Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44343
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ViolenciaUrbanaEscolar.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A violência urbana e escolar nas periferias de Brasília
Outros títulos: Urban and school violence in the outskirts of Brasília
Violencia urbana y escolar en las afueras de Brasília
Autor(es): Silva, Sullyvan Garcia da
Lima Junior, Paulo
Caruso, Haydée
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9843-5672
https://orcid.org/0000-0002-3382-8387
https://orcid.org/0000-0001-7000-0733
Assunto: Violência urbana
Violência escolar
Sociologia da educação
Periferia - Brasília (DF)
Data de publicação: 2022
Editora: Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
Referência: GARCIA-SILVA, Sullyvan; LIMA JUNIOR, Paulo; CARUSO, Haydée. A violência urbana e escolar nas periferias de Brasília. Educação & Sociedade, Campinas, v. 43, e248105, 2022. DOI 10.1590/ES.248105. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/8wmBG7WwBMKYTWqD6xjzgnR/?lang=pt. Acesso em: 27 jul. 2022.
Resumo: Este artigo visa discutir as relações entre a violência escolar e urbana na região de Brasília. Por meio de uma análise exploratória multivariada de dados governamentais, buscou-se avaliar a associação entre indicadores de classe e violência. Os resultados mostram que a violência escolar é irredutível à violência urbana, podendo ser intensa em regiões consideradas muito seguras ou escassa em regiões consideradas violentas e periféricas. Crimes de desacato e agressão registrados na escola são tipicamente independentes das taxas de homicídios na vizinhança. Implicações para políticas públicas, evasão discente e trabalho docente são discutidas.
Abstract: This paper aims at discussing the relationship between school and urban violence in Brasília. Through a multivariate exploratory analysis of government data, we measured the association between social class and violence indicators. Results show that school violence is irreducible to urban violence and it may be intense in regions regarded safe or scarce in violent and peripheral regions. Crimes of contempt and aggression at the school are typically independent of neighborhood homicide rates. Implications for public policies, student dropout and teaching work are discussed.
Licença: Educação & Sociedade - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC. FONTE: https://www.scielo.br/journal/es/about/#about
DOI: https://doi.org/10.1590/ES.248105
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.