Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Claudia da | - |
dc.contributor.author | Souza, Maria Luiza Germano de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-12T17:03:32Z | - |
dc.date.available | 2022-09-12T17:03:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-08 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Maria Luiza Germano de. Meninas-mulheres: retórica do corpo, da dor e do abandono em meninas, de Maria Teresa Horta. 2022. 172 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44765 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O livro de contos Meninas (2014), da escritora portuguesa Maria Teresa Horta, aborda
temáticas que nos possibilitam pensar sobre os apagamentos históricos sofridos pelas
mulheres desde a infância. A tese defendida é de que as meninas/crianças e as suas mães
sofrem com problemáticas cíclicas que abarcam o sujeito feminino na sua estrutura
formativo-simbólica e nos seus corpos, cujas bases estão num continuum histórico que as
colocam num papel de subalternidade em relação ao Outro, o masculino. As mães dessas
meninas debatem-se sobre mixórdias de situações das quais não conseguem sair sem fazer
soçobrar a infância das filhas. Partindo desses olhares, este trabalho incursiona pelas
temáticas presentes em Meninas, analisando-as a partir das suas infâncias, das suas
elaborações simbólicas, dos seus traumas, dos seus desalentos e das suas mães. Discutese que, nas relações de forças e de poder estabelecidas, elas (mães e filhas) resistem, às
suas maneiras, ao não silenciamento das suas vozes, porque querem ser livres. O desejo
de liberdade ocorre, outrossim, com as meninas históricas que estão presentes em alguns
contos da obra em questão: Carlota Joaquina e Erzsébet Báthory. Em outra dobra da tese,
são investigados os diálogos intertextuais e interdiscursivos presentes nas narrativas.
Nesse último movimento, deparamo-nos com figuras femininas silenciadas, esquecidas
ou incompreendidas historicamente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Meninas-mulheres : retórica do corpo, da dor e do abandono em meninas, de Maria Teresa Horta | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Horta, Maria Teresa, 1937- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância na literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diálogos intertextuais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The book of short stories Meninas (2014), by the Portuguese writer Maria Teresa Horta,
addresses themes that allow us to think about the historical erasures suffered by women
since childhood. The defended thesis is that girls/children and their mothers suffer from
cyclical problems that encompass the female subject in its formative-symbolic structure
and in their bodies, whose bases are in a historical continuum that place them in a subaltern role in relation to the Other, the male. The mothers of these girls struggle with a mix
of situations they cannot get out of without ruining their daughters' childhood. Starting
from these perspectives, this work explores the themes present in Meninas, analyzing
them from their childhoods, their symbolic elaborations, their traumas, their discouragements, and their mothers. It is argued that, in the relations of forces and power established,
they (mothers and daughters) resist, in their own ways, to not have their voices silenced,
because they want to be free. The desire for freedom also occurs with the historical girls
who are present in some tales of the work in question: Carlota Joaquina and Erzsébet
Báthory. In another part of the thesis, the intertextual and interdiscursive dialogues present in the narratives are investigated. In this last movement, we are faced with female
figures that have been silenced, forgotten or historically misunderstood. | pt_BR |
dc.contributor.email | germanoletras@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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