Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Rodrigo Matos de | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Emando Cassemiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-09T21:59:58Z | - |
dc.date.available | 2022-09-09T21:59:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-17 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Emando Cassemiro. A banalidade do mal como experiência do professor da Educação de Jovens e Adultos. 2022. 142 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44746 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante de um pequeno trajeto histórico arquitetado nos percalços culturais e educativos de saberes
sistematizados na sociedade brasileira, demonstramos neste ensaio a propagação da banalidade do
mal na Educação de Jovens e Adultos, corroborando suas respectivas consequências no processo de
formação continua dos professores. Assim, foi constatado artifícios do mal antropológico promovido
pela mimesis das metodologias curriculares, os quais foram caracterizados e desvendados pela
reflexão e a conscientização de uma experiência movida por uma concepção travestida de um devir
dos processos educativos. Durante o trajeto da pesquisa, diversas questões filosóficas surgiram sobre
o desdobramento da historicidade da Educação, sendo pronunciadas por fatores que contribuíam na
sua constituição, conservação, reflexão e emancipação. Em nosso ensaio, acolhemos a pesquisa
bibliográfica, impulsionada pela experiência empírica e os instrumentos de coleta de dados ficaram com
a observação e a própria análise bibliográfica, tendo como abordagem de investigação, o aspecto
qualitativo, em seu nível metodológico sendo encontrado no método Critico-dialético. O nível teórico se
fundamentou nos fenômenos privilegiados do surgimento destas mazelas dentro da escola, e a
defasagem da formação continuada de professores que se metamorfoseavam atrás das experiências.
Dessa forma, o professor que conheceu o conhecimento, passou pelo devir, se escondeu na
experiência, e agora interpreta a banalidade do mal como fator de formação ou deformação do alunado
na continuidade de suas experiências pedagógicas. Em nossa realidade, buscamos soluções
elucidativas na clarificação da experiência no saber obscuro e velado, adquirido pelas competências
colocadas em prática através das habilidades na construção do alicerce da criatividade respaldada nos
saberes necessários para a compreensão do mundo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A banalidade do mal como experiência do professor da Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Faced with a small historical path designed in the cultural and educational mishaps of systematized
knowledge in Brazilian society, we demonstrate in this essay the propagation of the banality of evil in
Educação de Jovens e Adultos, corroborating its respective consequences in the process of continuing
teacher education. Consequently, artifices of anthropological destruction were found promoted by the mimesis of curricular methodologies, which were characterized and unveiled by reflection and
awareness of an experience driven by a transported conception of becoming of educational processes.
During the research, several philosophical questions emerged about the unfolding of the historicity of
Education, being pronounced by factors that contributed to its constitution, conservation, reflection, and
emancipation. In our essay, we welcome the bibliographic research, driven by empirical experience, and
the data collection instruments were left with observation and the bibliographic analysis itself. Taking an
investigative approach, the qualitative aspect, in its methodological level is found in the critical-dialectical
method. The theoretical level was based on the privileged phenomena of the emergence of this illness
within the school, and the lag in the continuing teacher education of teachers who metamorphosed
behind the experiences. Therefore, the teacher who met knowledge passed through becoming, hid in
experience, and now interprets the banality of evil as a factor in the formation or deformation of students
in the continuity of their pedagogical experiences. In our reality, we seek enlightening solutions in
clarifying the experience in obscure and veiled knowledge, acquired by the skills put into practice
through the skills in building the foundation of creativity supported by the knowledge necessary for
understanding the world. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:emandofilosofia@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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