Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Teles, Lúcio França | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Janaina Angelina | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-08T22:10:05Z | - |
dc.date.available | 2022-08-08T22:10:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-09 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Janaina Angelina. Gestão pedagógica e tecnologias digitais da informação e comunicação: um caminho para a promoção do engajamento estudantil na educação superior. 2022. xxxii, 153 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44447 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese aborda a temática da gestão pedagógica e do uso das Tecnologias
Digitais da Informação Comunicação para a promoção do engajamento estudantil. A
partir de uma reflexão sobre a flexibilização do espaço e tempo para a educação superior
presencial, por meio de uma proposta de educação híbrida, centramos nossa pergunta de
pesquisa, na seguinte problematização: Como a gestão pedagógica do processo de ensino
e aprendizagem mediado pelas TDIC pode promover o engajamento estudantil na
educação superior? E para responder a essa pergunta traçamos um percurso metodológico
em que adotamos uma pesquisa de natureza exploratória explicativa com abordagem
qualitativa/quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o
levantamento analítico de teses que tinham como tema a gestão da educação a distância
e da educação híbrida realizado no período de 2012 a 2021, em bases de dados da América
Latina, e a construção, adaptação, validação e aplicação do Instrumento de Medição de
Engajamento Estudantil mediado pelas TDIC para a educação superior, embasado no
instrumento validado internacionalmente National Survey of Student Engagement
(NSSE). O instrumento foi aplicado, no segundo semestre de 2019, para os estudantes
das disciplinas que fazem parte do projeto Poiese. O projeto é o campo de pesquisa desta
tese e consiste em uma metodologia desenvolvida por professores do Departamento de
Planejamento e Administração (PAD) da Faculdade de Educação, da Universidade de
Brasília, que tem como objetivo romper com os paradigmas da educação tradicional por
meio da implementação de metodologias ativas mediadas pelas TDIC no contexto da
educação superior presencial. Os resultados da pesquisa apontam para um cenário
motivador em relação ao uso das TDIC, uma vez que pudemos observar que estratégias
como a gamificação de conteúdo e o uso de objetos de aprendizagem surtiram efeitos
positivos no engajamento dos estudantes, além das práticas efetivas docentes que
resgatam e reafirmam a importância e a necessidade da valorização do trabalho docente
e da gestão pedagógica articulada ao uso das TDIC nos processos de aprendizagem.
Partindo de uma proposta que articulou a gestão pedagógica, as TDIC e o engajamento
estudantil, alicerçados na revisão de literatura, nos resultados das análises dos
questionários aplicados e das teses levantadas e selecionadas, apresentamos a gestão
pedagógica a partir dos processos de planejamento, organização, coordenação e controle.
Nessa perspectiva, a pesquisa aponta para o engajamento estudantil como medida de
qualidade na educação superior, bem como para uma gestão pedagógica, que por meio da
flexibilização pedagógica possibilita o engajamento e a aprendizagem significativa dos
estudantes. A flexibilização pedagógica, em nosso contexto de análise, ocorre por meio
da inserção das TDIC, com uma proposta desenvolvida de maneira híbrida, com
atividades pesenciais e on-line. Indubitavelmente, estamos diante de um desafio
disruptivo em relação ao currículo e às práticas docentes tradicionais, principalmente no
que consiste a inserção de metodologias ativas, a flexibilização do tempo do docente e do
estudante e a autonomia de ambos nesse processo de ensino e aprendizagem, mas
percebemos a premente necessidade de repensarmos a prática pedagógica a partir do uso
das TDIC e o quanto isso impacta no engajamento dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Gestão pedagógica e tecnologias digitais da informação e comunicação : um caminho para a promoção do engajamento estudantil na educação superior | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engajamento estudantil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis deals with the theme of pedagogical management and the use of
Digital Information Technologies to promote student engagement. From a reflection on
the flexibility of space and time for face-to-face higher education, through a hybrid
education proposal, we focus our research question on the following problematization:
How can the pedagogical management of the teaching and learning process mediated by
TDICs promote student engagement in higher education? And to answer this question,
we traced a methodological path in which we adopted a research of an explanatory nature
with a qualitative/quantitative approach. The instruments of data collection were the
analytical survey of thesis that had the theme of the management of distance education
and hybrid education carried out from 2012 to 2021, in Latin American databases, and
the construction, adaptation, validation and application of the Student Engagement
Measurement Instrument mediated by the TDICs for higher education, based on the
internationally validated instrument National Survey of Student Engagement (NSSE). The
instrument was applied, in the second half of 2019, to students of the disciplines that are
part of the Poiese project. The project is the research field of this thesis and consists of a
methodology developed by professors from the Department of Planning and
Administration (PAD) of the Faculty of Education, University of Brasília, which aims to
break with the paradigms of traditional education through implementation of active
methodologies mediated by TDIC in the context of face-to-face higher education. The
results of the research point to a motivating scenario in relation to the use of TDIC, since
we could observe that strategies such as content gamification and the use of learning
objects had positive effects on student engagement, in addition to effective teaching
practices that rescue and reaffirm the importance and need to value teaching work and
pedagogical management articulated to the use of TDIC in learning processes. Starting
from a proposal that articulated pedagogical management, TDIC and student engagement,
based on the literature review, on the results of the analysis of the applied questionnaires
and of the theses raised and selected, we present the pedagogical management from the
processes of planning, organization, coordination and control. From this perspective, the
research points to student engagement as a measure of quality in higher education, as well
as to pedagogical management, which, through pedagogical flexibility, enables students
to engage and learn meaningfully. Pedagogical flexibility, in our context of analysis,
occurs through the insertion of TDIC, with a proposal developed in a hybrid way, with
face-to-face and online activities. Undoubtedly, we are facing a disruptive challenge in
relation to the curriculum and traditional teaching practices, especially in what consists
of the insertion of active methodologies, the flexibility of the teacher's and student's time
and the autonomy of both in this teaching and learning process, but we realized the urgent
need to rethink the pedagogical practice based on the use of TDICs and how much this
impacts on student engagement. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|