Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tenorio, Gabriela de Souza | - |
dc.contributor.author | Ozelim, Juliana Carvalho Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T21:45:06Z | - |
dc.date.available | 2022-07-19T21:45:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-20 | - |
dc.identifier.citation | OZELIM, Juliana Carvalho Mendes. Forma urbana e caminhabilidade: uma análise das metodologias de avaliação dos caminhos de pedestres. 2022. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44285 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Discussões sobre a qualidade dos caminhos de pedestres estão em pauta desde a década de 80
e, nos últimos anos, vêm ganhando mais destaque nos estudos urbanos e de políticas públicas
voltadas às cidades. Requalificar os espaços das cidades para proporcionar uma boa experiência
de caminhada é uma estratégia que auxilia na mobilidade sustentável e na saúde da população.
Os pedestres voltam a se apropriar dos espaços públicos, aumentando, assim, a vitalidade, a
segurança e o senso de comunidade. Quando se estuda os fatores que influenciam a qualidade
dos caminhos de pedestres, a literatura indica que as variáveis (como uso do solo, infraestrutura
viária etc) que caracterizam a forma urbana têm especial impacto. Surge então, a primeira
questão que precisa ser aprofundada do ponto de vista teórico: qual a relação da forma urbana
com a caminhabilidade? Essas variáveis, quando combinadas a outras, podem ser utilizadas
para avaliar a adequação dos caminhos de pedestres e indicar a sua caminhabilidade, aqui
entendida como reflexo das características físicas que facilitam ou dificultam a capacidade de
caminhar em um determinado espaço público. A fim de quantificar e/ou qualificar a adequação
do espaço urbano para o pedestre, há diversos estudos sobre caminhabilidade que podem ser
traduzidos em métodos de avaliação. Esses métodos contemplam uma gama de assuntos e
objetivos, podendo ser aplicados com auxílio de vistorias in loco, aplicação de questionários,
imagens de satélite ou recursos de georreferenciamento. Esses dados podem servir para analisar
locais sob diferentes escalas seja: de uma interseção, de uma rua, de um bairro, de uma cidade
ou até mesmo do espaço-tempo. Cada método tem seus próprios indicadores e diretrizes de
avaliação, no entanto, nem sempre são de fácil aplicação, principalmente devido ao grau de
subjetividade que alguns critérios avaliativos possuem. Aqui surgem novas questões de
pesquisa de interesse: Como são propostos e aplicados os métodos de avaliação da
caminhabilidade? Há similaridades? Qual o grau de subjetividade e objetividade nas avaliações
dos indicadores dos métodos? Portanto, este trabalho tem como objetivo conceituar as relações
que a forma urbana tem na caminhabilidade e analisar o grau de subjetividade e objetividade
das diretrizes e das formas de avaliação de alguns métodos propostos ao longo dos últimos 30
anos. Para isso, um embasamento teórico, histórico e crítico sobre forma urbana,
caminhabilidade e suas metodologias de avaliação foi realizado. Foram selecionados 14
métodos para estudo aprofundado, para os quais foi feita a catalogação de seus objetivos,
semelhanças, diferenças, subjetividades e objetividades de critérios de avaliações. Constatouse que dentre os 14 métodos avaliados, obteve-se um total de 192 indicadores originais, os quais
após uma sistematização e correlação dos métodos, foram distribuídos em 8 categorias finais e
34 indicadores finais (nomeados assim, por ser uma proposta de agrupamento sugerido nesta
dissertação) para classificação e análises. Por fim, fez-se uma discussão acerca dos
critérios/indicadores elencados a partir da literatura e os resultados das análises dos métodos.
Constatou-se que dentre os 192 indicadores originais, 149 (77,61%) mostraram-se relacionados
à forma urbana, principalmente aqueles que levantaram questões sobre o desenho da
infraestrutura viária. Além disso, 123 indicadores originais (64,06%) foram avaliados por
critérios objetivos, sendo possível notar que os métodos propostos após o ano de 2003 buscaram
agregar maior objetividade nas diretrizes de análises. Acredita-se que os caminhos de pedestres
são primordiais para uma mobilidade urbana sustentável e segura, de forma que a análise
realizada na presente dissertação pode servir de auxílio na uniformização dos critérios
avaliativos de caminhabilidade e na sua difusão como uma ferramenta mais inclusiva de análise.
