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2022_DeniseAraújoClímacoPastore.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorPastore, Denise Araújo Clímaco-
dc.date.accessioned2022-09-09T22:26:19Z-
dc.date.available2022-09-09T22:26:19Z-
dc.date.issued2022-09-09-
dc.date.submitted2022-05-13-
dc.identifier.citationPASTORE, Denise Araújo Clímaco. Ofícios primordiais humanos e relações dialógicas em contextos escolares: como a Pedagogia do fazer tece essa trama. 2022. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44760-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Pedagogia do Fazer tem como elemento central em sua proposta a vivência dos ofícios primordiais humanos, como agricultura, marcenaria, culinária, lida com animais, ofício de pedreiro, entre outros. Considerando que essa proposta pedagógica ainda está em emergência no cenário educacional brasileiro, o presente estudo se mobilizou acerca do objetivo geral de compreender as formas de significação e valoração das experiências de trabalho manual por parte das crianças de uma escola que adota a Pedagogia do Fazer. Desdobram-se daí os objetivos específicos, elencados a seguir. (1) Caracterizar a Pedagogia do Fazer em relação às suas práticas, aos seus processos e às suas particularidades pedagógicas e socioculturais: a concepção do chamado “entorno educativo” e a formação de uma comunidade que educa; (2) analisar de que forma as vivências de trabalho manual e o conceito de trabalho são significados pelas crianças na escola selecionada, que adota a Pedagogia do Fazer, e (3) analisar de que forma se constituem as relações dialógicas, com o(a) outro(a), com o espaço e com si mesmo(a) na realização dos ofícios primordiais e como tais experiências de trabalho constituem os espaços relacionais. Tomou-se como contexto do estudo de campo uma instituição brasileira que adota a Pedagogia do Fazer e que se autodefine como uma escola Waldorf, que debruça especial atenção às vivências ligadas aos ofícios primordiais humanos. Foi feita uma revisão de literatura no sentido de traçar um histórico acerca da concepção de trabalho manual em contextos escolares. Na parte empírica da pesquisa, foram realizadas (1) entrevistas semiestruturadas com educadores da escola pesquisada; (2) tertúlias dialógicas com as crianças em seu ambiente de trabalho; (3) observações das situações de trabalho; (4) produções artísticas/visuais realizadas pelas crianças sobre as situações de trabalho; (5) roda de conversa com as crianças sobre as produções artísticas. Pudemos notar, através da análise das informações empíricas coletadas, que as possibilidades pedagógicas que a Pedagogia do Fazer apresenta podem restituir um equilíbrio que há muito se perdeu, entre as atividades de natureza cognitiva e aquelas de natureza manual. A análise das produções artísticas reforçou a percepção de que as experiências com os ofícios primordiais humanos na escola, em um espaço alargado de tempo, permitem que se estabeleça uma nova valoração do conceito de trabalho manual e as relações dialógicas fomentadas pelo próprio trabalho são parte importante nesse processo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOfícios primordiais humanos e relações dialógicas em contextos escolares : como a Pedagogia do fazer tece essa tramapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTrabalhos manuaispt_BR
dc.subject.keywordRelações dialógicaspt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The Action Pedagogy has, as a central element in its proposal, the experience of primordial human activities, such as agriculture, carpentry, cooking, dealing with animals and masonry, among others. Considering that this pedagogical proposal is still emerging in the Brazilian educational scenario, the present study focused on the general objective of understanding the meanings and valuations of manual work experiences by children in a school that adopts the Action Pedagogy. From there, the specific objectives, listed below, unfold. (1) To characterize the Action Pedagogy in relation to its practices, its processes and its pedagogical and sociocultural particularities: the conception of the so-called “complete environments” and the formation of a community that educates; (2) to analyze how the experiences of manual work and the concept of work are signified by the children at the selected school, which adopts the Action Pedagogy and (3) to analyze how dialogic relationships are constituted, with the other, with the environment and with one's self while practicing the primordial activities and how such work experiences constitute the relational spaces. The context of the case study was a Brazilian institution that adopts the Action Pedagogy and that defines itself as a Waldorf school, which pays special attention to the experiences linked to primordial human activities. A literature review was carried out in order to trace a historical overview of the conception of manual work in school contexts in an extended period of time. In the empirical part of the research were carried out (1) semi-structured interviews with educators from the researched school; (2) dialogic gatherings with children in their work environment; (3) observations of work situations; (4) artistic/visual productions made by children about the work situations; (5) conversation circle with children about artistic productions. We were able to notice, through the analysis of the empirical information collected, that the pedagogical possibilities that the Action Pedagogy presents can restore a balance that has long been lost between activities of a cognitive nature and those of a manual nature. The analysis of the children's artistic productions reinforced the perception that the experiences with the primordial human activities at school, in an extended period of time, allow a new valuation of the concept of manual work to be established and the dialogic relationships fostered by the work itself are an important part of this process.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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