Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Laranja, Ruth Elias de Paula | - |
dc.contributor.author | Lima, Luana Pereira de Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-12T22:02:56Z | - |
dc.date.available | 2022-08-12T22:02:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Luana Pereira de Azevedo. Análise dos impactos ambientais dos atropelamentos de fauna na Unidade de Conservação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: um estudo de caso na GO-239. 2022. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44515 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Brasil é um país de proporções continentais e a maior parte locomoção terrestre se
dá por meio das estradas e rodovias. As colisões de veículos com a fauna silvestre
são a principal causa da perda direta de fauna, além de oferecerem riscos a vidas
humanas. Isto posto, este trabalho tem como objetivo principal identificar o grau do
impacto ambiental gerado pelos atropelamentos de fauna no trecho da GO-239 que
liga o município de Alto Paraíso de Goiás ao vilarejo de São Jorge, na Chapada dos
Veadeiros. A partir do cruzamento das informações das frequências médias de
atropelamentos e dos atributos de severidade (densidade populacional, estado de
conservação, endemismo e área de conservação), a metodologia utilizada gerou
valores que representam o grau de significância do impacto ambiental causado pelos
atropelamentos num trecho de 36km. Os resultados demonstram que o os graus de
impacto causados pelos atropelamentos de fauna silvestre na rodovia estadual GO239 são extremamente altos e muito alto. As análises são referentes aos meses de
setembro, outubro, novembro e dezembro de 2019 e janeiro e março de 2020. Para
cada mês, calculou-se os valores médios propostos. Foram identificados 186
indivíduos, sendo 82 anfíbios, 59 aves, 16 mamíferos e 29 répteis. Apesar de anfíbios
e aves apresentarem maior número de indivíduos atropelados ao longo da pesquisa,
o trecho como um todo demonstra ser preocupante ao se tratar de atropelamento de
fauna. Por isso, ao se executar obras de criação ou de manutenção em rodovias, para
além da implementação de medidas de mitigação como cercas, túneis e passagens
aéreas, é interessante que seja feito também um intenso trabalho de educação
ambiental nas localidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise dos impactos ambientais dos atropelamentos de fauna na Unidade de Conservação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros : um estudo de caso na GO-239 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cerrados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atropelamentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fauna silvestre | pt_BR |
dc.subject.keyword | Severidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grau de impacto ambiental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Brazil is a country of continental proportions and most terrestrial locomotion is through
roads and highways. Vehicle collisions with wildlife are the main cause of direct loss of
wildlife, in addition to posing risks to human lives. The main objective of this work is to
identify the degree of environmental impact generated by the wildlife roadkills on the
stretch of GO-239 that connects the municipality of Alto Paraíso de Goiás to the village
of São Jorge, in Chapada dos Veadeiros. By crossing the information on the average
frequencies of roadkill and the severity attributes (population density, conservation
status, endemism and conservation area), the methodology used generated values
that represent the degree of significance of the environmental impact caused by
roadkill in the stretch of 36km. The results demonstrate that the degrees of impact
caused by wildlife road kills on the GO-239 state road are extremely high and very
high. The analyzes refer to the months of September, October, November, December
2019, January and March 2020. For each month, the proposed average values were
calculated. 186 individuals were identified, of which 82 were amphibians, 59 were
birds, 16 were mammals and 29 were reptiles. Although amphibians and birds present
a greater number of individuals being run over during the research, the stretch as a
whole shows to be worrying when dealing with wildlife roadkill. Therefore, when
carrying out construction or maintenance works on highways, in addition to
implementing mitigation measures such as fences, tunnels and air passages, it is
interesting that an intense environmental education work be carried out in the localities. | pt_BR |
dc.contributor.email | azevedolimaluana@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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