Em última instância, com métodos mais claros e de aplicabilidade geral é mais fácil a
identificação dos principais problemas a serem mitigados, assim como qual é o impacto que
intervenções dos diversos agentes teriam no ambiente urbano. Além disso, métodos que avaliam
o momento presente dos caminhos de pedestres também podem servir de suporte em futuro
projetos viários. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Forma urbana e caminhabilidade : uma análise das metodologias de avaliação dos caminhos de pedestres | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Índices de caminhabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade ativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedestres | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Discussions about the quality of pedestrian paths have been on the agenda since the 1980s and,
in recent years, they have gained more prominence in urban studies and public policies aimed
at cities. Requalifying urban spaces to provide a good walking experience is a strategy that
helps sustainable mobility and the health of the population. Pedestrians once again appropriate
public spaces, thus increasing vitality, safety and a sense of community. When studying the
factors that influence the quality of pedestrian paths, the literature indicates that the variables
(as, for example, land use and road infrastructure) that characterize the urban form have a
special impact. A first question then arises that needs to be studied from a theoretical point of
view: what is the relationship between urban form and walkability? These variables, when
combined with others, can be used to assess the suitability of pedestrian paths and indicate their
walkability, here understood as a reflection of the physical characteristics that facilitate or
hinder the ability to walk in a given public space. In order to quantify and/or qualify the
suitability of urban space for pedestrians, there are several studies on walkability that can be
translated into evaluation methods. These methods cover a range of subjects and objectives,
and can be applied with the help of on-site surveys, application of questionnaires, satellite
images or georeferencing resources. This data can be used to analyze locations at different
scales, whether at an intersection, a street, a neighborhood, a city or even the space-time. Each
method has its own indicators and evaluation guidelines; however, they are not always easy to
understand and apply, mainly due to the degree of subjectivity that some evaluation criteria
contain and the need for specific knowledge related to areas such as: engineering, urbanism and
statistics. Here, new research questions of interest arise: How are walkability assessment
methods proposed and applied? Are there similarities? What degree of subjectivity and
objectivity is present in the assessment guidelines of the methods? Therefore, this work aims to
conceptualize the relationship between urban form and walkability as well as to analyze the
degree of objectivity of guidelines and forms of evaluation of some methods proposed over the
last 30 years. For this, a theoretical, historical and critical background about urban form,
walkability and their evaluation methodologies was performed. Fourteen methods were selected
for in-depth study, for which the cataloging of their objectives, similarities, differences,
subjectivities and objectivities of the evaluation criteria was done. It was found that among the
14 methods evaluated, a total of 192 original indicators were obtained, such that, after a
systematization and correlation of the methods, they were distributed in 8 final categories and
34 final indicators (named like this, for being a grouping proposal suggested in this dissertation)
for classification and analysis. Finally, a discussion was held about the criteria/indicators listed
from the literature and the results of the methods' analysis. It was found that among the 192
original indicators, 149 (77.61%) were related to urban form, mainly those that raised questions
about the design of the road infrastructure. In addition, 123 (64.06%) indicators were evaluated
by objective criteria, and it is possible to note that the methods proposed after 2003 sought to
add greater objectivity to the analysis guidelines. It is believed that pedestrian paths are essential
for sustainable and safe urban mobility, so the analysis carried out in this dissertation can help
to standardize the evaluation criteria for walkability and its diffusion as a more inclusive tool
for analysis. Ultimately, with clearer and more generally applicable methods, it is easier to
identify the main problems to be mitigated, as well as what impact interventions by different
agents would have on the urban environment. In addition, methods that evaluate the present
moment of pedestrian paths can also serve as a support in future road projects. | pt_BR |
dc.contributor.email | juliana.ozelim@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|