Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Adriana Almeida Sales de | - |
dc.contributor.author | Cruz, Emelle Rodrigues Novais | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T21:58:39Z | - |
dc.date.available | 2022-09-08T21:58:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-29 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Emelle Rodrigues Novais. A relação dos recursos financeiros e a avaliação da qualidade dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade de Brasília. 2022. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44729 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo analisou a relação dos recursos financeiros
direcionados aos programas de pós-graduação stricto sensu da UnB com a avaliação
quadrienal da qualidade realizada pela CAPES, no ano de 2017. Para melhor análise,
selecionamos um programa de cada conceito de avaliação, conforme cada área de
conhecimento: PPG em Design, da área de Ciências Humanas e Sociais, avaliado com
conceito 3 no curso de mestrado; PPG em Saúde Animal, da área de Ciências Agrárias e
Florestais, pontuado com conceito 4 nos cursos de mestrado e doutorado; PPG em Química,
da área de Ciências Exatas, conceituado com nota 5 nos cursos de mestrado e doutorado;
PPG em Geotecnia, da área de Tecnologia, avaliado com conceito 6 nos cursos de mestrado e
doutorado; e PPG em Desenvolvimento Sustentável, da área Interdisciplinar, que obteve
conceito 7 nos cursos de mestrado e doutorado. A pesquisa é baseada em metodologia
qualitativa, utilizando estratégias de investigação de multicasos, sendo realizado o exame das
fichas de avaliação dos respectivos programas de pós-graduação da UnB, a verificação da
evolução do orçamento desses programas nos exercícios de 2014 a 2017, além de utilizar o
recurso de entrevista aos coordenadores desses PPGs. A partir do exame das fichas de
avaliação e nos retornos que obtivemos dos coordenadores foi possível identificar a relação do
financiamento com as respectivas avaliações da qualidade, sendo verificado que quanto maior
o recurso financeiro, melhores são as possibilidades de fomento à pesquisa de qualidade, fato
que contribui para a manutenção e/ou melhora do conceito de qualidade do programa. Como
resultado, foi elaborada uma nota técnica ao Decanato de Pós-Graduação da UnB com
sugestões de ações a serem implementadas nos programas de pós-graduação a fim de
contribuir para a progressão dos conceitos de avaliação da qualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A relação dos recursos financeiros e a avaliação da qualidade dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos financeiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programas de pós-graduação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Financiamento da educação superior | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study analyzed the relationship of financial resources directed
to stricto sensu graduate programs at UnB with the four-year quality evaluation carried out by
CAPES, in 2017. For a better analysis, we selected a program for each evaluation concept,
according to each knowledge area: PPG in Design, in the area of Human and Social Sciences,
evaluated with concept 3 in the master's course; PPG in Animal Health, in the area of Agrarian
and Forestry Sciences, scored with concept 4 in the master's and doctorate courses; PPG in
Chemistry, in the area of Exact Sciences, with a grade of 5 in the master's and doctorate
courses; PPG in Geotechnics, in the Technology area, evaluated with concept 6 in the master's
and doctorate courses; and PPG in Sustainable Development, in the Interdisciplinary area,
which received a grade of 7 in the master's and doctorate courses. The research is based on
qualitative methodology, using multi-case investigation strategies, examining the evaluation
sheets of the respective graduate programs at UnB, verifying the evolution of the budget of
these programs in the years 2014 to 2017, in addition to use the resource to interview the
coordinators of these PPGs. From the examination of the evaluation sheets and the feedback
we obtained from the coordinators, it was possible to identify the relationship between funding
and the respective quality assessments, and it was verified that the greater the financial
resource, the better the possibilities of promoting quality research, a fact that contributes to the
maintenance and/or improvement of the program's quality concept. As a result, a technical note
was prepared to the UnB Graduate Deanship with suggestions for actions to be implemented in
graduate programs in order to contribute to the progression of quality assessment concepts. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:emelle.novais@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|