Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Hanna, Elenice Seixas | - |
dc.contributor.author | Cruz, Gleidson Gabriel da | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-02T17:33:09Z | - |
dc.date.available | 2022-09-02T17:33:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-11 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Gleidson Gabriel da. Efeitos de reforçamento e/ ou punição sobre a aprendizagem de discriminações simultâneas. 2022. xii, 125 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44677 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudos anteriores que comparam o efeito de reforçamento e punição utilizaram
delineamento de grupo e reforçamento contínuo (CRF). O objetivo da presente pesquisa
foi avaliar o efeito de reforçamento e punição sozinhas e combinadas em tarefas de
discriminação simples em um delineamento intrassujeito. Trinta e seis estudantes
universitários foram ensinados a discriminar entre dois estímulos compostos por uma
matriz 3x3 de nove figuras. A posição de quatro figuras iguais foi utilizada como critério
das discriminações. Em três condições experimentais realizadas por todos os
participantes, com balanceamento tanto da ordem quanto da posição das discriminações,
as consequências das respostas foram manipuladas. Na Condição Reforçamento (R),
respostas corretas eram seguidas por pontos; na Condição Punição (P), respostas
incorretas produziam a retirada de pontos; e na Condição Reforçamento e Punição (RP),
respostas corretas e incorretas eram seguidas pela adição e retirada de pontos,
respectivamente. No Experimento 1, foram programadas consequências para todas as
respostas (CRF). A maioria dos participantes aprendeu mais rapidamente na Condição
RP, replicando resultados de estudos anteriores. No Experimento 2, as consequências
foram programadas apenas para um terço das respostas, a aprendizagem foi, em geral,
mais rápida com a programação de consequências apenas para erros na Condição P. No
Experimento 3, em geral, observa-se variabilidade: Em CRF, dois dos seis participantes
tiveram mais rápido aprendizagem em uma das três condições. Em VR3, três participantes
tiveram mais rápida aprendizagem em P e três outros participantes em RP. Observou-se
menos erros e tentativas na Condição P com consequências intermitentes do que nas
condições R e RP. Os resultados diferentes nos dois experimentos sugerem a necessidade
de avaliar em outros estudos o efeito do tipo de consequência sobre a aprendizagem
discriminativa com esquemas intermitentes. Replicou o resultado de três participante no
Experimento 3, porém, os três participantes não replicaram. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Efeitos de reforçamento e/ ou punição sobre a aprendizagem de discriminações simultâneas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Punição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Discriminação simples | pt_BR |
dc.subject.keyword | Esquema de reforçamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Variabilidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Previous studies comparing the effect of reinforcement and punishment used group
design and continuous reinforcement (CRF). The aim of the present research was to
evaluate the effect of reinforcement and punishment alone and in combination on simple
discrimination tasks in an intra-subject design. Thirty-six college students were taught to
discriminate between two stimuli composed of a nine-figure 3x3 matrix. The position of
four identical figures was used as a criterion for discrimination. In three experimental
conditions performed by all participants, with balancing both the order and the position
of the discriminations, the consequences of the responses were manipulated. In the
Reinforcement Condition (R), correct responses were followed by points; in the
Punishment Condition (P), incorrect answers resulted in the removal of points; and in the
Reinforcement and Punishment (RP) Condition, correct and incorrect responses were
followed by the addition and removal of points, respectively. In Experiment 1,
consequences were programmed for all responses (CRF). Most participants learned faster
in the RP Condition, replicating results from previous studies. In Experiment 2,
consequences were programmed for only one third of the responses, learning was
generally faster with programming consequences only for errors in Condition P. In
Experiment 3, in general, variability is observed: In CRF , two of the six participants had
faster learning in one of the three conditions. In VR3, three participants had faster learning
in P and three other participants in RP. Fewer errors and trials were observed in Condition
P with intermittent consequences than in conditions R and RP. The different results in the
two experiments suggest the need to evaluate in other studies the effect of the type of
consequence on discriminative learning with intermittent schedules. It replicated the
result of three participants in Experiment 3, however, the three participants did not
replicate. | pt_BR |
dc.contributor.email | gleidsongabriel@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|