Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Campos, Neio Lúcio de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Luz Neto, Daniel Rodrigues Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T21:27:33Z | - |
dc.date.available | 2022-08-17T21:27:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-30 | - |
dc.identifier.citation | LUZ NETO, Daniel Rodrigues Silva. Mobilização do pensamento geográfico na interpretação de práticas espaciais por alunos do ensino médio. 2022. 225 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44548 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é analisar elementos indicadores estruturantes do pensamento
geográfico mobilizados para a interpretação de práticas espaciais por alunos da 3ª série do
Ensino Médio em duas escolas públicas do Gama, no Distrito Federal, em 2021. O percurso
metodológico está fundamentado na abordagem da pesquisa qualitativa e na modalidade
participante. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica, na pesquisa de campo foram aplicados
questionários e feitas mediações pedagógicas por meio da realização de uma oficina pedagógica
e aplicações de testes com situações-problema. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica de
análise de conteúdo na identificação de elementos indicadores em palavras ou frases nas
argumentações dos sujeitos. A pesquisa está articulada em três eixos centrais: práticas espaciais,
pensamento geográfico e a mobilização de elementos do pensamento geográfico por alunos do
Ensino Médio. Os resultados indicam que as práticas espaciais referem-se a um conjunto
sistêmico de ações sociais espacialmente localizadas e efetuadas cotidianamente por diferentes
sujeitos para atender a motivos (necessidades) específicos ou coletivos, mediadas por sistemas
de instrumentos materiais-simbólicos. Elas possibilitam a produção, apropriação, reprodução e
a organização do espaço geográfico. Essas práticas espaciais têm se tornado cada vez mais
complexas diante do contexto de expansão do processo de globalização contemporâneo. Nesse
contexto, defende-se a tese de que a mobilização de elementos estruturantes do pensamento
geográfico, conceitos e princípios lógicos, são instrumentos simbólicos potentes para a
interpretação das práticas espaciais de maneira crítico-reflexiva. Essa tese foi constatada junto
aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, em duas escolas públicas do Gama, pois ao serem
estimulados a resolverem situações-problema com perguntas geográficas por meio do conteúdo
da globalização, evidenciaram-se indicadores nos argumentos dos estudantes da mobilização
de conceitos e princípios estruturantes do pensamento geográfico na interpretação de práticas
espaciais de forma crítico-reflexiva. Portanto, indica-se desenvolver e estimular a mobilização
dos conceitos e princípios geográficos como método para o ensino e aprendizagem em
Geografia, pois estruturam e orientam a atividade do pensamento geográfico dos sujeitos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mobilização do pensamento geográfico na interpretação de práticas espaciais por alunos do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas espaciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Globalização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interpretação crítico-reflexiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento geográfico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this research is to analyze structural indicator elements of geographic thought
mobilized for the interpretation of spatial practices by students of the 3rd series of Ensino Médio
in two public schools of Gama, in the Federal District, in 2021. The methodological course is
based on the research approach qualitative and in a participant modality. For this, apart from
the bibliographical research, in the field research we applied questionnaires and some
pedagogical mediations by means of the realization of a pedagogical office and application of
tests with problem situations. To analyze the data, the content analysis technique was used to
identify indicator elements in words or phrases in the arguments of two subjects. The research
is articulated in three central elements: spatial practices, geographical thinking and the
mobilization of elements of geographical thinking by students of Ensino Médio. The results
indicate that spatial practices refer to a systemic set of social actions spatially located and carried
out daily by different subjects to attend to specific or collective motives (needs), mediated by
systems of material-symbolic instruments. They make possible the production, appropriation,
reproduction and organization of the geographical space. These spatial practices have also
become increasingly complex in the context of the expansion of the contemporary globalization
process. In context, it is defended that the mobilization of structural elements of geographical
thought, concepts and logical principles, are powerful symbolic instruments for the
interpretation of spatial practices in a critical-reflexive manner. This was verified together with
the students of the 3rd series of Ensino Médio, in two public schools of Gama, because we will
be encouraged to solve problem-situations with geographical questions through the content of
globalization, evidence will be shown in the arguments of two students of mobilization of
concepts and structuring principles of geographic thought in the interpretation of spatial
practices in a critical-reflexive way. Therefore, it indicates to develop and stimulate the
mobilization of two concepts and geographical principles as a method for teaching and learning
in Geography, for structuring and guiding the activities of geographical thinking of two
subjects. | pt_BR |
dc.contributor.email | danieltabuleiro1@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|