Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado | - |
dc.contributor.author | Pastore, Denise Araújo Clímaco | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-09T22:26:19Z | - |
dc.date.available | 2022-09-09T22:26:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-13 | - |
dc.identifier.citation | PASTORE, Denise Araújo Clímaco. Ofícios primordiais humanos e relações dialógicas em contextos escolares: como a Pedagogia do fazer tece essa trama. 2022. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44760 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Pedagogia do Fazer tem como elemento central em sua proposta a vivência dos
ofícios primordiais humanos, como agricultura, marcenaria, culinária, lida com
animais, ofício de pedreiro, entre outros. Considerando que essa proposta pedagógica
ainda está em emergência no cenário educacional brasileiro, o presente estudo se
mobilizou acerca do objetivo geral de compreender as formas de significação e
valoração das experiências de trabalho manual por parte das crianças de uma escola
que adota a Pedagogia do Fazer. Desdobram-se daí os objetivos específicos,
elencados a seguir. (1) Caracterizar a Pedagogia do Fazer em relação às suas
práticas, aos seus processos e às suas particularidades pedagógicas e socioculturais:
a concepção do chamado “entorno educativo” e a formação de uma comunidade que
educa; (2) analisar de que forma as vivências de trabalho manual e o conceito de
trabalho são significados pelas crianças na escola selecionada, que adota a
Pedagogia do Fazer, e (3) analisar de que forma se constituem as relações dialógicas,
com o(a) outro(a), com o espaço e com si mesmo(a) na realização dos ofícios
primordiais e como tais experiências de trabalho constituem os espaços relacionais.
Tomou-se como contexto do estudo de campo uma instituição brasileira que adota a
Pedagogia do Fazer e que se autodefine como uma escola Waldorf, que debruça
especial atenção às vivências ligadas aos ofícios primordiais humanos. Foi feita uma
revisão de literatura no sentido de traçar um histórico acerca da concepção de trabalho
manual em contextos escolares. Na parte empírica da pesquisa, foram realizadas (1)
entrevistas semiestruturadas com educadores da escola pesquisada; (2) tertúlias
dialógicas com as crianças em seu ambiente de trabalho; (3) observações das
situações de trabalho; (4) produções artísticas/visuais realizadas pelas crianças sobre
as situações de trabalho; (5) roda de conversa com as crianças sobre as produções
artísticas. Pudemos notar, através da análise das informações empíricas coletadas,
que as possibilidades pedagógicas que a Pedagogia do Fazer apresenta podem
restituir um equilíbrio que há muito se perdeu, entre as atividades de natureza
cognitiva e aquelas de natureza manual. A análise das produções artísticas reforçou
a percepção de que as experiências com os ofícios primordiais humanos na escola,
em um espaço alargado de tempo, permitem que se estabeleça uma nova valoração
do conceito de trabalho manual e as relações dialógicas fomentadas pelo próprio
trabalho são parte importante nesse processo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ofícios primordiais humanos e relações dialógicas em contextos escolares : como a Pedagogia do fazer tece essa trama | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalhos manuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações dialógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Action Pedagogy has, as a central element in its proposal, the experience of
primordial human activities, such as agriculture, carpentry, cooking, dealing with
animals and masonry, among others. Considering that this pedagogical proposal is still
emerging in the Brazilian educational scenario, the present study focused on the
general objective of understanding the meanings and valuations of manual work
experiences by children in a school that adopts the Action Pedagogy. From there, the
specific objectives, listed below, unfold. (1) To characterize the Action Pedagogy in
relation to its practices, its processes and its pedagogical and sociocultural
particularities: the conception of the so-called “complete environments” and the
formation of a community that educates; (2) to analyze how the experiences of manual
work and the concept of work are signified by the children at the selected school, which
adopts the Action Pedagogy and (3) to analyze how dialogic relationships are
constituted, with the other, with the environment and with one's self while practicing
the primordial activities and how such work experiences constitute the relational
spaces. The context of the case study was a Brazilian institution that adopts the Action
Pedagogy and that defines itself as a Waldorf school, which pays special attention to
the experiences linked to primordial human activities. A literature review was carried
out in order to trace a historical overview of the conception of manual work in school
contexts in an extended period of time. In the empirical part of the research were
carried out (1) semi-structured interviews with educators from the researched school;
(2) dialogic gatherings with children in their work environment; (3) observations of work
situations; (4) artistic/visual productions made by children about the work situations;
(5) conversation circle with children about artistic productions. We were able to notice,
through the analysis of the empirical information collected, that the pedagogical
possibilities that the Action Pedagogy presents can restore a balance that has long
been lost between activities of a cognitive nature and those of a manual nature. The
analysis of the children's artistic productions reinforced the perception that the
experiences with the primordial human activities at school, in an extended period of
time, allow a new valuation of the concept of manual work to be established and the
dialogic relationships fostered by the work itself are an important part of this process. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|