Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44726
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_TatianyMichelleGonçalvesdaSilva.pdf3,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aprendizagem inclusiva do tema “água” nas ciências ambientais : para estudantes deficientes visuais da rede pública de ensino do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Tatiany Michelle Gonçalves da
E-mail do autor: mailto:tatyalmeidaesilva@gmail.com
Orientador(es): Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar
Assunto: Educação ambiental inclusiva
Guia de aprendizagem
Currículo em Movimento
Braille - estudo e ensino
Data de publicação: 8-Set-2022
Referência: SILVA, Tatiany Michelle Gonçalves da. Aprendizagem inclusiva do tema “água” nas ciências ambientais: para estudantes deficientes visuais da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2022. [155] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A educação ambiental inclusiva vem como um processo que dialoga a relação homem – natureza – bem estar, onde o sujeito além de ser incluso no seu meio se apropria desse, tornando-se responsável pela sua conservação e preservação. A produção de um material didático inclusivo que leva a estudantes deficientes visuais de uma rede pública de ensino Distrito Federal a oferta formativa e reflexiva sobre a temática água, na atual conjuntura socioambiental brasileira, tem como objetivo promover uma reflexão sobre a significância da acessibilidade de recursos que ampliem a oferta de práticas inclusivas, integradas as aprendizagens da área de Educação Ambiental, para o ensino de alunos com necessidades específicas dessa rede ensino. A metodologia usada abordou desde a pesquisa bibliográfica na construção de um referencial teórico que alicerçasse as ideias expressas pela pesquisa à observação direta intensiva que utilizou a vivência em um espaço escolar para modelar o construto do Guia de Aprendizagem, produto final desta dissertação, e, para analisar o conteúdo, utilizou-se a pesquisa exploratória para preencher as lacunas encontradas durante a pesquisa do trabalho. O método escolhido para a construção dessa ação propositiva foi estabelecido entre os processos dialógicos que há entre as práticas inclusivas e excludentes que permeiam o campo educacional desde o início de sua concepção. O resultado da pesquisa foi validado pela ação de docentes e discentes de analisar as partes e o todo do recurso didático que foi construído, utilizando a abordagem recursiva de ferramentas inclusivas e Tecnologias Assistivas. Encerra-se considerando a relevância de propostas como essa que tem o foco de despertar práticas de ensino e aprendizagem de ensino inclusivo dentro das ciências ambientais e, utilizou a confecção de um guia de aprendizagem inclusiva para estabelecer e apresentar o diálogo entre essas duas áreas do saber, que se direciona a formação e construção da relação entre o homem, com o homem e com seu meio.
Abstract: Inclusive environmental education comes as a process that dialogues the relationship between man – nature – wellbeing, where the subject besides being included in his environment appropriates it, becoming responsible for its conservation and preservation. The production of an inclusive didactic material that brings to visually impaired elementary school students from a public school network, a formative and reflective offer about the water theme in the current Brazilian socio-environmental situation, aims to awaken reflection on the role of education in the awareness of the importance of school and social inclusion processes, for the construction of a citizenship that is aware of the current social and environmental issues of our planet. The methodology used approached from the bibliographic research in the construction of a theoretical referential that would support the ideas expressed by the research, the intensive direct observation that used the experience in a school space to model the construction of the Learning Guide that is the final product of this dissertation and to analyze the content used the exploratory research to fill in the gaps found during the research of the work. The method chosen to construct this propositional action was established between the dialogic processes that exist between inclusive and exclusionary practices that permeate the educational field from the beginning of its conception. While the result of the research was validated by the action of teachers and students to analyze the parts and the whole of the didactic resource that was built using the recursive approach of inclusive tools and Assistive Technologies. It ends considering that we live in the midst of dialogical processes that establish the understanding of the importance of the relationship between man with man and his environment.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.