http://repositorio.unb.br/handle/10482/44383
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_EliseHirakoDias.pdf | 18,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Performance intercultural em situação de solidão japonicidades e Butoh no processo criativo |
Autor(es): | Dias, Elise Hirako |
Orientador(es): | Silva, Soraia Maria |
Assunto: | Performance intercultural Japonicidades Processo criativo Solidão Criação cênica |
Data de publicação: | 2-Ago-2022 |
Data de defesa: | 17-Mai-2022 |
Referência: | DIAS, Elise Hirako. Performance intercultural em situação de solidão japonicidades e Butoh no processo criativo. 2022. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A pesquisa proposta nesta dissertação desenvolve imbricamentos dos conceitos de performance intercultural e ritual (Richard Schechner e Victor Turner), situação de solidão (Martin Heidegger e Cecília Ito Saito) e japonicidades (Elisa Massae Sassaki e Ismar Borges Lima) em processos composicionais para a cena. Desse modo buscou-se refletir sobre as práticas do Kumiodori, da Dança Butoh e do Teatro Noh objetivando uma criação cênica: Yurusanai. Por meio da metodologia cartográfica foi possível estabelecer o diálogo entre o estudo dos artistas japoneses Kazuo Ohno, Tatsumi Hijikata e da bailarina alemã Mary Wigman, em sua contextualização estética expressionista, entre guerras. Tal estudo integrado à uma compreensão da metodologia criativa de artistas como Maura Baiocchi, Rosa Saito, Takashi Morishita e Soraia Silva, visaram ampliar a compreensão de práticas criativas em contexto intercultural, as quais contribuem para os estudos da cultura japonesa. |
Abstract: | The research proposed in this dissertation develops the overlapping of the concepts of intercultural and ritual performance (Richard Schechner and Victor Turner), situation of solitude (Martin Heidegger and Cecília Ito Saito) and japaneseness(Elisa Massae Sassaki and Ismar Borges Lima) in compositional processes for the scene . In this way, we sought to reflect on the practices of Kumiodori, Butoh Dance and Noh Theater aiming at a scenic creation: Yurusanai. Through the cartographic methodology, it was possible to establish a dialogue between the study of Japanese artists Kazuo Ohno, Tatsumi Hijikata and the German dancer Mary Wigman, in their expressionist aesthetic contextualization, between wars. This study, integrated with an understanding of the creative methodology of artists such as Maura Baiocchi, Rosa Saito, Takashi Morishita and Soraia Silva, aimed to broaden the understanding of creative practices in an intercultural context, which contribute to the studies of Japanese culture. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.