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2022_LuísAugustoFerreiraSaraiva.pdf10,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorNascimento, Wanderson Flor do-
dc.contributor.authorSaraiva, Luís Augusto Ferreira-
dc.date.accessioned2022-09-12T21:24:09Z-
dc.date.available2022-09-12T21:24:09Z-
dc.date.issued2022-09-12-
dc.date.submitted2022-04-06-
dc.identifier.citationSARAIVA, Luís Augusto Ferreira. “E lá no mar tem um segredo!”: saúde e cuidado no terreiro: investigação Bioética sobre a cura no Quilombo Santa Rosa dos Pretos – MA. 2022. 233 f., il. Tese (Doutorado em Bioética) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44776-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Bioética é um campo de estudos em constante atualização e busca revistar suas bases epistemológicas com a objetivação de compreender com maior amplitude a realidade concreta e os conflitos morais emergentes e persistentes em sociedade. Ainda, enquanto ética prática, ela é estruturada na prerrogativa de tratar em suspenso os problemas oriundos das transformações humanas e, por seguinte, compreender em qual medida o raciocínio filosófico junto a outros campos do saber se lançam em contribuir na solução dos problemas enfrentados pela vida humana. Surgem, mais contemporaneamente, outras formas de se pensar a Bioética, frente a sua constante atualização epistemológica e sua proposta crítica em produzir um pensamento mais alinhado aos problemas dos população que passaram pela experiência do colonialismo. Bioéticas como a Bioética de Intervenção (BI) e a Bioética Narrativa (BN) emergem nessas regiões, levando em consideração o pluralismo epistemológico e o caráter multi-inter-transdisplinar para entender a complexidade do humano. Dentro do estudo das epistemologias da Bioética e sua crítica ao colonialismo é que se origina esta tese, estruturada em um diálogo entre as áreas da Teoria da História, da Filosofia da Moral e da Antropologia Filosófica a fim de investigar as práticas cotidianas de Cura/Pajelança no Maranhão, mais especificamente no Quilombo Santa Rosas dos Pretos, localizado do na cidade de Itapecuru-Mirim. Procura-se, então, estabelecer reflexões de como os conhecimentos tradicionais se fazem importantes para a saúde e o cuidado da população negra e do povo de terreiro. Ainda, tais reflexões in loco nos levam a construir posturas de crítica ao racismo e à modernidade. Com esta proposta, espera-se uma contribuição com o pensamento em Bioética no Brasil, ao passo em que se reforça o diálogo múltiplo entre outras áreas do conhecimento científico para uma maior amplitude dos fundamentos em Bioética e saúde pública.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“E lá no mar tem um segredo!” : saúde e cuidado no terreiro : investigação Bioética sobre a cura no Quilombo Santa Rosa dos Pretos - MApt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCurapt_BR
dc.subject.keywordConhecimento tradicionalpt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordSaúde da população negrapt_BR
dc.subject.keywordTerritório quilombolapt_BR
dc.description.abstract1Bioethics is a field of study that is constantly being updated and that seeks to review its epistemological bases with the aim of understanding more fully the concrete reality and the emerging and persistent moral conflicts in society. Still, as a practical ethics, it is structured on the prerogative of dealing in abeyance with the problems arising from human transformations and, therefore, understanding to what extent philosophical reasoning together with other fields of knowledge launches itself in contributing to the solution of the problems faced by human life. Faced with its constant epistemology update and the critical proposal to produce a thought in Bioethics that is more aligned with the problems of the population that went through the experience of colonialism is that bioethics such as Intervention Bioethics (BI) and Narrative Bioethics (BN) emerge in these regions taking into account the epistemological pluralism and the multi-intertransdisciplinary character to understand the complexity of the human. Within the study of the epistemologies of Bioethics and its critique of colonialism, this Thesis is originated through the multidisciplinary dialogue between the areas of Theory of History, Philosophy of Morals and Philosophical Anthropology to investigate the daily practices of Cura/Pajelança in Maranhão, more specifically, in Quilombo Santa Rosas dos Pretos located in the city of Itapecuru-Mirim. In order to establish reflections on how traditional knowledge is important for health, and the care of the black population and the people of terreiro, still, such reflections in loco lead us to build critical postures to racism and modernity. With this proposal, it is expected to be contributing to the thinking in Bioethics in Brazil, while reinforcing the Inter-dialogue between other areas of scientific knowledge for a greater breadth of the fundamentals in bioethics and public health.pt_BR
dc.description.abstract3La bioéthique est un domaine d'étude en constante mise à jour et qui cherche à revoir ses bases épistémologiques dans le but de mieux comprendre la réalité concrète et les conflits moraux émergents et persistants dans la société. Pourtant, en tant qu'éthique pratique, elle est structurée sur la prérogative de traiter en suspens les problèmes découlant des transformations humaines et, par conséquent, de comprendre dans quelle mesure le raisonnement philosophique avec d'autres domaines de la connaissance se lance dans la contribution à la solution des problèmes. auxquels est confrontée la vie humaine. Face à sa mise à jour constante de l'épistémologie et à la proposition critique de produire une pensée en bioéthique plus alignée sur les problèmes de la population qui a traversé l'expérience du colonialisme, c'est que la bioéthique telle que la bioéthique d'intervention (BI) et la bioéthique narrative (BN) émergent dans ces régions en tenant compte du pluralisme épistémologique et du caractère multi-inter-transdisciplinaire pour comprendre la complexité de l'humain. Dans le cadre de l'étude des épistémologies de la bioéthique et de sa critique du colonialisme, cette thèse est née du dialogue multidisciplinaire entre les domaines de la théorie de l'histoire, de la philosophie de la morale et de l'anthropologie philosophique pour enquêter sur les pratiques quotidiennes de la Cura/Pajelança dans le Maranhão, plus spécifiquement , à Quilombo Santa Rosas dos Pretos situé dans la ville d'Itapecuru-Mirim. Afin d'établir des réflexions sur l'importance des connaissances traditionnelles pour la santé et la prise en charge de la population noire et des habitants de terreiro, encore, de telles réflexions in loco nous conduisent à construire des postures critiques face au racisme et à la modernité. Avec cette proposition, il devrait contribuer à la réflexion sur la bioéthique au Brésil, tout en renforçant l'inter-dialogue entre d'autres domaines de la connaissance scientifique pour une plus grande ampleur des fondamentaux de la bioéthique et de la santé publique.pt_BR
dc.contributor.affiliationluisferrarafilios@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Bioética-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Bioéticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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