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dc.contributor.advisorBranco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu-
dc.contributor.authorMiranda, Theresa Raquel Borges de-
dc.date.accessioned2022-08-03T21:58:14Z-
dc.date.available2022-08-03T21:58:14Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.date.submitted2022-05-10-
dc.identifier.citationMIRANDA, Theresa Raquel Borges de.Cultura de paz na escola: práticas dialógicas e desenvolvimento da autonomia dos estudantes como mobilizadores da mudança. 2022. 233 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44401-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese de doutorado buscou analisar os processos envolvidos na tentativa de implementação de um projeto de Cultura de Paz em uma escola de ensino fundamental localizada em uma região de baixa renda em Brasília. A análise ocorreu ao longo de dois anos, durante a tentativa de implementação do projeto. Nesse processo, a pesquisa deu foco à participação e ao desenvolvimento do grupo de estudantes nomeados pelo projeto como Mensageiros da Paz. Fundamentado na perspectiva da Psicologia Cultural, este trabalho faz uma leitura das dinâmicas simbólicas e relacionais, considerando a dialogicidade dos processos interativos, comunicativos e metacomunicativos que estão na gênese do desenvolvimento humano. A metodologia adotada foi qualitativa, que considera a construção epistemológica, sistêmica e dinâmica do conhecimento e a presença ativa do pesquisador, e se caracteriza pela interdependência entre os momentos do processo de pesquisa. Após aproximação da pesquisadora com o Projeto Vozes da Paz, desenvolvido pelo TJDF junto às escolas, foi selecionada uma interessada em desenvolver o projeto. A implementação do projeto na escola oportunizou o desenvolvimento de pesquisa-intervenção junto com os Mensageiros da Paz, adolescentes do sexto ao nono ano do ensino fundamental. O método de pesquisa incluiu a realização de cinco grupos focais realizados com os Mensageiros da Paz, que visavam à análise da cultura escolar e comunitária; e, depois, 12 encontros que permitiram a autorreflexão, participação ativa e autonomia dos estudantes. Os grupos focais e os encontros foram gravados em áudio, degravados na íntegra e analisados à luz da Psicologia Cultural. Os resultados indicaram a necessidade de resistir às canalizações culturais do sistema socioeconômico vigente, e promover práticas dialógicas como forma de melhorar a qualidade das relações escolares e favorecer o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e cooperação entre os alunos. Outro aspecto destacado pelos resultados foi como as relações dialógicas podem substituir a cultura da punição e do controle como forma de possibilitar o desenvolvimento da autonomia, essencial para a construção permanente dos processos democráticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCultura de paz na escola : práticas dialógicas e desenvolvimento da autonomia dos estudantes como mobilizadores da mudançapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCultura de pazpt_BR
dc.subject.keywordPsicologia culturalpt_BR
dc.subject.keywordAutonomiapt_BR
dc.subject.keywordDialogismopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento democráticopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This doctoral aimed at dissertation analyzing those processes involved in the attempt to implement a Culture of Peace project in a public Elementary School in a poor area of the Federal District-Brasília. The analysis took place throughout the attempts of the project’s implementation during the period of two years and a half. The research ended up focusing on the participation and development of the group of students named by the project as the Messengers of Peace. Based on the perspective of Cultural Psychology, this work intended to identify the school’s symbolic and relational dynamics, considering the dialogicity of interactive, communicative and metacommunicative processes that are in the genesis of human development. The methodology adopted was qualitative, which considers the systemic and dynamic epistemological construction of knowledge, with the active participations of the researcher, and is characterized by the interdependence between all instances of the research process. After the researcher approached the Vozes da Paz Project, developed by the TJDF with public schools, she selected a specific school interested in developing the project. The development of the implementation of the project at the school made it possible to work together with the Messengers of Peace, who were teenagers from the 6th to the 9th grade of Elementary School. Research procedures included five focus groups carried out with the Messengers of Peace, in order to identify and analyze the school’s and the community’s cultures; then, 12 meetings that allowed themself-reflections, autonomy and group participation. All meetings were audio recorded, transcribed and analyzed from a Cultural Psychology perspective. The results indicated the need to resist the cultural channels of the current socioeconomic system, and to promote dialogic practices as a way of improving the quality of school relationships and favoring the development of autonomy, responsibility and cooperation among students. Another aspect highlighted by the results was how dialogic relationships can replace the culture of punishment and control as a way of enabling the development of autonomy, essential for the permanent construction of democratic processes.pt_BR
dc.contributor.emailtheresa.borges@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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