Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Pilati, Alexandre Simões | - |
dc.contributor.author | Silva, Luciana Henrique Mariano da | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-02T21:53:48Z | - |
dc.date.available | 2022-08-02T21:53:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luciana Henrique Mariano da. A mulher que fala: voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto. 2022. 120 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44385 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | - |
dc.description.abstract | Em Corola (2000b) e Margem de manobra (2005a), de Claudia Roquette-Pinto, somos
envolvidos pelos ambientes circunscritos de uma casa ou apartamento aos limites dos jardins
e de cidades devastadas. A voz poética se materializa nas fibras do corpo e nos espaços que
habita, amalgamada com a natureza viva do jardim e da cidade. Com “delicada violência”, os
espaços públicos e privados invadem-se e imiscuem-se. O eu lírico se objetiva nas imagens e
sensações do poema e desafia o próprio fôlego na ameaça ou iminência da autodestruição. A
potência de sua dicção se realiza entre a fala e a impossibilidade de ser compreendida, entre a
concretude, o erotismo do corpo, e o logro abstrato da linguagem. A análise de poemas
selecionados do corpus literário, fundamentada na crítica materialista dialética e em teorias da
lírica, nos permite compreender a voz e o corpo como eixos simbólicos e estruturais que
captam esteticamente a experiência histórica da mulher no eu lírico. Esta se universaliza na
forma estética e no que tem de profundamente humano, na medida em que capta a experiência
urbana contemporânea. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A mulher que fala : voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia brasileira - crítica, interpretação, etc | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidades | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In Corola (2000b) and Margem de manobra (2005a), by Claudia Roquette-Pinto, we are
enveloped by the circumscribed environments of the house or the body, or by the limits of the
garden and the city. The poetic voice materializes itself in the fibers of the body and in the
spaces of nature, amalgamated with the life of the garden and the city. With “delicate
violence”, public and private spaces invade each other and intermingle. The lyrical self is
objectified in the poem's images and sensations and risks its own breath in the threat or
imminence of self-destruction. The power of her diction takes place between speech and the
difficulty of being understood, between the concreteness or eroticism of the body, and the
abstract achievement of language. The analysis of selected poems from the literary corpus,
based on dialectical materialist criticism and lyrical theories, allows us to understand the
voice and the body as symbolic and structural axes that capture this history of women in the
lyrical self. It becomes universal in its aesthetic form and in what is deeply human, insofar as
it captures the contemporary urban experience. | pt_BR |
dc.contributor.email | lucihms@gmail.com | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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