento do roteiro em roda de conversa). Optou-se pela
pesquisa qualitativa, por meio da elaboração, aplicação e análise do roteiro de campo,
com o objetivo de levar o aluno a “ler o ambiente” numa perspectiva geográfica,
trabalhando com localização, descrição e análise da área visitada. A parte de
localização foi realizada com a utilização de aplicativos do smartphone, para fazer a
localização e leitura de dados quantitativos do ambiente. Já, a descrição abordou
características ligadas ao relevo, solo, clima, hidrografia, flora e fauna da região
visitada; e quanto à análise, foram observados em campo alterações ambientais e a
ação humana na região; e por último, os alunos registraram o que viram em
fotografias, utilizando os smartphones e no pós-campo, selecionaram a imagem que
o grupo considerou mais significativa da fitofisionomia visitada e fizeram um desenho
a partir do que lembravam terem encontrado em campo. Sendo assim, o trabalho de
campo cumpriu o papel de levar os alunos ao entendimento do ambiente em que
vivem e interferem por meio de suas ações, além de despertar os alunos, por meio
dos estudos do pré-campo, do campo propriamente dito e das reflexões do póscampo, para as questões ambientais que interferem no seu espaço vivido. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O trabalho de campo em trilhas interpretativas no Cerrado no contexto do Ensino Médio aplicado em uma escola pública de Taguatinga - Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho de campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jardim Botânico de Brasília | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aulas práticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to present the importance of interpretive field trails and it’s
practice, as a didactic resource to teach the Cerrado’s subject in High School, as well
as the issues that characterizes the Cerrado in the physical-natural components of the
geographical space of Federal District, in particular, the geographical configuration of
the Bothanical Garden of Brasília, locality chosen for the exercise of this fieldwork, as
a guided interpretive trail. The research was developed and guided by me, as a teacher
of the classes, by active methodologies, using the interpretative trails, to fill the script,
elaborated, applied and analyzed in the results of this work. The fieldwork was carried
out in pre-field (classes and research with Cerrado as the theme), field (field trip to the
Botanical Garden of Brasília, with a guided interpretative ecological trail and, filling and
explanations over the roadmap) and post-field (discussions and roadmap closure on
group conversations). We opted for qualitative research, by means of elaboration,
application and analysis of the field script, with the goal of leading students to “read
the environment” from a geographical perspective, with location, description and
analysis of the visited area.The location element was performed with the use of
smartphone apps, for locating and reading of quantitative environment data. So far,
the description addresses characteristics related to relief, soil, climate, hydrography,
flora and fauna of the visited region; as for the analysis, it was observed in field
environmental changes and human action; and finally, the students photographed what
they saw using their smartphones and in the post-field, they selected the image that
they elected the most significant for the visited phytophysionomy and made a drawing
of what they remembered having found in field. Thus, the fieldwork fulfilled the role of
leading students to understand the environment which they live and interfere through
their actions, in addition to awaken students, through pre-field studies, the field itself
and post-field reflections on environmental issues interfere in their living space. | pt_BR |
dc.contributor.email | geo.edijane@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|