Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44143
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CaracteristicasIlustrativasRepresentacoes.pdf469,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenezes, João Paulo Cunha de-
dc.date.accessioned2022-07-07T13:05:11Z-
dc.date.available2022-07-07T13:05:11Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.citationMENEZES, J. P. Características ilustrativas das representações visuais de recursos hídricos em livros didáticos de Biologia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-16, 5 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a30. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2902. Acesso em: 07 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44143-
dc.description.abstractAs representações visuais são onipresentes nos livros de ciências da atualidade e, nos últimos anos, se tornaram um objeto de crítica e avaliação. Desta forma, este artigo teve por objetivo avaliar as representações visuais sobre recursos hídricos apresentadas em todas as coleções de Livros Didáticos de Biologia sugeridas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2018, do Ensino Médio. Os livros foram analisados segundo proposta por Gkitzia e colaboradores que analisaram detalhadamente as representações visuais em livros didáticos. Os resultados encontrados indicam que as obras analisadas apresentaram representações visuais, na grande maioria, adequadas. O fator limitante foi o grau de relação das imagens com as informações contidas no texto, pois não mencionavam ou mencionavam parcialmente as imagens ao capítulo.pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCaracterísticas ilustrativas das representações visuais de recursos hídricos em livros didáticos de Biologiapt_BR
dc.title.alternativeIllustrative features of visual representations of water resources in Biology textbookspt_BR
dc.title.alternativeCaracterísticas ilustrativas de las representaciones visuales de los recursos hídricos en los libros de texto de Biologíapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTeoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídiapt_BR
dc.subject.keywordCiênciaspt_BR
dc.subject.keywordRecursos hídricospt_BR
dc.rights.license(CC BY NC SA)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a30pt_BR
dc.description.abstract1Visual representations are ubiquitous in science textbooks today and, in recent years, have become an object of criticism and evaluation. Thus, this article aimed to evaluate the visual representations about water resources presented in all the Biology textbook collections suggested by the 2018 National Textbook and Teaching Material Program for High School. The books were analyzed as proposed by Gkitzia and collaborators who analyzed in detail the visual representations in textbooks. The results found indicate that the analyzed works presented visual representations, for the most part, adequate. The limiting factor was the degree to which the images related to the information contained in the text, since they did not mention or partially mentioned the images in the chapter.pt_BR
dc.description.abstract2Las representaciones visuales son omnipresentes en los libros de texto de ciencias hoy en día y, en los últimos años, se han convertido en objeto de crítica y evaluación. De esta manera, este artículo tuvo como objetivo evaluar las representaciones visuales sobre los recursos hídricos que se presentan en todas las colecciones de Libros de Texto de Biología sugeridas por el Programa Nacional de Libros y Textos de Bachillerato 2018. Los libros fueron analizados según la propuesta de Gkitzia y colaboradores, que analizaron en detalle las representaciones visuales en los libros de texto. Los resultados encontrados indican que las obras analizadas presentan representaciones visuales, en su gran mayoría, adecuadas. El factor limitante fue el grado de relación de las imágenes con la información contenida en el texto, ya que no mencionaron o mencionaron parcialmente las imágenes al capítulo.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2566-3957pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.